SóProvas


ID
1337392
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Leia atentamente as informações a seguir:

I. Quanto melhor o controle interno, apurado por meio de testes de observância, maior deve ser a quantidade de testes substantivos a serem aplicados em função do risco de auditoria.

II. A revisão analítica integra os testes substantivos.

III. Na auditoria da conta Clientes, utiliza-se normalmente o procedimento de confirmação.

IV. Integra o trabalho de auditoria a aplicação de procedimentos para validação de eventos subsequentes após a publicação do parecer.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C
     

    I - Quanto melhor o controle interno, menor o risco de erros e fraudes nas operações e nas demonstrações da entidade auditada; consequentemente, menor o risco de auditoria. E se o risco de auditoria é menor, também menor deve ser a quantidade de testes substantivos a serem aplicados.

     

    II - CERTO: observe apenas que as novas normas do CFC utilizam o termo procedimento substantivo, em vez de teste substantivo, e procedimentos analíticos substantivos, em vez de revisão analítica:

        Procedimento substantivo é o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações. Os procedimentos substantivos incluem:

        (a)   testes de detalhes (de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações); e

        (b)   procedimentos analíticos substantivos.

     

    III - CERTO: A conta Cliente representa direitos da auditada e o auditor deve certificar-se de que esse ativo de fato existe, por meio de documentos e/ou de confirmação junto aos clientes.

     

    IV - Eventos subsequentes são os ocorridos no período compreendido entre o término do exercício social e a emissão do parecer, o chamado período subsequente. O auditor deve considerá-lo parte normal da auditoria. Porém, após a publicação do parecer, o auditor já não tem a obrigação dita na afirmativa.

    Bons estudos

  • Para fixar:

    10. O auditor independente não tem obrigação de executar nenhum procedimento de auditoria em relação às demonstrações contábeis após a data do seu relatório. (Procedimentos adicionais ou ordinários não realizados após a emissão do parecer, isso não exime o auditor de fazer recomendações e exigências). Entretanto, se, após a data do seu relatório, mas antes da data de divulgação das demonstrações contábeis, o auditor tomar conhecimento de fato que, se fosse do seu conhecimento na data do relatório, poderia ter levado o auditor a alterar seu relatório, ele deve:

    (a) discutir o assunto com a administração

    (b) determinar se as demonstrações contábeis precisam ser alteradas e, caso afirmativo

    (c) indagar como a administração pretende tratar o assunto nas demonstrações contábeis.

  • Resolução:

    Item I- Falso. Se o controle é bom, o auditor pode confiar na informação produzida pela entidade e executar menos testes substantivos.

    Item II- Verdadeiro. Os testes substantivos compreendem os procedimentos analíticos (revisão analítica) e os testes de detalhes.

    Item III-Verdadeiro. Idem para confirmar saldos bancários, saldos com fornecedores, confirmar acordos etc. Consiste em obter uma informação com um terceiro para confrontar com a informação interna.

    Item IV- Falso.

    NBC TA 560 (2016), 10.

    O auditor independente não tem obrigação de executar nenhum procedimento de auditoria em relação às demonstrações contábeis após a data do seu relatório. Entretanto, se, após a data do seu relatório, mas antes da data de divulgação das demonstrações contábeis, o auditor tomar conhecimento de fato que, se fosse do seu conhecimento na data do relatório, poderia ter levado o auditor a alterar seu relatório, ele deve:

    (a) discutir o assunto com a administração e, quando apropriado, com os responsáveis pela governança;

    (b) determinar se as demonstrações contábeis precisam ser alteradas e, caso afirmativo;

    (c) indagar como a administração pretende tratar o assunto nas demonstrações contábeis.

    Resposta C