SóProvas


ID
1348564
Banca
FGV
Órgão
SUDENE-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                     Por que é tão difícil entender?
      A  crise  que  o  país  atravessa  desde  a  eclosão  dos  primeiros protestos  contra  o  aumento  das passagens  de  ônibus  têm  três componentes articulados: 
      1  –  A  sociedade  quer  transporte,  saúde  e  educação de qualidade, pois ela paga caro por isso, por meio de impostos, e não recebe em troca serviços públicos à altura. Simples assim. A sociedade não pediu nas ruas reforma política, nem plebiscito para eliminar suplente de senador. 
      2 – A sociedade quer o fim da impunidade,pois está cansada de ver corruptos soltos debochando de quem é honesto, mesmo depois de condenados. Acrescentar o adjetivo hediondo à corrupção de pouco adianta se deputados e ministros continuam usando aviões da FAB para passear e se criminosos estão soltos, alguns até ocupando cargos de liderança ou participando de comissões no Congresso. 
      3  –  A  sociedade  quer  estabilidade  econômica:  para a percepção do cidadão comum, os 20 centavos pesaram como mais um sinal de que a economia está saindo do controle. A percepção do aumento da inflação é crescente em todas as classes sociais; em última análise, este será o fator determinante dos rumos da crise a médio prazo, já que não há discurso ou propaganda que camufle a corrosão do poder de compra das pessoas, sobretudo daquelas recentemente incorporadas à economia formal.
      Esses  problemas  não  são  de  agora,  nem responsabilidade exclusiva dos últimos governos. Mas o que se espera de quem está no poder é que compreenda que a melhor maneira de reconquistar o apoio perdido é dar respostas concretas e rápidas às demandas feitas nas ruas ( e não às questões que ninguém fez). 
(Adaptado. Luciano Trigo, O Globo, 11-7-2013) 

“A sociedade quer transporte, saúde  e  educação  de  qualidade, pois ela  paga  caro  por  isso...”; “em  última  análise, este será o fator determinante dos rumos da crise a médio prazo...”.   

Observando o emprego dos  demonstrativos sublinhados, podemos constatar, segundo o emprego no texto ,que 

Alternativas
Comentários
  • Tudo bem, a resposta é a letra "b", mas o FDP do autor do texto empregou o "este" de maneira errada. Corrijam-me, caso o errado seja eu.

  • Deveria ser "esse" Gustavo Matos?

  • Certíssimo, Gustavo! E a banca se aproveitou desse erro para fazer pegadinha na questão. Acabei errando, justamente por conhecer a regra de emprego desses pronomes.

  • letra b

    A sociedade quer transporte, saúde  e  educação  de  qualidade, pois ela  paga  caro  por isso...”; 

    A percepção do aumento da inflação é crescente em todas as classes sociais; em última análise, este será o fator determinante dos rumos da crise a médio prazo,

  • questão boa pra quem não conhece o emprego dos demonstrativos... :/

  •  A  sociedade  quer  estabilidade  econômica:  para a percepção do cidadão comum, os 20 centavos pesaram como mais um sinal de que a economia está saindo do controle. A percepção do aumento da inflação é crescente em todas as classes sociais; em última análise, este (INFLAÇÃO)  será o fator determinante dos rumos da crise a médio prazo, já que não há discurso ou propaganda que camufle a corrosão do poder de compra das pessoas, sobretudo daquelas recentemente incorporadas à economia formal. LETRA B. 

  • O pronome demonstrativo "isso" é empregado como elemento de coesão textual anafórico livre, retoma os referentes: transporte, saúde e educação. Até aí tranquilo.

     A grande pegadinha da questão está no uso do "ESTE" que tradicionalmente entendemos com valor catafórico (projeta); contudo o "este" sozinho, ou seja, desacompanhado de substantivo possui valor ANAFÓRICO. Trata-se de um exemplo  de uso do mecanismo linguístico FIXO . Assim você pode dizer:

    João saiu. Este é meu primo. 

    Marcos e João saíram. Este  (João - Anafórico fixo IMEDIATO)  é meu primo, aquele  ( Marcos - anafórico fixo MEDIATO)  meu amigo.

    Atenção: Se o ESTE vier acompanhado de substantivo, ele será elemento de coesão textual CATAFÓRICO adjunto (elemento de função adjetiva acompanhando núcleo substantivo).  Assim:

    João saiu. Este homem é meu primo. (está em desacordo com a norma culta)

    O correto seria:

    João saiu. Esse homem é meu primo. (ESSE + substantivo = valor anafórico)

     

    Vou falar deste assunto: coesão textual. (ESTE + substantivo = valor catafórico)

  • O certo seria esse no lugar de este?

  • Alternativa B

    "Este" e "isto" e seus derivados podem ser catafóricos e anafóricos; no contexto desse texto ela retoma termo anterior. 

    "isso" e seus derivados refere-se apenas a termos anteriores.

  • O correto seria esse, o este pode ate ser catafórico se acompanhado do aquele. Mas a FGV entende que tanto o Esse como Este podem ser catafóricos.

  • Gab B

    Creio que seja:

    esse se refere a termo anterior/último

    este se refere a termo penúltimo

    aquele se refere a termo antepenúltimo

    isso/este = anteriores

  • questão que PREJUDICA quem ESTUDA E CONHECE AS REGRAS!!!!

    o comentario do Enersto explica, mas que excessão mais fdp.....

  • PMCE, ESTOU CHEGANDO!!!

  • Mesmo sabendo que via de regra "este,esta,isto" não fazem referência à anáfora, fui pela assertiva mais coerente entre as outras.