SóProvas


ID
1350046
Banca
FCC
Órgão
TCE-AL
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Herzberg, a motivação resulta de fatores que podem ser divididos em duas categorias principais. As relações pessoais com os colegas e o estilo de supervisão do chefe são fatores

Alternativas
Comentários
  • A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg é uma das mais importantes no estudo da Administração e uma das que mais se presta a “pegadinhas” de bancas de concurso. A teoria basicamente diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação, daí o nome da teoria: dois fatores!

    Fique atento: Para Herzberg, nem dinheiro nem pessoas motivam os trabalhadores.

    Os fatores motivacionais seriam os relacionados a necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade.

    Herzberg disse que quando esses fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação (não ficam motivadas nem desmotivadas). Mas quando esses fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.

    Já os fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Entre esses fatores estão relacionadas: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.

    No caso da organização que forneça bons salários, boas condições de trabalho e segurança, ela pode gerar um ambiente harmônico, mas não necessariamente um ambiente altamente motivador. Prestem bem atenção nisto: o salário não é fator motivacional! A relação interpessoal também não é motivadora! Ou seja, nem dinheiro nem pessoas motivam os funcionários.



    Gabarito dado como E. Não sei não

  • extrínseco ou higiênico

    Intrínseco ou motivacional

  • os principais fatores higiênicos são: o salário e os benefícios, a política da empresa, o tipo de supervisão recebido, o clima de relações entre a direção e os funcionários, os regulamentos internos, as oportunidades existentes, a estabilidade no cargo ;

    Chiavenato

  • Complementando o comentário do colega José:

    Extrínseco ou Higiênico

    Intrínseco ou Motivacional; Exemplos:

    Fatores que levam à insatisfação(Higiênicos): Política da Empresa, Condições do ambiente de Trabalho, Relacionamento com outros funcionários, Segurança e Salário.


    Fatores que levam à satisfação(Motivadores): Crescimento, Desenvolvimento, Responsabilidade, Reconhecimento e Realização.


    Letra: E


  • Com um pouco de estudo, pode eliminar as alternativas A, B e C.

  • Questão confusa.

  • A questão é confusa mesmo, mas é para derrubar a galera. Então bora lá.

    Ele pede o seguinte:

    Segundo Herzberg, a motivação resulta de fatores que podem ser divididos em duas categorias principais. 

    Como é o nome dado a isso na teoria - As relações pessoais com os colegas - Fatores Higiênicos ou Extrínsecos

    Como é o nome dado a isso na teoria - Estilo de supervisão do chefe são fatores - Fatores Higiênicos ou Extrínsecos

    Agora sim vamos para as opções:

    a) higiênicos ou motivacionais.

    b) extrínsecos ou motivacionais.

    c) intrínsecos ou higiênicos.

    d) intrínsecos ou motivacionais.

    e) extrínsecos ou higiênicos. (Opção correta porque temos os dois nomes: Higiênicos ou Extrínsecos)