SóProvas


ID
1339378
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma professora planejou uma atividade com crianças de uma turma de pré-escolares e de uma turma de escolares. Para tanto, mostrou às turmas duas bolas de argila iguais. Posteriormente, uma das bolas tomou o formato de uma salsicha. 

A professora perguntou às turmas onde havia mais argila, esperando respostas similares às previstas na prova piagetiana.

A esse respeito, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe por que a resposta é D??? A B tb não está certa?

     

  • GABARITO LETRA D.

    De acordo com a teoria de Piaget, as crianças pré-escolares responderiam que a argila em forma de salsicha teria maior massa, por isso a letra B está errada.


    Dentro da teoria de Piaget a conservação da substância é:

    ...um processo de quantificação que aparece depois de um longo período de construções mentais que se sucedem à construção da invariante do objeto sólido, na fase do pensamento sensório-motor. O aparecimento dessa noção se justifica por elaborações mentais sucessivas, das quais cada uma realiza um equilíbrio superior ao das precedentes e garante, ao mesmo tempo, equilibrações futuras.
    Trata-se de um conhecimento lógico-matemático que surge no estágio operacional concreto, aproximadamente aos 7 anos de idade, sendo considerado por Piaget e Szeminska (1971) um pré-requisito para a aprendizagem da matemática. Como é empregada por Piaget, tal noção refere-se à compreensão de que certas propriedades (quantidade, número, comprimento, etc.) permanecem invariantes a despeito da ocorrência de mudanças perceptuais dessas mesmas propriedades. Logo, o conceito de conservação de substância, segundo Piaget, engloba em si mesmo a noção de permanência da quantidade, volume, massa, etc, por isso que a letra de é a alternativa correta.

    http://www.scielo.br/pdf/pcp/v3n2/03.pdf

  • qual o motivo da E ta errada? Já q se fala da resposta esperada

  • A letra "E" está errada porque as bolas tinham a mesma medida, ao virar salsicha não passou a ser maior e crianças na fase escolar (operatório concreto), já possuem a capacidade de compreender esse princípio de conservação das substâncias, diferentes das do pré-operatório.

  • AO MUDAR O FORMATO,TtÊM-SE A NOÇÃO DE CONSERVAÇÃO DE SUBSTÂNCIA. O FATO DE VIARA SALSICHA, NÃO ALTEROU A QUANTIDADE DE MASSA PARA CONTER MAIS MASSA. ATEROU-SE SÓ O FORMATO SENDO QUE A MASSA FOI CONSERVADA.

  • Entre elas destaca-se a noção de conservação de substância (processo de quantificação) que aparece depois de um longo período de construções mentais que se sucedem à construção da invariante do objeto sólido, na fase do pensamento sensório-motor. O aparecimento dessa noção se justifica por elaborações mentais sucessivas, das quais cada uma realiza um equilíbrio superior ao das precedentes e garante, ao mesmo tempo, equilibrações futuras. Trata-se de um conhecimento lógico-matemático que surge no estágio operacional concreto, aproximadamente aos 7 anos de idade, sendo considerado por Piaget e Szeminska (1971) um pré-requisito para a aprendizagem da matemática. Como é empregada por Piaget, tal noção refere-se à compreensão de que certas propriedades (quantidade, número, comprimento, etc.) permanecem invariantes a despeito da ocorrência de mudanças perceptuais dessas mesmas propriedades