SóProvas


ID
1345882
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com os principais autores do Serviço Social brasileiro, o Estado no marco da sociabilidade capitalista assume, fundamentalmente, uma dupla funcionalidade posta pelo binômio repressão e assistência.

Alternativas
Comentários
  • ...

    É neste contexto que o Estado amplia as políticas públicas, visando conter as massas que podiam se rebelar por sofrer em seu cotidiano as mazelas do desenvolvimento do capital atrelado e centralizado em monopólios transnacionais, fundando, desta forma, um mecanismo de regulação social pautado no binômio repressão-assistência. 

  • Correta ... correlação de forças , nesse sistema sempre haverá repressão e assistência.

  • Para o desenvolvimento manutenção da ordem capitalista será necessário que o Estado assuma novas funções que anteriormente ele não possuía. Com a extrapolação da questão social para o cenário público e o ingresso da classe trabalhadora na esfera política, o capital teme que seu sistema opressor e desigual seja colocado em xeque por essa organização política dos trabalhadores e a acentuação da questão social. Assim, visando preservar o modo de produção capitalista, o Estado ("comitê executivo da burguesia", como já dizia Marx), irá assumir novas funções para além da repressão e coerção. O poder estatal passará a interver nas sequelas da questão social através das políticas sociais, com vistas a contemplar algumas demandas advindas dos trabalhadores para evitar conflitos mais extensos. Desse modo, dependendo da correlação de forças o Estado atuará ou de forma repressiva ou oferecendo assistência aos trabalhadores, amenizando possíveis conflitos que poderiam ameaçar o desenvolvimento da ordem capitalista.


    RESPOSTA: CERTO
  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social

     

    Para o desenvolvimento manutenção da ordem capitalista será necessário que o Estado assuma novas funções que anteriormente ele não possuía. Com a extrapolação da questão social para o cenário público e o ingresso da classe trabalhadora na esfera política, o capital teme que seu sistema opressor e desigual seja colocado em xeque por essa organização política dos trabalhadores e a acentuação da questão social. Assim, visando preservar o modo de produção capitalista, o Estado ("comitê executivo da burguesia", como já dizia Marx), irá assumir novas funções para além da repressão e coerção. O poder estatal passará a interver nas sequelas da questão social através das políticas sociais, com vistas a contemplar algumas demandas advindas dos trabalhadores para evitar conflitos mais extensos. Desse modo, dependendo da correlação de forças o Estado atuará ou de forma repressiva ou oferecendo assistência aos trabalhadores, amenizando possíveis conflitos que poderiam ameaçar o desenvolvimento da ordem capitalista.


    RESPOSTA: CERTO