-
Que a resposta é Letra A o site já disse...
Responsabilidade - O dever de todo pessoal dentro de uma organização deve ser fixado e
limitados de forma precisa, bem como a autoridade decorrente, atribuída
a cada uma das funções. Assim sendo, deve haver:
- procedimentos claramente determinados que levem em conta as funções de
todos os setores da organização, propiciando a integração das
informações dentro do sistema;
- um organograma adequado onde a linha de autoridade e a consequente
responsabilidade sejam definidas entre os diversos departamentos,
chefes, encarregados de setores, etc.
A delineação de funções ou atividades embora possa ser informal, deve
preferivelmente ser definida em manuais de procedimentos, visto que
estes propiciam a eficiência do sistema e evitam erros.
http://www.portaldeauditoria.com.br/sobreauditoria/conceitos-basicos-de-controles-internos.asp
-
Aspectos de Controle Interno:
a) Relação Custo-Benefício - O beneficio de um controle consiste na redução do risco de falhas quanto ao cumprimento dos objetivos e metas de uma atividade. O conceito de custo-benefício reconhece que custo de um controle não deve exceder os benefícios que ele possa proporcionar. Embora a determinação da relação custo-benefício em alguns casos não seja de fácil avaliação, o administrador deve, na medida do possível, efetuar estimativas e/ ou exercer um julgamento próprio a respeito.
b) Definição de Responsabilidades e Autoridade - O dever de todo pessoal dentro de uma organização deve ser fixado e limitados de forma precisa, bem como a autoridade decorrente, atribuída a cada uma das funções. Assim sendo, deve haver:
- procedimentos claramente determinados que levem em conta as funções de todos os setores da organização, propiciando a integração das informações dentro do sistema;
- um organograma adequado onde a linha de autoridade e a conseqüente responsabilidade sejam definidas entre os diversos departamentos, chefes, encarregados de setores, etc.
A delineação de funções ou atividades embora possa ser informal, deve preferivelmente ser definida em manuais de procedimentos, visto que estes propiciam a eficiência do sistema e evitam erros
c) Segregação de Funções - Um sistema de controle adequado é aquele que elimina a possibilidade de dissimulação de erros ou irregularidades. Assim sendo, os procedimentos destinados a detectar tais erros ou irregularidades, devem ser executados por pessoas que não estejam em posição de praticá-los, isto é, deve haver uma adequada segregação de funções. De uma maneira geral, o sistema de controle interno, deve prever segregação entre as funções de aprovação de operações, execução e controle das mesmas, de modo que nenhuma pessoa possa ter completa autoridade sobre uma parcela significativa de qualquer transação
d) Acesso aos Ativos - Para atingir um grau de segurança adequado, o acesso aos ativos de uma unidade deve ser limitado ao pessoal autorizado. O termo “acesso aos ativos”, aqui utilizado, inclui acesso físico direto e acesso indireto através de preparação ou processamento de documentos que autorizem o uso ou disposição desses ativos.
e) Estabelecimento de Comprovações e Provas Independentes;
f) Métodos de Processamento de Dados;
g) Pessoal.
-
Responsabilidades
As atribuições dos funcionários ou setores internos da empresa devem ser claramente definidas e limitadas, de preferência por escrito, mediante o estabelecimento de manuais internos de organização.
~ ALMEIDA, M. C. Auditoria: um curso moderno e completo. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2012. Cap. 3
OBS: Essa bibliografia vem sendo utilizada como fonte de consulta das bancas.
-
Crepaldi (2012) enumera tais elementos da seguinte forma:
• Princípio da responsabilidade;
• Princípio das rotinas internas de controle;
• Princípio de segurança e salvaguarda de ativos;
• Princípio da segregação de funções;
• Princípio do confronto dos ativos com os registros;
• Princípio da amarração do sistema;
• Auditoria interna.
Princípio da responsabilidade
Indica a forma com que são delegadas responsabilidades e atribuições para os níveis hierárquicos e funcionários. Permite a atribuição de responsabilidade, detecção de erros. É interessante que a distribuição de responsabilidades seja efetuada por escrito, mediante normas de conduta e regimentos.
Segundo Almeida, este princípio se refere às ” atribuições dos funcionários ou setores internos da empresa devem ser claramente definidas e limitadas, de preferência por escrito, mediante o estabelecimento de manuais internos de organização”.
Resposta: A