Alternativas
oferecer água para acalmar a criança, dar um banho prolongado enquanto espera a chegada dos pais, que já foram comunicados pela direção da escola, e não mexer no ferimento. Compete à família procurar o atendimento médico.
imobilizar a articulação por meio de enfaixamento, usando ataduras ou lenços, fazer compressas quentes e mergulhar a parte afetada em água quente, na temperatura que a vítima suportar. Comunicar à família que deverá providenciar o atendimento médico.
fazer o torniquete, enrolar o pano em volta da parte superior do braço ou da perna, dar meio nó (nó simples), colocar um pedaço de madeira no meio nó, dar um nó completo sobre a madeira, providenciar tratamento médico e comunicar à família.
manter a vítima em repouso, aplicar compressas geladas ou bolsas de gelo sobre o baixo ventre, providenciar socorro médico e, depois de tratada pelo médico, comunicar à família.
lavar com água e sabão e desinfetar com água oxigenada. Se houver algum corpo estranho (caco de vidro, farpa, espinho etc.), removê-lo com a pinça esterilizada, se puder fazê-lo com facilidade, se não, deixar esta tarefa para o médico; comunicar à família e, se necessário, providenciar socorro médico.