SóProvas


ID
1350694
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Determinado servidor obteve, em grau de recurso administrativo, decisão para que seja computado em seu tempo de serviço para fins de concessão de licença-prêmio determinado período em que esteve afastado. Com a mudança da gestão administrativa, o novo administrador discordou do entendimento da autoridade anterior e entendeu, por bem, rever esse entendimento, para que o tempo não seja computado para os fins então requeridos. A nova decisão, ainda, pretendia impor a perda de períodos futuros de licença para aqueles servidores que tivessem gozado do benefício agora considerado indevido. Independen- temente do acerto da decisão e partindo do pressuposto de que não houve decadência ou prescrição, para implementar a revisão, a nova autoridade

Alternativas
Comentários
  • c) resposta com base na súmula vinculante número 3 "Nos processos perante o Tribunal de Contas da União asseguram-se o contraditório e a ampla defesa quando da decisão puder resultar anulação ou revogação de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciação da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma e pensão".

  • Conforme a súmula vinculante número 3, dentro do prazo decadêncial de 5 anos qualquer atos perante o TCU, que vier resultar a anulação ou revogação deve assegurar o contraditório e ampla defesa, excetuada a apreciação da legalidade do ato de concessão de aposentadória, reforma e pensao, nestes tres casos dentro do prazo decadêncial não precisa assegurar o contraditório e ampla defesa. Porém, se essas tres exceções forem apreciadas apôs o prazo decadêncial, aí sim deverá conceder o direito ao contraditório e ampla defesa, conforme MS 28074 STF.