SóProvas


ID
1337281
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Scrum e Kanban são metodologias de gerenciamento de projetos de software populares entre praticantes do desenvolvimento ágil. Um aspecto de divergência entre as duas metodologias é:

Alternativas
Comentários
  • No site (http://www.garcia.pro.br/EngenhariadeSW/artigosMA/A6%20-%2045-6-%20Kanbam.pdf) diz que dizer que Kanban não é um processo iterativo é um mito, pois o seu uso pode ser utilizado.

  • Kanban é contínuo.

  • Kanban é uma ferramenta e não uma metodologia ágil para desenvolvimento de software. No entanto que algumas empresas utilizam o Kanban junto com a metodologia Scrum!

  • Mitos e Verdades do Kanban:

    "Uma delas é o mito que o Kanban não é um processo com iterações. Na verdade, a iteração Kanban pode ser usada se necessária. Esse recurso é opcional, o importante é fazê-lo somente se existe uma necessidade em seu contexto." (pag 9)

    http://www.garcia.pro.br/EngenhariadeSW/artigosMA/A6%20-%2045-6-%20Kanbam.pdf

  • Nem Scrum nem o Kanban são metodologias. O Scrum é um Framework, já o Kanban é uma ferramenta que foi originalmente criada por Taiichi Ohno, da Toyota, para que tivesse um alto nível em sua produção.

    Fontes: http://www.devmedia.com.br/kanban-4-passos-para-implementar-em-uma-equipe/30218#ixzz3aAHs6j56

    https://www.scrum.org/ 

  • Questão elaborada por quem não conhece o assunto. O Kanban permite fluxo contínuo, enquanto o Scrum tem como coração a Sprint, mas dizer que o Kanban não permite ciclos de entrega é demais.

  • Questão mal feita.

    gabarito é letra b.

    Bons estudos

  • Questão mal feita!

  • Comentários sobre os comentários, :)

     

    Um framework pode ter um conceito muito próximo ou até convergente ao de uma metodologia. Basta darmos uma "pesquisada" rápida que constataremos a "salada".

     

    De acordo com os conceitos que normalmente me aproprio* para facilitar o meu entendimento, concordo que o Scrum tem um aspecto mais próximo ao de um framework do que de uma metodologia. Mas, na boa, não há o mínimo consenso, seja no âmbito dos concursos públicos, seja no âmbito dos profissionais do mercado privado, seja no meio acadêmico sobre o que seria um framework.

     

    Para complicar ainda mais essa discussão, o livro Implantando a Governança de TI, dos autores Aragon Fernandes e Ferraz de Abreu, diz explicitamente, na página 384, que Scrum é uma metodologia ((...) "a metodologia Scrum foi concebida" (...)). E esse livro é muito usado pelas bancas de concursos públicos.

     

    Quanto ao Kanban, defendê-lo como uma metodologia é "doído" demais. Mas, da mesma forma como acontece com o Scrum, encontramos com facilidade referências a essa ferramenta (também prefiro chamar assim) como framework, como sistema, como técnica e até (pasmem!) como metodologia (e isso em artigos sérios).

     

    Conclusão, não me apegaria a isso, tanto no caso do Scrum como no caso do Kanban, como algo determinante para avaliar uma questão de concurso.

     

     

    Outro ponto que gostaria de comentar é em relação ao gabarito: Incremental diz respeito a algo que adiciona uma parte que antes não existia. É como se fosse a adição de um novo módulo que sequer existia na versão anterior de um software. É como se adicionássemos uma nova peça a um produto.

     

    Iterativo é algo que melhora uma parte que antes já existia em determinado estágio de evolução. É como se fosse a melhoria de um módulo anteriormente elaborado (ou pré-elaborado). É como se fosse um ajuste em uma peça de um produto.

     

    Assim, temos que o Kanban é linear (orientado a fluxo). Nele, uma tarefa (ou atividade, ou entrega) entra de um lado e sai do outro. Pronto! Podemos dizer, assim, que houve um incremento, quando aplicável. Podemos até utilizar o Kanban dentro de uma iteração de modo a forcecer subsídios (entregáveis) para a mesma (e quando ele é utilizado em conjunto com o Scrum, é exatamente isso que acontece dentro de uma Sprint), mas não é essa (a iteração) a preocupação do Kanban, ele é focado, como dito anteriormente, em fluxo. Concordo com o gabarito.

     

    Referente a ao parágrafo anterior, sugiro uma leitura em http://www.netobjectives.com/blogs/real-differences-between-kanban-and-scrum , item Flow vs. Iterations.

     

    Sorte para os que cuidam dela.

     

    * estrutura conceitual básica; esqueleto

  • O Kanban não necessita de iterações. Quando o kanban incorpora iterações ele é chamado de Scrumban.

    Outra coisa que a banca pode explorar é o fato do kanban não necessitar de estimativas.

  • ✅ Gabarito - B de Baiuca

    Lembrei exatamente como está no anki:

    Frente:

    Podemos dizer que tanto Scrum quanto Kanban utilizam de um processo iterativo?

    Verso:

    Errado!

    Scrum = iterativo (sprint)

    Kanban = fluxo contínuo

  • Scrum = interativo (Sprint)

    Kanban = Fluxo Contínuo

  • Scrum requer iterações.

    Kanban utiliza fluxo contínuo.