SóProvas


ID
1349641
Banca
FUNDATEC
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

João possui 6 pares de meias, todos de cores diferentes. Sabe-se que ele guarda suas meias misturadas em uma gaveta, sem agrupá-las em pares. Certo dia, ele tentou retirar suas meias no escuro. Para garantir que ele pegou um par da mesma cor, qual foi a quantidade mínima de meias que ele retirou da gaveta?

Alternativas
Comentários
  • Sabemos que João têm 6 pares de meias, ou seja, 12 meias.

    Diríamos que as cores fossem 2 azuis, 2, amarelas, 2 verdes, 2 vermelhas, 2 brancas e 2 pretas.

    Se ele for pegando as meias ao acaso, ele poderá pegar uma de cada cor chegando a 6, só a partir da sétima, ele terá certeza que pelo menos um par está completo.

    Nada impede que na primeira tentativa ele consiga pegar as duas da mesma cor, mais certeza mesmo só terá a partir da sétima.

    Resposta letra: D

  • Não entendi!

  • Questão sem pé nem cabeça... E ainda há quem tente justificar... 

  • Antes da sétima tentativa, ter pego duas meias da mesma cor é uma possibilidade (talvez ele tenha conseguido, talvez não), após a sétima meia, ter pego duas da mesma cor é uma certeza.


    Em vez de criticar a questão e quem entendeu a lógica dela, procure entendê-la também.
  • João tem 6 pares de meias, ou seja, 12 unidades, cada par tem uma cor, ou seja, 6 cores. Se ele pegar 6 meias (uidade) pode ser uma de cada cor, mas se ele pegar 7 com certeza ela vai ter 2 cores iguais, pois esgotam as cores e tem que repitir.  Resposta correta: letra D (7 meias)

  • Ninguém dispõe do método então para diferenciar e tentar ajudar de outro

    modo, para quem ainda não entendeu do que se trata, do seu real conceito,

    é o método conhecido como Princípio da casa dos pombos ou das gavetas de Dirichlet.

    é só pesquisar.

  • Também não entendi a questão:/

  • Essa questão segue o Princípio de Dirichlet ou Princípio da casa dos pombos. Vamos lá 6 pares de cores diferentes, total 12 meias. Pra ter certeza de um par de cor igual João terá que pegar, na pior das hipóteses, 6 meias todas de cores diferentes, não formando, até o momento, o par de meias de mesma cor. Logo como temos seis cores, a próxima meia retirada, a sétima, fará certamente um par com alguma meia das cores já retiradas da gaveta. Exemplo: cores das meias que formam o par: azul, amarela, vermelha, preta, branca e cinza. Pior das hipóteses: Na primeira retirada veio a cinza, na segunda veio a preta, na terceira veio a amarela , na quarta veio a branca, na quinta veio a azul, na sexta veio a vermelha ( até a sexta nenhum par de cor igual foi formado) é óbvio que qualquer meia tirada na sétima tentativa formará um par igual com uma das seis meias retiradas. Aí vcs podem mencionar: Poxa como ele vai saber qual cor pegou se está no escuro? Justamente por estar sem enxergar a cor que terá que pegar 7, levando em consideração a pior das hipótes e tendo a certeza que das sete um par de cor igual terá.  Espero ter ajudado.

  • Como são 6 pares, temos um total de 12 meias. Para garantir que ele pegue pelo menos um par é preciso que ele pegue no mínimo 6 meias e mais uma meia, ou seja, 7. Já que é ctz que 6 são diferentes. 

  • Teoria do azarado! Ele primeiro irá tirar uma de cada cor e na próxima teremos a CERTEZA que ele terá tirado 2 de uma mesma cor.

  • Questão muito boa!

  • Vamos identificar os pares como A, B,C,D,E e F.

    Para garantir a quantidade mínima de retiradas, pressupõe a pior hipótese, ou seja, tirar uma meia de cada cor. Dessa forma, ficaria assim:

    A,B,C,D,E,F (tirou uma de cada) a próxima meia a ser retirada será par de uma que já foi retirada. Portanto, a resposta é 7

     

  • Princípio da casa dos pombos

    Vamos começar com exemplos bem simples.

    Imagine que eu tenho 3 casas de pombos. Se eu possuo 4 pombos, então certamente em alguma casa haverá mais de um pombo. Se a quantidade de pombos é maior que a quantidade de casas, haverá certamente alguma casa com mais de um pombo. Foi pensando em exemplos como este que o princípio é chamado de Princípio da Casa dos Pombos.

    Imagine agora que meu armário possui 5 gavetas. Se eu tenho 7 meias, certamente alguma gaveta conterá mais de uma meia, porque eu possuo mais meias do que gavetas. Foi pensando em exemplos como este que o princípio também é chamado de Princípio das Gavetas.

     

    Fonte: Ponto dos Concursos

  • 6 cores diferentes = 6 chances de sairem meias diferentes quando ele pegar. Na 7 tentativa é impossível não sair uma meia igual a uma das outras 6 que ele havia tirado.

  • Veja bem, MACETE DO TIO RENATO: TIPOS + 1 . Tipos= = 6 pares de meias de cores diferentes. 6 + 1 = 7