SóProvas


ID
1338796
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Coca-Cola vai eliminar ingrediente que pode causar perda de memória e problemas de pele

A Coca-Cola, maior fabricante mundial de refrigerantes, vai retirar um ingrediente que pode causar danos à saúde de algumas de suas marcas de refrigerantes, informou a BBC. A medida é uma resposta da companhia à uma petição on-line e ocorre num momento em que a indústria da alimentação como um todo está sob pressão de instituições médicas e grupos de consumidores, devido aos riscos à saúde de seus produtos.

O óleo vegetal bromado, ou OVB, é adicionado em refrigerantes de frutas da Coca-Cola, como a Fanta e o Powerade. A rival Pepsi foi mais rápida e eliminou o agente químico do Gatorade no ano passado; anunciou ainda que pretende eliminá-lo de todos os seus produtos. O OVB está presente em suas bebidas energéticas Mountain Dew e Amp Energy, vendidas nos Estados Unidos, informa a BBC.

O agente é usado como estabilizador nas bebidas com sabor de fruta, pois ajuda a evitar que os ingredientes se separem. Porém, segundo pesquisas médicas, o consumo (*) de refrigerantes contendo OVB está relacionado a efeitos nocivos à saúde, tais como perda de memória e problemas de pele e terminações nervosas.

Genericamente seguro.

Nos Estados Unidos, o OVB perdeu em 1970 o selo de "genericamente reconhecido como seguro" nas listas de ingredientes da US Food and Drug Administration (FDA, a agência reguladora das questões de saúde no país). Mesmo assim, foi permitido às (**) de bebidas usar o OVB em até um máximo de 15 partes por milhão. No Japão e na União Européia, o uso do agente como aditivo alimentar não é permitido.

Já os produtos da Coca-Cola no Brasil não utilizam óleo vegetal bromado. O uso da substância não está previsto pela legislação brasileira, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

[...]

(http://oglobo.globo.com/)

A oração "que pode causar danos à saúde", que aparece em destaque no primeiro parágrafo, pode ser classificada como:

Alternativas
Comentários
  • Fiquei na dúvida entre o A e E.

    Resposta letra A

  • Pronome relativo introduz Oração Subordinada Adjetiva, a qual pode ser restritiva ou explicativa. 

  • A oração subordinada adjetiva é aquela que exerce a função própria do adjetivo. A função do adjetivo é adjunto adnominal (caracteriza o nome).

  • Gabarito A.


    A palavra "que" pode ser, entre outras coisas, pronome relativo ou conjunção integrante. Vejamos como estabelecer a diferença entre essas duas classes:

    O pronome relativo inicia oração subordinada adjetiva, e a conjunção integrante, oração subordinada substantiva.

    ** O pronome relativo sempre estará entre um verbo e um substantivo – ou palavra substantivada – que mantêm relação sintática entre si. O verbo fica depois do pronome relativo, e o substantivo, antes.

    ** Com a conjunção integrante não ocorre essa relação entre o verbo posterior e o substantivo anterior, e sim ela inicia uma oração que exerce uma dentre seis funções sintáticas concernentemente à oração principal: sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo ou aposto.


  • Que (O qual) - Pron. Relativo - O.S.Adjetiva

    Que (Isso) - Conj. Integrante - O.S.Substantiva

  • Qual a diferença entre Oração Subordinada Adjetiva Explicativa e Oração Coordenada Sindética Explicativa? Fiquei em dúvida na A e D

  • A oração "vai retirar um ingrediente" é coordenada, mas a questão pediu pra analisar a oração "que pode causar danos à saúde" que é subordinada, isso fez confundir com a letra D. O gabarito é A.

  • quadrix como sempre muito previsível , ela adora cobrar este tipo de questao, se houver apenas uma questao de portugues pode ter certeza que cobrará isso

  • Começa com 'que', por isso seri a letra B

  • #DESCOMPLICANDO

    Basta lembrar que: oração subordinada adjetiva EXPLICATIVA oração subordinada adjetiva RESTRITIVA são muito parecidas. 

    Para não se enganar, reparem na VÍRGULA. 

    Se a oração FOR separada por vírgula, será EXPLICATIVA. 

    Se a oração NÃO FOR separada por vírgula, será RESTRITIVA.

  • "que pode causar danos à saúde" 

     

    >>Oração subordinada adjetiva restritiva.

     

    Gab. A

  • Gabarito A

    → O "que" para ser:

    Conjunção Integrante = pode ser trocado por "isso";

    Pronome Relativo = pode ser trocado por "o(s)/a(s) qual(is)";

    Preposição = pode ser trocado por "de" ou é quando: verbo "ter" + que + infinitivo (R).