SóProvas


ID
1353280
Banca
FUNCAB
Órgão
SC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Maneira de amar

O jardineiro conversava com as flores, e elas se habituaram ao diálogo. Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio. O girassol não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem bonito, ou porque os girassóis são orgulhosos de natureza.

Em vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças, pois o girassol chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria. Era uma situação bastante embaraçosa, que as outras flores não comentavam. Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na ocasião devida.

O dono do jardim achou que seu empregado perdia muito tempo parado diante dos canteiros, aparentemente não fazendo coisa alguma. E mandou-o embora, depois de assinar a carteira de trabalho.

Depois que o jardineiro saiu, as flores ficaram tristes e censuravam-se porque não tinham induzido o girassol a mudar de atitude. A mais triste de todas era o girassol, que não se conformava com a ausência do homem. “Você o tratava mal, agora está arrependido?” “Não, respondeu, estou triste porque agora não posso tratá-lo mal. É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava.” 

Maneira de amar (ANDRADE, Carlos Drummond. A cor de cada um. Rio de Janeiro: Record, 1997. p. 30).

Passando o primeiro verbo do último período do texto para o pretérito imperfeito do subjuntivo, como ficariam, de acordo com o padrão culto da língua, os demais, respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • essa peste ta errada


  • Esta questão está com o gabarito errado. Deveria ser anulada, porque saberia e gostaria é futuro do pretérito do indicativo, e não pretérito imperfeito do subjuntivo. A alternativa correta é a letra B. 

  • É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava. O primeiro verbo é o ser, ficando "Se fosse a minha maneira de amar, ..." e, por correlação verbal, os demais ficam no futuro do pretérito "...ele saberia disso, e gostaria".

    Correlação dos tempos e modos verbais: Pretérito imperfeito do subjuntivo - Futuro do pretérito do indicativo

                                                                        Presente do subjuntivo - Futuro do presente do indicativo    

  • A grande sacada que só vi depois de errar e consultar o material é o anunciado fazendo menção de um verbo anterior aos relacionados em seu corpo, mas que constava no texto (AMAR) e era esse que era para ser passado para o pretérito imperfeito do subjuntivo para posteriormente fazer a correlação citada pela colega aí.

    Qualquer pretérito combina (correlaciona) com pretérito imperfeito, pretérito mais que perfeito ou futuro do pretérito.

    A única dúvida restante é que no material consta apenas qualquer pretérito do INDICATIVO e não do SUBJUNTIVO!

  • Mais um gabarito errado da FUNCAB, pra variar.

  • Gabarito: D

    Pessoal, o gabarito está correto! O problema é que a questão não ficou tão bem formulada, tornando-a um verdadeiro mindfuck, onde só nos damos conta da resposta correta após o inevitável erro.

    Como já esclarecido pela nossa colega @Luziane, a questão fala em como ficaria o tempo verbal dos respectivos verbos após uma mudança no tempo verbal de todo o último período, de acordo com o PRIMEIRO verbo; lembrando que o primeiro verbo do último período é o verbo SER, conjugado no presente do indicativo (É), e não o verbo AMAR, como um dos colegas citou. Assim:

    "Se FOSSE a minha maneira de amar, ele SABERIA disso, e GOSTARIA.”.