SóProvas


ID
1356370
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um consultor de gestão empresarial está fazendo um estudo referente ao posicionamento de mercado para uma empresa do setor automotivo que fornece peças para diferentes grandes montadoras de automóveis. O mercado, nesse setor, tem procurado ajustar suas práticas de gestão às crescentes demandas do mercado e à competição existentes.

Com base nesses elementos, o consultor realizou um estudo que tinha como objetivo identificar as forças e fraquezas da empresa, as ameaças e oportunidades existentes no mercado para que, com base nessas informações, a empresa pudesse reposicionar-se no mercado.

O estudo realizado pelo consultor e o objetivo da empresa constituem elementos relativos à(ao)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.  Questão bem simples se compararmos outras que a Cesgranrio já propôs em outros certames. Estamos diante da Análise Swot (ou FOFA) explicitado pelo autor Chiavenato e outros. Emprestando o conceito do professor Rodrigo Rennó, podemos sintetiza cada tópico. Vamos ver?


    Entre as fases do planejamento, uma das mais importantes é a fase do diagnóstico estratégico. Nessa fase, analisa-se o ambiente externo e interno da empresa para que o gestor saiba qual a real situação em que se encontra a organização e possa definir quais tipos de estratégia são mais adequados no momento.

    Uma das ferramentas mais utilizadas é a análise SWOT (aerônimo dos termos em inglês: Strengths = forças; Weaknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças).

    Portanto, é uma análise das forças e fraquezas da organização (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode ter de enfrentar (ambiente externo).

    A principal diferença entre o ambiente interno e externo para o gestor é que no primeiro caso (ambiente interno) as variáveis são controláveis, e no segundo caso (ambiente externo), não!


  • a) Estrutura organizacional da empresa é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Num enfoque amplo inclui a descrição dos aspectos físicos (ex.: instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças.


    b) Plano de projeto inclui as ações necessárias para definir, coordenar e integrar todos os planos auxiliares do projeto. O conteúdo do plano irá variar dependendo da área de aplicação e complexidade do projeto. A elaboração do plano antecede a etapa de planejamento de projeto.


    c) O planejamento tático envolve um horizonte de tempo intermediário, geralmente um ano ou menos. E o planejamento operacional é considerado a tomada de decisão de curto prazo, normalmente feita em horas, dias ou semanas. Neste último tipo, normalmente encontramos dados muito acurados e precisos, e seus métodos devem ser capazes de manipular um grande volume de dados.


    e) Manual Administrativo é todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que devem ser obedecidas e cumpridas pelos funcionários da empresa, bem como a forma como estas serão executadas, quer seja individualmente, ou em conjunto.
  • Falou em forças e fraquezas, ameaças e oportunidades, falou na Análise de Swot, que nada mais é do que uma ferramenta utilizada para análise de cenário, sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa. Resposta, letra D!

  • MATRIZ SWOT ( análise dos pontos fortes e fracos internos da organização e análise das oportunidades e fraquezadas da parte externa da organização). - Análise do Ambiente - Planejamento Estratégico 

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Letícia Chaves

    O estudo realizado pelo consultor e o objetivo da empresa constituem elementos relativos ao planejamento estratégico da empresa. O diagnóstico organizacional está entre uma das fases do planejamento estratégico.

    Os estágios do planejamento de acordo com Chiavenato:

    • Formulação dos objetivos organizacionais: Consiste em definir aonde quer se chegar (estabelecer os objetivos finais de longo prazo), e indicar a direção que a organização deve seguir.
    • Análise externa do ambienteConsiste em analisar as ameaças e oportunidades que o ambiente externo causa à organização.
    • Análise interna da organizaçãoTrata-se de identificar as forças e as fraquezas da organização, mediante a análise da organização como um todo. 
    • Formulação das alternativas estratégicas e escolha da estratégia a ser utilizada: Consiste em identificar, relacionar e analisar quais são os caminhos e ações que podem ser tomados para atingir os objetivos. 
    • Desenvolvimento de planos táticos e dos planos operacionais (operacionalização da estratégia): É necessário que os planos estratégicos se desdobrem em planos táticos e estes, por sua vez, em planos operacionais.

    A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada na etapa do diagnóstico organizacional. É basicamente uma análise do ambiente interno (forças e fraquezas) e do ambiente externo (ameaças e oportunidades). 

    • análise interna do ambiente organizacional busca entender quais são os pontos fortes (forças) e os pontos fracos (fraquezas) da organização. As forças e as fraquezas são elementos controláveis.
    • análise externa do ambiente no qual a organização está inserida tem por objetivo identificar as oportunidades e as ameaças. São elementos não controláveis, ou seja, que não podem ser controlados pela organização.