A)É recomendável, como regra geral, o uso de mais de um tipo de evidência, de forma a fortalecer as conclusões finais.
C)As evidências orais, normalmente obtidas em entrevistas, são provas conclusivas, não necessitando ser sustentadas por evidências documentais.
D)A confiabilidade das evidências documentais fornecidas pelo sistema de controle do órgão auditado – por exemplo, os demonstrativos contábeis – independerá do regular funcionamento desse sistema.
E)A existência de um manual de procedimentos, por si só, garante que ele esteja sendo empregado pelo auditado.
Esta questão exige mais lógica que conhecimento, não se preocupe se não tiver acertado. Muitas vezes o cansaço acaba nos fazendo cometer erros bobos.
Bons estudos!
Letra A- Verdadeiro. As evidências são cumulativas e corroborativas. As evidências somam-se a outras evidências para que sejam adequadas e suficientes. Ademais, as evidências não são conclusivas, mas persuasivas.
Letra B- Falso. A evidência física normalmente é obtida a partir de procedimentos substantivos como inspeção, confirmação etc. É provável e recomendável que em alguns casos a observação seja acompanhada por representante do auditado, entretanto não existe regra de quantos auditores devem observar o ou acompanhar o processo. Isso é questão de julgamento profissional.
Letra C - Falso. Normalmente as evidências verbais são corroborativas. Somam-se a outras evidências para que o conjunto se torne ADEQUADO + SUFICIENTE (regra de ouro das evidências). A rigor, a evidência, em geral, é persuasiva (não conclusiva).
Letra D- Falso. Se os sistemas contábil e de controle interno não são confiáveis, informação não confiável será produzida. Logo, sujeita a entidade a um maior nível de risco de controle.
Letra E- Falso. A existência de um controle não garante a sua efetividade. Nesse caso, o manual poderia ser simplesmente ignorado, poderia ser burlado ou ser aplicado com erros de interpretação. Todo e qualquer sistema de controle interno sofre limitações.
Resposta A