-
Ao meu entender com a Nova Contabilidade Pública tanto a alternativa "a", "d" e "e" estão incorretas.
"a" Não existe lançamentos contábeis em sistemas diferentes.
"d" Não existe lançamentos que não sejam em partidas dobradas, regra de lançamento 1° lançamento pela horizontal, demais pela vertical.
"e" Só é independente da execução orçamentária, fatos que não passam pelo execução da Lei orçamentária, e não só casos qualitativos como a banca coloca.
-
Na letra d - O método das partidas dobradas não é obrigatório para o sistema orçamentário.
obs:
Art. 86, lei 4320/64. A escrituração
sintética das operações financeiras e patrimoniais efetuar-se-á pelo método das
partidas dobradas.
Professor Francisco Glauber afirma no livro que o sistema de compensação e orçamentário existem apenas contas de controle, ou seja, registros por partidas simples, pois implicam controles de gestão.
-
ALTERNATIVA A ( incorreta)
"na Administração Pública, dispõe de sistemas independentes para cada grupamento, e os lançamentos são efetuados em quatro grandes sistemas, independentes entre si, o que equivale afirmar que cada lançamento é efetuado em um sistema separado. Um evento ou fato contábil poderá exigir o lançamento em um ou em mais de um sistema, porém poderá ocorrer um ou mais débitos e créditos dentro de um ou mais de um sistema, individualizados." Esses lançamentos são realizados nos quatro sistemas: Sistema Orçamentário, Sistema Financeiro, Sistema Patrimonial e Sistema de Compensação.
No sistema privado, é utilizado o Método das partidas dobradas, conforme consta na questão A. O mesmo não ocorre na Administração Pública.
-
Debora, obs: nao existe mais o sistema financeiro na contabilidade publica, sao quatro sistemas, orçamentario, patrimonial custos e compensação, existe o balanço financeiro, mas nao o sistema financeiro
-
Que letra fofa