SóProvas


ID
1333582
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Após a crise fiscal do final da década de 70, governos de diversas partes do mundo buscaram elaborar mudanças que pudessem tornar a máquina pública menos custosa e mais eficiente. Esse conjunto de mudanças, disseminadas pelas administrações da maioria dos países ocidentais e formalizado mais tarde por Cristopher Hood, em 1991, ficou conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    A nova gestão pública inicio-se no Reino Unido, em 1979, foi adotado pelos EUA nos anos 80 e longo se expandiu pelo mundo, atingindo pela a América Latina nos anos 90. Essa forma de gestão é também conhecida como Modelo Gerencial. Esse nome advém da incorporação, pelo serviço público, de alguns pressupostos e inovações da administração gerencial - privada-, como a diminuição de níveis hierárquicos (downsizing), a valorização e o maior poder aos funcionários (empowerment), a descentralização administrativa, o foco nos resultados e nos clientes, a adoção de sistemas de custos e de informações gerenciais. 


    Esse modelo é uma resposta, de um lado, à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial, uma vez que ambos deixaram à amostra os problemas associados à adoção do modelo burocrático. 

  • ENUNCIADO - Governos de diversas partes do mundo buscaram elaborar mudanças que pudessem tornar a máquina pública menos custosa e mais eficiente. Esse conjunto de mudanças ficou conhecido como:

     

    Gabarito:

    Letra c) Nova Gestão Pública.

     

    A crise fiscal dos estados nacionais nos anos 80 gerou uma busca por governos mais eficientes, por um modelo de gestão que viesse aprimorar o modo de gestão dominante até então: o modelo burocrático.

     

    Esse novo modelo de gestão foi chamado por muitos de modelo gerencial, ou modelo gerencialista. Outros autores importantes chamam de Nova Gestão Pública (ou New Public Management – NPM).



    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.