SóProvas


ID
1333570
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A ferramenta de gestão, introduzida em meados da década de 1990, que propôs a inclusão de indicadores múltiplos e interrelacionados, inclusive intangíveis, na mensuração e acompanhamento do desempenho da empresa, é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Texto longo, mas vale dar aquela lida.    Um dos principais problemas é que os dados contábeis e financeiros só captam os ativos tangíveis da organização, ou seja, seus ativos físicos (imóveis, bens, dinheiro etc.). Os ativos intangíveis – valor da marca, percepção de qualidade dos produtos, capacidade dos funcionários, capacidade de inovação – normalmente não são contabilizados.

    O problema é que avaliar e medir esses ativos intangíveis se torna mais difícil. É mais fácil contar o dinheiro no banco do que avaliar quanto vale o conhecimento dos trabalhadores de uma organização, não é verdade? Entretanto, esses ativos intangíveis, antes relegados a um segundo plano, serão cada vez mais importantes na era do conhecimento. Dessa forma, Kaplan e Norton construíram um modelo que complementa os dados financeiros do passado com indicadores que buscam medir os fatores que levarão a empresa a ter sucesso no futuro.

    Dessa forma, nesse modelo existem quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e conhecimento. Os indicadores e os desempenhos avaliados serão derivados da visão e da estratégia da organização. A seguir podemos ver um diagrama que representa as quatro perspectivas do Balanced Scorecard – BSC.


    FONTE: RENNÓ, pág. 86

  • Complementando:

    Balanced Scorecard é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School Robert Kaplan e David Norton, em 1992. Os métodos usados na gestão do negócio, dos serviços e da infra-estrutura baseiam-se normalmente em metodologias consagradas que podem utilizar a TI (tecnologia da informação) e os softwares de ERP como soluções de apoio, relacionando-a à gerência de serviços e garantia de resultados do negócio. Os passos dessas metodologias incluem: definição da estratégia empresarial, gerência do negócio, gerência de serviços e gestão da qualidade; passos estes implementados através de indicadores de desempenho.

    BSC (Balanced Scorecard) foi apresentado inicialmente como um modelo de avaliação e performance empresarial, porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia degestão estratégica.

    Os requisitos para definição desses indicadores tratam dos processos de um modelo da administração de serviços e busca da maximização dos resultados baseados em quatro perspectivas que refletem a visão eestratégia empresarial:

    financeira;clientes;processos internos;aprendizado e crescimento.
  • LETRA A

     

    Falou em desempenho = associei a BSC

     

    Q271157 AOCP - O BSC é : b) uma ferramenta para a medição, análise e gestão de desempenho.

    Q271437 Uma das ferramentas responsáveis em auxiliar na análise de desempenho é : d) BSC.

  • O BALANCED SCORECARD é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvido pelos professores de Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992. A ferramenta foi apresentada como um modelo inovador de avaliação e performance empresarial, que atua como um sistema de suporte a decisão e a gestão estratégica.

    O BSC traduz a visão e a estratégia da organização em um contexto abrangente de medidas de desempenho.

    O BSC fio desenvolvidos pois os indicadores financeiro se mostravam incapaz de reflerir as atividades criadoras de valor relacionadas como ativos intangíveis da organização.

    O nome BSC reflete o equilibrio entre;

    Objetivos de CURTO e LONGO prazos;

    Medidas FINANCEIRAS e NÂO FINANCEIRAS;

    Perspectivas INTERNA e EXTERNA do desempenho. 

  • Por volta de 1990,os métodos de avaliação de perfomace das organizaçôes eram fundados apenas em dados financeiros(lucros ,custos etc..)Kapla e Norton,publicaram um artigo demostrando que apenas os dados financeiros não bastavam para retratar a complexidade de uma organização.Para captar toda essa complexidade da performance na organização eram necessárias outras perspectivas além da financeira(era necessário observar outros tipos de indicadores de desempenho).....E assim nascia o BSC!!!!

  • a) V - A ferramenta de gestão que propõe a inclusão de indicadores múltiplos e que são interrelacionados é mesmo o Balanced Scorecard.

     

    b) F - A matriz BCG é uma ferramenta que busca suportar a análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto.


    c) F - O gráfico de Pareto, ou gráfico 80/20, serve para a priorização de fatores em um determinado problema.

     

    d) F - O Diamante de Porter é um modelo que busca analisar a competitividade com foco no entendimento do porquê empresas de um determinado país são capazes de competir com maior sucesso contra empresas de outros países.


    e) F - O Ciclo PDCA, por sua vez,  é uma ferramenta de melhoria de processos, utilizada na gestão da qualidade.

     

     

    Gabarito: Letra A.
     

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.

  • Sobral e Peci, 2013, afirmam que “controle é um esforço sistemático de geração de informações sobre a execução das atividades organizacionais, de forma a torná-las consistentes com as expectativas estabelecidas nos planos e objetivos”. É uma Ferramenta da Função Controle: BALANCED SCORECARD (BSC

  • Eu tô de olho nesse "interrelacionados" aí,viu,FGV?