SóProvas


ID
1339084
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Não há hoje no mundo, em qualquer domínio de atividade artística, um artista cuja arte contenha maior universalidade que a de Charles Chaplin. A razão vem de que o tipo de Carlito é uma dessas criações que, salvo idiossincrasias muito raras, interessam e agradam a toda a gente. Como os heróis das lendas populares ou as personagens das velhas farsas de mamulengos.
     Carlito é popular no sentido mais alto da palavra. Não saiu completo e definitivo da cabeça de Chaplin: foi uma criação em que o artista procedeu por uma sucessão de tentativas erradas.
      Chaplin observava sobre o público o efeito de cada detalhe.
      Um dos traços mais característicos da pessoa física de Carlito foi achado casual. Chaplin certa vez lembrou-se de arremedar a marcha desgovernada de um tabético. O público riu: estava fixado o andar habitual de Carlito.
      O vestuário da personagem - fraquezinho humorístico, calças lambazonas, botinas escarrapachadas, cartolinha - também se fixou pelo consenso do público.
      Certa vez que Carlito trocou por outras as botinas escarrapachadas e a clássica cartolinha, o público não achou graça: estava desapontado. Chaplin eliminou imediatamente a variante. Sentiu com o público que ela destruía a unidade física do tipo. Podia ser jocosa também, mas não era mais Carlito.
      Note-se que essa indumentária, que vem dos primeiros filmes do artista, não contém nada de especialmente extravagante. Agrada por não sei quê de elegante que há no seu ridículo de miséria. Pode-se dizer que Carlito possui o dandismo do grotesco.
      Não será exagero afirmar que toda a humanidade viva colaborou nas salas de cinema para a realização da personagem de Carlito, como ela aparece nessas estupendas obras-primas de humor que são O garoto, Em busca do ouro e O circo.
      Isto por si só atestaria em Chaplin um extraordinário discernimento psicológico. Não obstante, se não houvesse nele profundidade de pensamento, lirismo, ternura, seria levado por esse processo de criação à vulgaridade dos artistas medíocres que condescendem com o fácil gosto do público.
      Aqui é que começa a genialidade de Chaplin. Descendo até o público, não só não se vulgarizou, mas ao contrário ganhou maior força de emoção e de poesia. A sua originalidade extremou-se. Ele soube isolar em seus dados pessoais, em sua inteligência e em sua sensibilidade de exceção, os elementos de irredutível humanidade. Como se diz em linguagem matemática, pôs em evidência o fator comum de todas as expressões humanas.


(Adaptado de: Manuel Bandeira. “O heroísmo de Carlito”.Crônicas da província do Brasil. 2. ed. São Paulo, Cosac Naify, 2006, p. 219-20)

Não obstante, se não houvesse nele profundidade de pensamento, lirismo, ternura, seria levado por esse processo de criação à vulgaridade dos artistas medíocres que condescendem com o fácil gosto do público.

Na frase acima, a oração subordinada grifada tem valor

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    É condicional, pois exprimem condição
    se, caso, contanto que, salvo se, a menos que.

    conformativo: conforme, segundo, consoante, de acordo com.
    adversativo: mas, porém, entretanto, todavia
    concessivo: embora, ainda que, não obstante, conquanto.
    explicativo: porque, porquanto

  • a) Condicional

    Não obstante, se não houvesse nele profundidade de pensamento, lirismo, ternura, seria levado por esse processo de criação à vulgaridade dos artistas medíocres que condescendem com o fácil gosto do público. 


    se não houvesse nele profundidade de pensamento, lirismo, ternura..aconteceria o quê?  ..seria levado por esse processo de criação...


    Portanto estabelece relação de condição
  • essas ai são iguais raciocínio lógico

    se,  ... então = condicional

    ajuda pra memorizar!
  • Condicionais: Expressam ideia de condição ou hipótese para que o fato da oração principal

    aconteça. São elas: se, caso, exceto se, a menos que, salvo se, contanto que, desde que,

    etc.

    Se tu me amas, ama-me baixinho

    Não o grites de cima dos telhados

    Deixa em paz os passarinhos

    Deixa em paz a mim!

    Se me queres, enfim,

    tem de ser bem devagarinho, Amada,

    que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...” (Mario Quintana)


    • “Se as pessoas são boas só porque temem a punição, e esperam a recompensa, então

    nós somos mesmo uns pobres coitados.” (Albert Einstein)

    Carlos Zambeli,A Casa Do Concurseiro.


  • É neh, todo mundo coloca aí que é condicional por causa do "se" mas para mim caberia recurso em cima desta questão visto que há nela a possibilidade de ser também concessiva com o uso do "embora" trazendo consigo verbo no subjuntivo e um contexto que se opõe à lógica da frase.

  • errei por me ater a todo o período, enquanto que a questão fazia referência somente ao item grafado ;(

  • JURO Q EU LI " CARGO - AUDITOR FISCAL" , AQUELE "NÃO OBSTANTE" ME INTRIGOU ASSINALAR A LETRA A

  • Boa tarde, tudo bem? 

    No trecho “Não obstante se não houvesse nele profundidade de pensamento, lirismo, ternura, seria levado por esse processo de criação à vulgaridade dos artistas medíocres que condescendem com o fácil gosto do público.”, o conector “se” tem valor condicional – observe que o verbo “haver” está empregado no modo subjuntivo. Resposta correta – letra A: se – conjunção condicional.

    Beijos, Flávia Rita

    Português com quem mais aprova em concursos é com a professora Flávia Rita!

                Conheça nossos cursos: www.flaviarita.com

                Siga as nossas redes sociais e acompanhe nossas promoções, dicas e questões do dia gratuitas:

                https://www.facebook.com/ProfessoraFlaviaRita/?ref=bookmarks

                https://www.instagram.com/profflaviarita/

                http://blog.flaviarita.com/

                https://twitter.com/ProfaFlaviaRita

                https://www.linkedin.com/in/fl%C3%A1via-rita-coutinho-sarmento-4a2273b4

     

  • AS MAIS COBRADAS PELA FCC:

     

    CONCESSIVA:      AINDA QUE,  

                                              APESAR DE,

                                                POSTO QUE,

                                               MESMO QUE

               

             ADVERSATIVA:      NÃO OBSTANTE,

                                                    MAS,

                                                    AINDA ASSIM

     

                CONSECUTIVA:          TANTO QUE,

                                                        TÃO

     

                ADITIVA:                BEM COMO,

                                                 NÃO  APENAS,

                                                TAMPOUCO =   TAMBÉM NÃO

     

                FINALIDADE:      para + verbo no infinitivo = finalidade

     

     ................................

     

     A Banca FCC utiliza muitos os conectivos abaixo para confundir com relação CAUSA x CONSEQUÊNCIA.

    PORTANTO         =           CONCLUSÃO.   POR CONSEGUINTE, LOGO, ENFIM.

     

    PORQUANTO     =            CAUSA.  PORQUE,  UMA VEZ QUE, POIS, JÁ

    QUE     ****     "Se for possível substituir a oração por: "porque motivo", significa  uma causa’.

     

    CONQUANTO        =         CONCESSÃO. MESMO QUE,  AINDA QUE, APESAR DE, A DESPEITO DE, POSTO QUE,

    CONTANTO       =              CONDIÇÃO.  SE NÃO, QUANDO NÃO

     

     

     

    CONDIÇÃO:        CONTANTO,

    DESDE QUE

    SE NÃO,  

    QUANDO NÃO

                                   A MENOS QUE  

    A NÃO SER

     

  • CONJUNÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONDICIONAL

    ---> SE 

    ---> CASO

    ---> DESDE QUE

    ---> CONTANTO QUE

     

    --------------------------------------------------------------------------------

     

    Se não ---> condição

    Senão = Do contrário

  • se, caso, contanto que, salvo se, a menos que.

  • gab. A