SóProvas


ID
1346638
Banca
FGV
Órgão
TJ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 3 – QUANTO FALTA PARA O DESASTRE?

Verão de 2015. As filas para pegar água se espalham por vários bairros. Famílias carregam baldes e aguardam a chegada dos caminhões-pipa. Nos canos e nas torneiras, nem uma gota. O rodízio no abastecimento força lugares com grandes aglomerações, como shopping centers e faculdades, a fechar. As chuvas abundantes da estação não vieram, as obras em andamento tardarão a ter efeito e o desperdício continuou alto. Por isso, São Paulo e várias cidades vizinhas, que formam a maior região metropolitana do país, entram na mais grave crise de falta d’água da história. (Época, 16/06/2014)

“Por isso, São Paulo e várias cidades vizinhas, que formam a maior região metropolitana do país, entram na mais grave crise de falta d’água da história.”

O conectivo “Por isso” introduz uma:

Alternativas
Comentários
  • Comentário: POR ISSO é uma locução conjuntiva coordenativa conclusiva, logo o ideal é que a banca desse como gabarito a opção A, que está incontestavelmente correta. (Talvez ela tenha colocado a letra D como resposta, pois os conectivos de valor conclusivo introduzem normalmente ideias consecutivas.) 

  • por isso é uma locução conclusiva, mas esta com valor de consequência por essa locução esta deslocado se não estivesse seria conclusiva, cuidado com os conectivos deslocado é pode dar ao valor do contexto 

  • Por isso é conclusivo e não tem conversa.

  • Concurseiros,


    Realmente o conectivo POR ISSO tem valor semântico de conclusão, porém, no caso específico da questão está INTRODUZINDO sentido de EFEITO/CONSEQUÊNCIA. Trata-se de questão PEGADINHA da FGV. Na verdade as provas de português dessa examinadora é terrível. 

  • é só ler o texto pra sacar que embora "por isso" seja conjunção conclusiva, no caso em tela denota consequência. Não força não, moçada...

  • A interpretação que eu fiz foi no sentido de por isso ser uma causa. Já que ele introduz uma problemática da falta de agua em SP e as consequencias são as familias aguardarem caminhão pipa, na torneira não ter agua etc..

  • por isso = por esse motivo (tudo o que foi dito no texto) justifica a consequência da crise em SP e cidades vizinhas.

    Motivo/causa --> consequência
  • POR ISSO é uma conjunção coordenativa conclusiva. Contudo, neste caso, a expressão está deslocada no texto, de forma que caracteriza uma consequência: por isso = por motivo de A acontecerá B.

  • kkkk, Essa foi boa, quer dizer que por isso não introduz uma conclusão por que não é portanto? Gente por favor se tivesse a palavra portanto introduzindo, iriam dizer que portanto não é uma conclusão porque não é por isso.... Questão devia ser anulada o conectivo por isso introduz uma conclusão da frase através de uma consequência. Aff, quanta besteira reunida em uma questão... Se o comando da questão estivesse escrito dessa forma: (O conectivo “Por isso” possui valor semântico de:). Aí eu concordo em consequência, mais da forma que está escrita deixa margem para dupla interpretação.... 

  • Não encontrei uma explicação plausível para essa questão. Vocês podem tentar explicar mas não faz sentido. É uma babaquice o que essa banca faz com os candidatos.
    É óbvio que hoje é necessário que as provas sejam de altíssimo nível, no entanto isso não dá o direito à banca de brincar com quem realmente estuda. Não é necessário uma questão em nenhum concurso, ainda mais em um concurso tão visado como esse.
  • Até hoje eu tinha uma dificuldade grande de entender a diferença entre causa e consequência, mas depois dessa questão percebo que essa dificuldade é ainda maior...

  • Resolvendo as questões de português dessa prova da FGV, minha confiança em relação ao que eu pensava que sabia de português foi lá pra baixo.

  • Marlon, ri muito ao ler seu comentário pois era exatamente o que se passava pela minha cabeça. Achava que estava 90% preparado e até agora só consegui acertar 3 e ainda foi no chute.

  • Essa é a questão pra pegar quem gosta de decorar conjunção.

  • Gente pelo amoR!!!!!1

    Eu estava me sentindo muito preparada para as provas de português, sempre estudo pela Cespe e já estava tendo bons resultados.

    Com o IBGE na área, vim fazer umas provas da FGV e estou pasma com o português! Que banca sinistraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...


    boa sorte a todos.

  • quem gosta de decoreba ou começa a entender ao invés de decorar ou não faz prova da FGV. Por isso é conclusiva pra quem decora, pra quem prefere entender e pensar a questão, nesse caso por isso dá idéia de consequência

  • "Por isso" no contexto da frase tem o valor de "Em CONSEQUÊNCIA disto" e não de "Portanto". Reescrevendo a frase, ficaria:
    "Em consequência disto, São Paulo e várias cidades vizinhas, que formam a maior região metropolitana do país, entram na mais grave crise de falta d’água da história." Pode-se notar que o sentido é mantido, bem como a relação contextual com o período anterior, denotando um sentido de consequência pela falta de chuvas e pelo alto desperdício de água.

    PS: Essa foi a prova mais difícil de Português de nivel médio que eu já fiz da FGV. Errei 9 de 30.

  • tem questão que importante cara saber cada conjunção outras saber contexto.

  • Alternativa D


    Precisa retomar ao texto para entender o contexto.

    Os conectivos ajuda, mas questoes como esta, pegadinha, elimina o candidato por se prender aos conectivos estruturados.

  • Português da FGV é osso !!!!!!

  • acredito em que a conjunção " por isso" só teria valor de conclusão se estivesse entre duas vírgulas o que não é o caso.

  • GABARITO: LETRA D

    - O conteúdo da frase introduzida pelo conectivo "Por isso" é uma consequência.

    - Mas a sua classificação gramatical é de conjunção conclusiva.

    Considerando Celso Cunha, temos:

    1. Conclusivas, que servem para ligar à anterior uma oração que exprime conclusão, consequência: logo, pois, portanto, por conseguinte, por isso, assim, então.

    2. Consecutivas (iniciam uma oração na qual se indica a consequência do que foi declarado na anterior): que (combinada com uma das palavras tal, tanto, tão ou tamanho, presentes ou latentes na oração anterior), de forma que, de maneira que, de modo que, de sorte que, etc.

    Referência: Gramática Básica do Português Contemporâneo, Celso Ferreira da Cunha, disponível em: https://aulete.com.br/gram/cap14-conjuncao

  • eu fui ao google pesquisar e errei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gabarito D

    FGV ----> “Por isso” === > conclusivo x consequência

    Atenção! FGV --- > conjunção "por isso" ====>consecutiva =  relação de causa e consequência**

    Se a banca optar pelo “por isso”, observar se há relação de causa e consequência.

    As chuvas abundantes da estação não vieram (causa), as obras em andamento tardarão a ter efeito e o desperdício continuou alto. Por isso, São Paulo e várias cidades vizinhas, que formam a maior região metropolitana do país, entram na mais grave crise de falta d’água da história. (consequência).