Resposta letra "D".
atuação profissional do assistente social está atrelada, desde sua institucionalização, no interior dos equipamentos socioassistenciais existentes, na dinâmica de produção e reprodução das relações sociais, sob as exigências de uma atuação intransigente na defesa do direito da classe trabalhadora tanto pelo atendimento de demandas e necessidades sociais de seus usuários, podendo produzir resultados concretos nas condições materiais, sociais, políticas e culturais na vida da população com a qual trabalha, viabilizando seu acesso a políticas sociais, programas, projetos, serviços, recursos e bens de natureza diversa. Nesse âmbito, desenvolve tanto atividades que envolvem abordagens diretas com os seus usuários, como ações de planejamento e gestão de serviços e políticas sociais; quanto por uma ação socioeducativa para com as classes subalternas, interferindo em seus comportamentos e valores, em seu modo de viver e de pensar, em suas formas de luta e organização e em suas práticas de resistência.
Ver Maria Carmelita Yazbek . O significado sócio-histórico da profissão.
O profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente socioeducativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria. O seu trabalho tem como principal objetivo responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e na legislação complementar. A atuação do assistente social faz-se desenvolvendo ou propondo políticas públicas que possam responder pelo acesso dos segmentos de populações aos serviços e benefícios construídos e conquistados socialmente.
http://site.cress-se.org.br/?page_id=139
Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social
Para analisarmos a questão iremos comentar cada assertiva verificando seus erros e acertos:
I- Esta assertiva está correta. Conforme Raquel Raichelis (O trabalho do assistente social na esfera estatal. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009), historicamente o assistente social atua junto as políticas públicas, sendo que inicialmente como executor terminal e, após, atuando também no planejamento, coordenação e gestão destas. Portanto, está correto afirmar que a atuação profissional do assistente social ocorre na aplicação ou proposição de políticas públicas.
II- Esta assertiva está incorreta pois ela sugere que o assistente social atua somente com o segmento de populações mais enfraquecido possibilitando somente o seu acesso aos serviços e benefícios quando em verdade este profissional busca o acesso universal aos serviços e benefícios. A assertiva, ao meu ver, não apresenta boa formulação visto que de certa forma este profissional irá atuar com a população mais pauperizada, porém, este não será seu único púbico alvo já que as expressões da questão social são complexas.
III- Esta alternativa está correta e mais ampla que a anterior. O assistente social, conforme Raquel Raichelis mencionada anteriormente, possuirá enquanto mediação profissional as políticas sociais objetivando que a população tenha acesso aos serviços e benefícios existentes.
IV- Esta assertiva está incorreta haja vista o assistente social possuir como objeto de intervenção as expressões da questão social, sendo que estas são oriundas da relação contraditória entre capital X trabalho. Quando a assertiva utiliza-se do termo "problemáticas" remete ao conservadorismo presente na profissão nos seus primórdios e que foi superado e negado pelo Serviço Social.
RESPOSTA:D