SóProvas


ID
1340539
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Sabe-se que, para uma taxa de juros de 1% ao mês, a taxa de juros simples diária é 1%/30 dias, enquanto a taxa de juros compostos equivalente diária seria 0,0332%. A respeito dos conceitos de juros simples e compostos, analise as afirmativas a seguir:
I. Sendo n expresso em meses, para n igual a 1, tudo o mais permanecendo constante (juros e valor presente), o valor futuro sob juros simples é igual ao valor futuro sob juros compostos.
II. Sendo n expresso em dias, o montante em 10 dias sob a taxa de juros simples 1%/30 é maior que sob a taxa de juros compostos 0,0332%.
III. À medida que n aumenta, a diferença entre o montante sob juros compostos e juros simples, tudo o mais permanecendo constante, aumenta.
Assinale

Alternativas
Comentários
  • Com relação a III, se o n está expresso em dias, o montante da diferença entre simples e compostos diminui e depois de 30 vai aumentar. Se o n está expresso em meses, está correto.

    Acho que seria passível de anulação.

  • Usando uma calculadora é fácil encontrar o valor do item II, mas como resolver na hora da prova?

    Juros Simples 10%/30 =~ 3,33%

    Juros Compostos 1,000332^10 =~3,32%

  • Na verdade não é necessário fazer a conta para o item II

    Podemos ver claramente que o item I esta certo, ou seja, dados 30 dias, os rendimentos serão iguais certo?

    Avaliando o comportamento da curva Juros Simples x Juros Compostos, temos que inicialmente o Rendimento a Juros simples é maior, depois eles se igualam e a partir de certo ponto os juros compostos apresentam um rendimento maior. Portanto podemos concluir que neste caso, o rendimento á juros simples será superior até o 29º dia

  • Conhecendo essa tabelinha e sabendo ler e interpretar o problema vc resolve as três alternativas apenas fazendo um calculo (1%/30d)

     

    Se t = 1m, então JC = JS

    Se t < 1m, então JC < JS

    Se t > 1m, então JC > JS