Os princípios de auditoria estão relacionados a auditores:
a) Conduta Ética:
O fundamento do profissionalismo. Confiança, integridade, confidencialidade e descrição são essenciais para auditar. Um auditor deve ser integro e ético, não deve aceitar presentes e não se deve influenciar por elogios e subornos em uma auditoria.
b) Apresentação Justa:
A obrigação de reportar com veracidade e exatidão. Constatações, conclusões e relatórios de auditoria refletem verdadeiramente e com precisão as suas atividades. Obstáculos significantes encontrados durante a auditoria e opiniões divergentes não resolvidas entre a equipe de auditoria e o auditado são relatados, ou seja, o auditor deve relatar tudo aquilo que observa em uma auditoria. Deve faze-la com total zelo e observação aos requisitos e a realidade do que está sendo auditado.
c) Devido Cuidado Profissional:
A aplicação de diligência e o julgamento na auditoria. Auditores praticam o cuidado necessário considerando a importância da tarefa que eles executam e a confiança colocada neles pelos clientes e partes interessadas. Ter a competência necessária é um fator importante. Outros princípios se relacionam à auditoria, que é por definição independente e sistemática. Resumindo, a auditoria deve ser feita com muito “carinho”. Os critérios de auditoria devem ser examinados e não se pode “relaxar” na verificação e análise dos requisitos avaliados. Ser competente com base em habilidade, experiência, educação e treinamento previamente definidos e comprovados é fundamental.
d) Independência:
A base para a imparcialidade e objetividade das conclusões de auditoria. Auditores são independentes da atividade a ser auditada e são livres de tendências e conflitos de interesse. Auditores mantém um estado de mente aberta ao longo do processo de auditoria para assegurar que as constatações e conclusões de auditoria serão baseadas somente nas evidências de auditoria.
Se a pessoa trabalha no setor de compras não deveria auditar esse setor em uma auditoria interna. Se você é um auditor de certificadora não seria desejável auditar a empresa que é dirigida por seu irmão ou parente. Se você é um organismo que audita e pode certificar sistemas de gestão seria desejável que não realizasse consultorias.
e) Abordagem baseada em evidência:
Méodo racional para alcançar conclusões de auditorias confiáveis e reproduzíveis em um processo sistemático. Evidências são baseadas em amostras das informações disponíveis, uma vez que uma auditoria é realizada durante um período finito de tempo e com recursos finitos. O uso apropriado de amostragem está intimamente relacionado com a confiança que pode ser colocada nas conclusões de auditoria. Não existe “achismo” na auditoria. Ou existem evidências ou não se pode concluir com veracidade sobre um processo auditado.
FONTE: https://www.verdeghaia.com.br/blog/auditorias-principios-e-classificacao/