SóProvas


ID
1350172
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O projeto ético-político atual do serviço social foi construído:

Alternativas
Comentários
  • A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social∗ Por José Paulo Netto∗∗ (para Júlia e Luís, distante e perto) Introdução É muito recente – datando da segunda metade dos anos noventa do século XX – o debate sobre o que vem sendo denominado de projeto ético-político do Serviço Social. O caráter relativamente novo desta discussão revela-se claramente na escassa documentação sobre o tema1 . No entanto, o objeto deste debate – e, sobretudo, a própria construção deste projeto no marco do Serviço Social no Brasil – tem uma história que não é tão recente, iniciada na transição da década de 1970 à de 1980. Este período marca um momento importante no desenvolvimento do Serviço Social no Brasil, vincado especialmente pelo enfrentamento e pela denúncia do conservadorismo profissional. É neste processo de recusa e crítica do conservadorismo que se encontram as raízes de um projeto profissional novo, precisamente as bases do que se está denominando projeto ético-político. 

    A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social∗ Por José Paulo Netto
  • Es

    O QUE É O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL?

    É o nosso projeto profissional que foi construído no contexto histórico de transição dos anos 1970 aos 1980, num processo de redemocratização da sociedade brasileira, recusando o conservadorismo profissional presente no Serviço Social brasileiro. Constata-se o seu amadurecimento na década de 1990, período de profundas transformações societárias que afetam a produção, a economia, a política, o Estado, a cultura, o trabalho, marcadas pelo modelo de acumulação flexível (Harvey) e pelo neoliberalismo.

    creva seu comentário...
  • O projeto ético-político do Serviço Social começou a ser construído entre os anos de 1970 e 1980, concomitante a redemocratização do país e a partir da recusa e da superação do conservadorismo na profissão pela categoria dos assistentes sociais. Conforme José Paulo Netto (A construção do projeto ético-político do Serviço Social. In: Capacitação em Serviço Social e Política Sociais. Brasília, CFESS/ABEPSS/CEAD/UNB, 1999) o questionamento acerca do conservadorismo da profissão já estava em foco desde meados da década de 1960, entretanto, é naquele contexto dos anos 1970 e 1980 de crise da ditadura que este debate pôde tomar proporções maiores e mais aprofundadas. O projeto da categoria dos assistentes sociais está vinculado a um projeto societário, cuja direção é a transformação da sociedade, compromisso com a classe trabalhadora e sua emancipação plena, bem como a defesa intransigente dos direitos humanos, sociais e políticos.
    Considero, assim, que a resposta da questão está errada. A alternativa correta seria a letra "b".


    GABARITO DA BANCA: A
    GABARITO DO PROFESSOR: B
  • acredito que esta resposta esteja equivoca, pois o projeto ético politico se inicia na transição da década de 70 e 80, e coincide com a crise da ditadura militar  como também com contexto de redemocratização do país. 

  • Desde os anos 1970, mais precisamente no final daquela década, o Serviço Social brasileiro vem construindo um projeto profissional comprometido com os interesses das  classes trabalhadoras. A chegada entre nós dos princípios e ideias do Movimento de Reconceituação deflagrado nos diversos países latino‐americanos somada à voga do processo de redemocratização da sociedade brasileira formaram o chão histórico para a transição para um Serviço Social renovado, através de um processo de ruptura teórica, política (inicialmente mais político‐ideológica do que teórico‐filosófica) com os quadrantes do tradicionalismo que imperavam entre nós.É sabido que, politicamente, este processo teve seu marco no III CBAS, em 1979, na Cidade de São Paulo, quando, então, de forma organizada, uma vanguarda profissional virou uma página na história do Serviço Social  brasileiro ao destituir a mesa de abertura composta por nomes oficiais da ditadura, substituindo‐os por nomes advindos do movimento dos trabalhadores. Este congresso ficou conhecido como o “Congresso da Virada”.Pode‐se localizar aí a gênese do projeto ético‐político, na segunda metade da década de 1970. Esse mesmo projeto avançou nos anos 1980, consolidouse nos 1990 e está emconstrução, fortemente tensionado pelos rumos neoliberais da sociedade e por uma nova reação conservadora no seio da profissão na década que transcorre.

    Optei pela letra B, MAS o gabarito da banca é a letra A.

     

    O projeto ético político do Serviço Social -  Joaquina Barata Teixeira

  • A questão seria passível de anulação, pois o Projeto Ético Político remonta a transição dos anos 70 para 80. 

  • Questão passível de ser anulada. O Movimento de Reconceitução que foi iniciado na déc de 60 a 70 (tímido devido a ditadura). Efervescência nos anos 80.

  • [...] Iniciada na transição da década de 1970 à de 1980. (A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social∗ Por José Paulo Netto)

    Tenho certeza que meu veinho não errou.

  • Concordo plenamente com a Paula kkkk, também confio, inteiramente, nesse veinho. *-* 

  • Iniciado nesse periodo sim, mas não findou. A questão tá mal formulada, pois fala q foi contruido e nao inciciado.

  • EU MARQUEI LETRA A E ACERTEI. POIS NÃO PODEMOS NEGAR QUE, TUDO QUE HAVIA SIDO FEITO ANTERIORMENTE A DÉCADA DE 70/80 NÃO CONTRIBIUI AO NOSSO PROJETO ETICO POLITICO.

    CONTRIBUIU SIM, E MUITO. COMO AS VERTENTES MODERDIZADORAS, DE INTENÇÃO DE RUPTURA. ORA, NÃO BUSCAVAM NOVOS SABERES TECNICOS E METODOLOGICOS? ENTÃO, COMO NÃO CONTRIBUIRAM? CLARO, OBVIO QUE CONTRIBUIRAM. POIS SEM ISSO, EM 70/90, NÃO SERIA DE FATO CONSTRUIDO NOSSO PROJETO ÉTICO POLITICO, QUE SEMPRE SE MANTEM CONSTANTE CONSTRUÇÃO. 

  •  

    A questão abaixo aparece esse assunto na letra a, é possível confirmar que realmente é na década de 70/80 as origens do PEP do SS. 

    Q262395 Ano: 2012 Banca: ESAF Órgão: MI Prova: Assistente Social

    A respeito do Projeto Ético-Político do Serviço Social, assinale a opção incorreta.
     

     a) O Projeto Ético-Político do Serviço Social tem suas origens entre o final da década de setenta e início dos anos oitenta do século passado, a partir de uma crescente recusa e crítica dos profissionais aos métodos conservadores e tradicionais utilizados na prática profissional. 

     b) O “Congresso da Virada” significou a legitimação de uma nova direcionalidade ética, teórica e prática da profissão de Assistente Social. 

     c) O Projeto Ético-Político do Serviço Social estabeleceu processos de mudança na profissão, como, por exemplo, ampliação e laicização da profissão, vinculação sócio-política com a classe trabalhadora; inserção aca- dêmica e científica da profissão etc.

     d) A autoimagem da profissão no Projeto Ético-Político do Serviço Social, construída através da projeção coletiva dos diversos segmentos profissionais, prescinde da natureza das ações assistenciais propriamente ditas, na medida em que essas não podem afetar a consolidação dos princípios que norteiam o Projeto.

     e) O desenvolvimento do projeto Ético-Político só ocorrerá na década de noventa, após um acúmulo significativo de mudanças incorporadas pelas bases de formação e atuação do Serviço Social, além de um cenário social favorável a sua implementação, motivado pelo final da ditadura e início da democracia.

    Resposta: d

  • Conforme comentário do professor do qc nessa questão, a alternativa deveria ser letra b  e o gabarito errado. 

  • A origem do projeto ético político data da segunda metade da década de 70, avançou nos anos 80, consolidou-se nos anos 90.

    Alternativa correta: B

  • O projeto ético-político ATUAL como diz a questão não é de 93?

  • Utilizo como regra, as motivações ocorridas nos anos 60, para identificar o projeto de profissão, a questão da profissão laica e o início da ditadura militar. Acho que isso contribuiu para os debates naqueles tempos.

  • AQUELA HORA QUE VC ACERTA E LEVA UM SUSTO NA RESPOSTA...KKKKKKK ESSES ELABORADORES DE PROVA TEM QUE SE ATUALIZAR, REVISAR A MATERIA ANTES DE ELABORAR A PROVA. AFF

    E SO LEMBRAR QUE EM 1967 AINDA ESTAVAMOS EM ARAXA E 1970 TERESOPOLES.. ENTAO COMO CONSTRUIMOS NOSSO PEP EM 1960... ( ESTOU SEM INTERROGAÇAO)

  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social

     

    O projeto ético-político do Serviço Social começou a ser construído entre os anos de 1970 e 1980, concomitante a redemocratização do país e a partir da recusa e da superação do conservadorismo na profissão pela categoria dos assistentes sociais. Conforme José Paulo Netto (A construção do projeto ético-político do Serviço Social. In: Capacitação em Serviço Social e Política Sociais. Brasília, CFESS/ABEPSS/CEAD/UNB, 1999) o questionamento acerca do conservadorismo da profissão já estava em foco desde meados da década de 1960, entretanto, é naquele contexto dos anos 1970 e 1980 de crise da ditadura que este debate pôde tomar proporções maiores e mais aprofundadas. O projeto da categoria dos assistentes sociais está vinculado a um projeto societário, cuja direção é a transformação da sociedade, compromisso com a classe trabalhadora e sua emancipação plena, bem como a defesa intransigente dos direitos humanos, sociais e políticos.
    Considero, assim, que a resposta da questão está errada. A alternativa correta seria a letra "b".


    GABARITO DA BANCA: A
    GABARITO DO PROFESSOR: B