SóProvas


ID
1354282
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um executivo sempre viaja entre as cidades A e B, que estão localizadas em fusos horários distintos. O tempo de duração da viagem de avião entre as duas cidades é de 6 horas. Ele sempre pega um voo que sai de A às 15h e chega à cidade B às 18h (respectivos horários locais).

Certo dia, ao chegar à cidade B, soube que precisava estar de volta à cidade A, no máximo, até as 13h do dia seguinte (horário local de A).

Para que o executivo chegue à cidade A no horário correto e admitindo que não haja atrasos, ele deve pegar um voo saindo da cidade B, em horário local de B, no máximo à(s)

Alternativas
Comentários
  • Sabemos que entre uma cidade e outra, o executivo leva 6 horas. Se ele sai da cidade A às 15 horas, e se não houvesse fuso horário diferente, ele chegaria na cidade B às 21 horas, logo, já podemos saber de quantas horas temos de fuso horário entre as cidades, pois o enunciado nos diz que ele chegou em B às 18 horas. Fazendo 21 h - 18 h = 3 h, logo o fuso é de 3 horas entre uma cidade e outra. 

    Sendo que da cidade A para B, temos um atraso de 3 horas no fuso, e da cidade B para um aumento de 3 horas no fuso.

    Se ele precisa retornar à cidade A para estar lá às 13 h, então ele precisará sair de B às:

    6 horas de voo + 3 horas de fuso = 9 horas

    Assim ele terá que sair às 4 horas da manhã da cidade B, para que possa chegar às 13 horas na cidade A, ou seja 13 horas - 9 horas = 4 horas.


    Resposta: Alternativa D.
     
  • Ele sai as 15 e chega as 18h. Se a viagem dura 6h a diferença de fuso horário entre as cidades A e B é de 3h. 

    Ele precisa chegar as 13h na cidade A, logo, se os fusos fossem iguais ele teria de sair da cidade B às 7h (pois a viagem dura 6h). Como a cidade B está 3h atrasada em relação a cidade A, ele deve sair 7h - 3h = 4h. Letra D.

  • Temos que a viagem demorou 6 horas, assim, quando a pessoa decolou as 15 h da cidade A, a hora na cidade B era de 18 – 6 = 12 h. Assim, podemos perceber que, entre as cidades A e B, há diferença de fuso horário de 3 horas. Assim, quando forem 13 h em A, serão 10 h em B, assim, para chegar na cidade A nesse horário, ele teria que decolar as 4 h da cidade B, já que a viagem leva 6 h.

  • acertei, pessoal. Vejam se meu raciocinio esta correto:

    sabemos que independetemente dos fusos horarios, 6 horas serao  gastas na viagem, tanto de A para B quanto de B para A.

    Mas sabe-se que no B há 3 horas a menos em relação ao A. Ou seja, quando quisermos voltar para a cidade A devemos somar 3 horas a mais quando essa se relaciona com o fuso horario de ''-3 horas'' do B, correto?

    Sendo X o horario de saida do B para A, o que a questão pede, podemos relacionar pela seguinte equação:

    X + 3 + 6=13

    onde 3 é o fuso horario de B relacionado a sua ida para  A e o 6 é o tempo gasto da viagem, tendo  como resultado 13 horas

    resolvendo isso, saberemos que X, o horario de partida do B, sao 4 horas

     

  • Exatamente isso Matheus. Eu pensei em atribuir o fuso:

    Se a viagem dura 6 horas, mas são "3 horas" de diferença quando ele vai de A para B, significa que A está mais a leste que B, sendo três fusos de diferença. Por exemplo, se A está em -2GMT, B está em -5GMT. Portanto, de A para B, subtraímos três horas, enquanto de B para A, somamos três horas.

    Isso quer dizer que, embora a viagem dure 6 horas, de A para B, a viagem "dura 3 horas" e de B para A, a viagem "dura 9 horas". Então, a resposta é a Letra D, uma vez que são "9 horas de diferença" entre as cidades partindo de B rumo a A.

  • De A para B => -3 horas

    De B para A => +3 horas

    13 h - 6 h = 7 h

    7h - 3h = 4 h

    Letra D

    Descomplica: Temos que a viagem demorou 6 horas, assim, quando a pessoa decolou as 15 h da cidade A, a hora na cidade B era de 18 - 6 = 12 h. Assim, podemos perceber que, entre as cidades A e B, há diferença de fuso horário de 3 horas. Assim, quando forem 13 h em A, serão 10 h em B, assim, para chegar na cidade A nesse horário, ele teria que decolar as 4 h da cidade B, já que a viagem leva 6 h.

    Opção D

  • Questão de tempo de viagem com fuso pode ser relacionado por essa formula:

    Tempo de chegada(A) = Tempo de Saída (B)+ fuso (C)+ Tempo de viagem(D)

    A = B + C + D

    (eu sou ruim de nomenclatura, perdão, rsrs)

    fuso = 3 horas.

    horário de partida é o que queremos.

    tempo de viagem é 6 horas.

    Ele deve chegar as 13 horas.

    13 = 6 + 3 + H

    4 = Horas de partida.

  • eu fiz por tentativa

    duração = 6h

    fuso= 3h

    fácil