SóProvas


ID
1357939
Banca
IBFC
Órgão
PC-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

Ética e moral: que significam?
(Leonardo Boff)
     
      Face à crise generalizada de ética e de moral, importa   resgatar o sentido originário das palavras. Ética e moral é a   mesma coisa? É e não é.

          1. O significado de ética

      Ética é um conjunto de valores e princípios, de inspirações  e indicações que valem para todos, pois estão ancorados na  nossa própria humanidade. Que significa agir humanamente?
      O primeiro princípio do agir humano, chamado por isso de  regra de ouro, é esse: “não faças ao outro o que não queres que  te façam a ti". Ou positivamente: “faça ao outro o que queres   que te façam a ti". Esse princípio áureo pode ser traduzido  também pela expressão de Jesus, testemunhada em todas as  religiões: “ama o próximo como a ti mesmo". É o princípio do  amor universal e incondicional. Quem não quer ser amado?  Quem não quer amar? Alguém quer ser odiado ou ser tratado  com fria indiferença? Ninguém.
      Outro princípio da humanidade essencial, é o cuidado.  Toda vida precisa de cuidado. Um recém-nascido deixado à  sua própria sorte morre poucas horas após. O cuidado é tão   essencial que, se bem observarmos, tudo o que fazemos vem  acompanhado de cuidado ou falta de cuidado. Se fazemos com
cuidado, tudo pode dar certo e dura mais. Tudo o que amamos  também cuidamos.
      A ética do cuidado hoje é fundamental: se não cuidarmos  do planeta Terra, ele poderá sofrer um colapso e destruir as  condições que permitem o projeto planetário humano. A própria  política é o cuidado para com o bem do povo.
      Outro princípio reside da solidariedade universal. Se  nossos pais não fossem solidários conosco quando nascemos  e nos tivessem rejeitado, não estaríamos aqui para falar de  tudo isso. Se na sociedade não respeitamos as normas  coletivas em solidariedade para com todos, a vida seria
impossível. A solidariedade para existir de fato precisa sempre  ser solidariedade a partir de baixo, dos últimos e dos que mais  sofrem. A solidariedade se manifesta então como com-paixão.  Com-paixão quer dizer ter a mesma paixão que o outro, alegrar- se com o outro, sofrer com o outro para que nunca se sinta só  em seu sofrimento, construir junto algo bom para todos.
      Pertence também à humanidade essencial a capacidade  e a vontade de perdoar. Todos somos falíveis, podemos errar  involuntariamente e prejudicar o outro conscientemente. Como  gostaríamos de ser perdoados, devemos também nós perdoar.  Perdoar significa não deixar que o erro e o ódio tenham a  última palavra. Perdoar é conceder uma chance ao outro para  que possa refazer as relações boas.
      Tais princípios e inspirações formam a ética. Sempre que surge o outro diante de mim, ai surge o imperativo ético de tratá-lo  humanamente. Sem tais valores a vida se torna impossível.
      Por isso, ethos, donde vem ética, significava para os gregos, a casa. Na casa cada coisa tem seu lugar e os que nela habitam devem ordenar seus comportamentos para que  todos possam se sentir bem. Hoje a casa não é apenas a casa  individual de cada pessoa, é também a cidade, o estado e o  planeta Terra como casa comum. Eis, pois, o que é a ética.  Vejamos agora o que é moral.

          2. O significado de moral

      A forma concreta como a ética é vivida, depende de cada cultura que é sempre diferente da outra. Um indígena, um chinês, um africano vivem do seu jeito o amor, o cuidado, a  solidariedade e o perdão. Esse jeito diferente chamamos de  moral. Ética existe uma só para todos. Moral existem muitas,
consoante as maneiras diferentes como os seres humanos  organizam a vida. Vamos dar um exemplo. Importante é ter  uma casa(ética). O estilo e a maneira de construí-la pode variar  (moral). Pode ser simples, rústica, moderna, colonial, gótica,  contanto que seja casa habitável. Assim é com a ética e a
moral.
      Hoje devemos construir juntos a Casa Comum para que  nela todos possam caber inclusive a natureza. Faz-se mister  uma ética comum, um consenso mínimo no qual todos se possam encontrar. E ao mesmo tempo, respeitar as maneiras  diferentes como os povos organizam a ética, dando origem
às várias morais, vale dizer, os vários modos de organizar a  família, de cuidar das pessoas e da natureza, de estabelecer  os laços de solidariedade entre todos, os estilos de manifestar   o perdão.
      A ética e as morais devem servir à vida, à convivência  humana e à preservação da Casa Comum, a única que temos  que é o Planeta Terra.


(Disponível em:  http://www.leonardoboff.com/site/vista/outros/etic...
Acesso em:07/10/2014)

Para resolver a questão, considere o primeiro parágrafo do texto como o trecho “Ética é um conjunto...”.

No fragmento “Ética é um conjunto de valores e princípios, de inspirações e indicações que valem para todos.” (1°§), a oração sublinhada exerce a mesma função sintática do vocábulo destacado em:

Alternativas
Comentários
  • Todo pronome relativo inicia uma oração ADJETIVA, portanto equivale a um adjetivo.

  • Não entendi está a resposta pois para mim  por se tratar de uma oração adjetiva a resposta correta seria a letra c. ( Fundamental não é adjetivo e o adjetivo que equivale  a oração sublinhada não é valioso?) 

  • Não entendi, alguém pode ajudar? No meu entendimento o gabarito é C.

  • Trata-se de uma oraçã0 subordinada adjetiva com valor sintático de sujeito, portanto o termo : o primeiro princípio do agir humano possui a função sintática de sujeito.

  • Alguém pode me ajudar: Não consigo enxergar como a oração sublinhada pode ser sujeito......Qual a técnica para encontrar isso

  • A oração destacada é uma subordinada adjetiva restritiva, a qual funciona como se fosse um adjetivo. O adjetivo, quando aparece ao lado de um substantivo, funciona como ADJUNTO ADNOMINAL. Portanto, a alternativa correta é a letra A, que contém um adjetivo ao lado de um substantivo funcionando, portanto, como ADJUNTO ADNOMINAL. 

    Repare que, na letra C, aparece um adjetivo também, mas ele aparece depois de um verbo de ligação (ser). Nesse caso, a função sintática do adjetivo passa a ser outra: PREDICATIVO DO SUJEITO.  

    As orações subordinadas adjetivas restritivas (sem vírgulas) são adjuntos adnominais em formas de orações.

    Se viesse entre uma vírgula depois dos nomes "de indicações e inspirações", antes do pronome relativo, a oração funcionaria como aposto.

    Oração Subordinada Adjetiva Explicativa (com vírgulas) = função sintática de aposto.

    Oração Subordinada Adjetiva Restritiva (sem vírgulas) = função sintática de adjunto adnominal.

  • Perfeito Ricardo Coimbra!

  • Pessoal,

    o que a banca quer saber é a função sintática do "que", ou seja, se ele é objeto direto ou indireto ou sujeito... Para tanto, é necessário isolarmos a oração e reformularmos o período, quem dirá qual a função do "que" será o verbo da oração. Veja:

    "Ética é um conjunto de valores e princípios, de inspirações e indicações // que valem para todos" //

    um conjunto de valores e princípios, de inspirações e indicações valem...(quem é que vale? um conjunto de valores...)

    O que está sublinhado é o valor sintático do "que". Portanto, "que" = sujeito.

    Depois é só analisar entre as alternativas aquela em que há um termo destacado exercendo função de sujeito. Tudo fica fácil a partir de então.

  • questão demoniaca.

  • Desgraça de questão.

  • Concordo plenamente com os colegas em relação à classificação da oração. Porém quem exerce o papel de sujeito na oração subordinada adjetiva restrita (que valem para todos) não é a oração toda, mas sim o pronome relativo "QUE" que retoma o sujeito da oração principal (conjunto de valores e princípios, de inspirações e indicações).


    Ética é um conjunto de valores e princípios, de inspirações e indicações que valem para todos.


    Conjunto de valores e princípios, de inspirações e indicações valem para todos.


    Acredito que o comando da questão foi mal formulado.




  • Gabarito A.

    que = conjunto de valores e princípios... = sujeito

  • acertei pensando o seguinte: Indicações que valem para todos. Não é qualquer indicação, são só as que valem para todos.

    o primeiro princípio do agir humano. Não é qualquer princípio, é o primeiro princípio do agir humano. Equivalem-se pois restringem substantivos...

  • Galera, a questão é fácil. O que ela pede é a opção que exerce a mesma função sintática.

    "Ética é um conjunto de valores e princípios, de inspirações e indicações que valem para todos."  O termo sublinhado é uma oração subordinada adjetiva restritiva, e como tal, exerce função de adjunto adnominal!! Se ficarem na dúvida, é só substituir a oração:

    "Ética é um conjunto de valores e princípios, de inspirações e indicações universais." Agora é só procurar a alternativa que também contém um adjunto adnominal:

    A) GABARITO

    B) OBJETO INDIRETO

    C) PREDICATIVO DO SUJEITO

    D) OBJETO DIRETO

  • Comentário Porf. Arenildo... perfeito!

  • que valem para todos = os quais valem para todos - oração subordinada adjetiva restritiva. que = pronome relativo, substitui termos antecedentes. Isso só coorre em “O primeiro princípio do agir humano” .

     

     

  • Oração subordinada adjetiva funciona como adjunto adnominal. Como saber que é uma oração subordinada adjetiva? É introduzida por um pronome relativo.

    QUE, QUEM, CUJO, ONDE, O QUAL...

  • ORAÇÂO SUBORDINADA ADVERBIAL RESTRITIVA.

    Representada por um ADJUNTO ADNOMINAL.

     

  • a questão em si realmente não era dificil, o complicado que achei foi entender a bendita da pergunta que foi feita kkkkk

  • so comentarios equivocados  ...

    mano ... e so entender q "que valem para todos"  e uma particula de realce , assim como " primeiro"

    obs ;(particula de realce) e q pode tirar sem q haja alteraçao de sentido  

    GAB; A

  • Pessoal, TODA oração subordinada adjetiva exerce função sintática de adjunto adnominal da oração principal. Logo, o que a questão quer, em outras palavras, é uma alternativa em que o termo em destaque exerça função sintática de adjunto adnominal.

     

    “O primeiro princípio ...  é esse" 

    o primeiro princípio é o sujeito da oração, no qual "princípio" é o núcleo do sujeito e "primeiro" é adjunto adnominal.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: A

     

  • Oração Subordinada Adjetiva funciona como adjetivo

    • O.S.A Restritiva : Adjunto Adnominal
    • O.S.A.Explicativa: Aposto