-
Gabarito D. Questão bem simples se compararmos outras que a Cesgranrio já propôs em outros certames. Estamos diante da Análise Swot (ou FOFA) explicitado pelo autor Chiavenato e outros. Emprestando o conceito do professor Rodrigo Rennó, podemos sintetiza cada tópico. Vamos ver?
Entre as fases do planejamento, uma das mais importantes é a fase do diagnóstico estratégico. Nessa fase, analisa-se o ambiente externo e interno da empresa para que o gestor saiba qual a real situação em que se encontra a organização e possa definir quais tipos de estratégia são mais adequados no momento.
Uma das ferramentas mais utilizadas é a análise SWOT (aerônimo dos termos em inglês: Strengths = forças; Weaknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças).
Portanto, é uma análise das forças e fraquezas da organização (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode ter de enfrentar (ambiente externo).
A principal diferença entre o ambiente interno e externo para o gestor é que no primeiro caso (ambiente interno) as variáveis são controláveis, e no segundo caso (ambiente externo), não!
-
a) Estrutura organizacional da empresa é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Num enfoque amplo inclui a descrição dos aspectos físicos (ex.: instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças.
b) Plano de projeto inclui as ações necessárias para definir, coordenar e integrar todos os planos auxiliares do projeto. O conteúdo do plano irá variar dependendo da área de aplicação e complexidade do projeto. A elaboração do plano antecede a etapa de planejamento de projeto.
c) O planejamento tático envolve um horizonte de tempo intermediário, geralmente um ano ou menos. E o planejamento operacional é considerado a tomada de decisão de curto prazo, normalmente feita em horas, dias ou semanas. Neste último tipo, normalmente encontramos dados muito acurados e precisos, e seus métodos devem ser capazes de manipular um grande volume de dados.
e) Manual Administrativo é todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que devem ser obedecidas e cumpridas pelos funcionários da empresa, bem como a forma como estas serão executadas, quer seja individualmente, ou em conjunto.
-
Falou em forças e fraquezas, ameaças e oportunidades, falou na Análise de Swot, que nada mais é do que uma ferramenta utilizada para análise de cenário, sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa. Resposta, letra D!
-
MATRIZ SWOT ( análise dos pontos fortes e fracos internos da organização e análise das oportunidades e fraquezadas da parte externa da organização). - Análise do Ambiente - Planejamento Estratégico
-
GAB: LETRA D
Complementando!
Fonte: Letícia Chaves
O estudo realizado pelo consultor e o objetivo da empresa constituem elementos relativos ao planejamento estratégico da empresa. O diagnóstico organizacional está entre uma das fases do planejamento estratégico.
Os estágios do planejamento de acordo com Chiavenato:
- Formulação dos objetivos organizacionais: Consiste em definir aonde quer se chegar (estabelecer os objetivos finais de longo prazo), e indicar a direção que a organização deve seguir.
- Análise externa do ambiente: Consiste em analisar as ameaças e oportunidades que o ambiente externo causa à organização.
- Análise interna da organização: Trata-se de identificar as forças e as fraquezas da organização, mediante a análise da organização como um todo.
- Formulação das alternativas estratégicas e escolha da estratégia a ser utilizada: Consiste em identificar, relacionar e analisar quais são os caminhos e ações que podem ser tomados para atingir os objetivos.
- Desenvolvimento de planos táticos e dos planos operacionais (operacionalização da estratégia): É necessário que os planos estratégicos se desdobrem em planos táticos e estes, por sua vez, em planos operacionais.
A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada na etapa do diagnóstico organizacional. É basicamente uma análise do ambiente interno (forças e fraquezas) e do ambiente externo (ameaças e oportunidades).
- A análise interna do ambiente organizacional busca entender quais são os pontos fortes (forças) e os pontos fracos (fraquezas) da organização. As forças e as fraquezas são elementos controláveis.
- A análise externa do ambiente no qual a organização está inserida tem por objetivo identificar as oportunidades e as ameaças. São elementos não controláveis, ou seja, que não podem ser controlados pela organização.