SóProvas



Questões de Monitoramento Ambiental


ID
259699
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Julgue o seguinte item, referente aos agrotóxicos e à destinação das
suas embalagens.

Caso um agricultor faça uso de agrotóxicos em sua lavoura, ele é obrigado a devolver as embalagens vazias e as suas respectivas tampas ao estabelecimento comercial em que adquiriu esses produtos, no prazo máximo de um ano, contado da data de sua compra, observadas as instruções constantes dos rótulos e das bulas. Caso remanesça produto na embalagem, ainda no seu prazo de validade, o agricultor pode devolver as embalagens até 6 meses após o término do prazo de validade, devendo manter à disposição dos órgãos fiscalizadores os comprovantes de devolução de embalagens vazias, fornecidas pelos estabelecimentos comerciais, postos de recebimento ou centros de recolhimento, pelo prazo mínimo de um ano, contado da devolução da embalagem.

Alternativas
Comentários
  • MINHOQUINHA, O AGRÔNOMO AMIGO, RESPONDE:
    Lei de Agrotóxicos:
    "§ 2o Os usuários de agrotóxicos, seus componentes e afins deverão efetuar a devolução das embalagens vazias dos produtos aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos, de acordo com as instruções previstas nas respectivas bulas, no prazo de até um ano, contado da data de compra, ou prazo superior, se autorizado pelo órgão registrante, podendo a devolução ser intermediada por postos ou centros de recolhimento, desde que autorizados e fiscalizados pelo órgão competente".
    Agora combinem com o Decreto:
    Art. 53.  Os usuários de agrotóxicos e afins deverão efetuar a devolução das embalagens vazias, e respectivas tampas, aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos, observadas as instruções constantes dos rótulos e das bulas, no prazo de até um ano, contado da data de sua compra.

            § 1o  Se, ao término do prazo de que trata o caput, remanescer produto na embalagem, ainda no seu prazo de validade, será facultada a devolução da embalagem em até 6 meses após o término do prazo de validade.
    Comentário adicional: uma questão do tipo híbrida, combinando lei e regulamentação.
    cOMENTÁRIOS  "".""""""""."njdhfgbvff
      Agora um trecho do sítio do INPEV: "Quando e onde as embalagens vazias devem ser devolvidas pelo agricultor?

    Quando?
    As embalagens vazias devem ser devolvidas juntas com suas tampas e rótulos quando o agricultor reunir uma quantidade que justifique o transporte. O agricultor tem o prazo de até 1 ano depois de compra para devolver as embalagens vazias. Se sobrar produto na embalagem, poderá devolvê-la até 6 meses após o vencimento".

      

  • A destinação final das embalagens vazias de agrotóxicos é um procedimento complexo que requer a participação efetiva de todos os agentes envolvidos na fabricação, comercialização, utilização, licenciamento, fiscalização e monitoramento das atividades relacionadas com o manuseio, transporte, armazenamento e processamento dessas embalagens.Em 2000 foi aprovada a Lei 9.974 de 06/06/2000, regulamentada pelo Decreto 4.074/02, que estabeleceu regras acerca da destinação final dos resíduos e embalagens de agrotóxicos, entre outras providências. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), por meio da Resolução nº 334/03, dispôs sobre os procedimentos de licenciamento ambiental de estabelecimentos destinados ao recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos.
     
  • Minhoquinha kkk
  • O X da questão é ter a convicção se realmente os prazos legais são esses mesmos de devolução de embalagens vazias ou se a CESPE tá sacaneando.


ID
545554
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), a categoria de Unidade de Conservação que corresponde a um exemplo de Unidade de Proteção Integral é

Alternativas
Comentários
  • Unidades de Proteção Integral (Estação Ecológica, Reserva Biológica, Parque Nacional, Monumento Natural, Refúgio de Vida Silvestre) 

    Unidades de Uso Sustentável (Área de Proteção Ambiental, Área de Relevante Interesse Ecológico; Floresta Nacional; Reserva Extrativista; Reserva de Fauna; Reserva de Desenvolvimento Sustentável;  Reserva Particular do Patrimônio Natural.)


ID
545605
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Diversas técnicas de análise de riscos podem ser utilizadas para a implantação de um projeto, sistema ou unidade. Sobre a Analise Preliminar de Riscos (APR), afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • preliminar com preliminar 


ID
564934
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Análise Preliminar de Riscos (APR) tem importância no que se refere à determinação de uma série de medidas de controle e prevenção de riscos, desde o início operacional do sistema, permitindo revisões de projeto em tempo hábil, com maior segurança, além de definir responsabilidades no que se refere ao controle de riscos. Sua elaboração envolve as seguintes análises:

Alternativas
Comentários
  • da alternativa "b" até a "e"... nunca ouvi falar... 


ID
564937
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Qual seria o melhor estudo a ser aplicado em uma indústria petroquímica que quer fazer uma análise de seus processos, avaliando os riscos conforme sua severidade e frequência, visando à adoção de medidas para maior segurança nas suas plantas futuras?

Alternativas
Comentários
  • Nao entendi essa

  • e) APR


    Combinação de severidade e frequência para determinar a magnitude do risco

  • FALOU EM FUTURO = APR

     


ID
766918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos



Com relação à temática do texto acima, julgue os itens a seguir.

A dispersão não é uma questão importante quando se trata de recuperação de hábitats em unidades reflorestadas com vegetação nativa e protegidas da ação do homem, de forma a se obter a sucessão ecológica.

Alternativas
Comentários
  • É uma das questões mais importantes.


ID
766921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos



Com relação à temática do texto acima, julgue os itens a seguir.

A vantagem adaptativa da dispersão é evitar a competição intra-específica por água e luz e diminuir a taxa de mortalidade intrapopulacional.

Alternativas
Comentários
  • "A dispersão de sementes é um processo importante para as plantas, pois permite uma ampliação da distribuição espacial dos seus descendentes, diminuindo a mortalidade de sementes decorrente de processos denso-dependentes, como a competição intraespecífica e o ataque por patógenos e predadores (Janzen, 1970; Connell, 1971). Além de reduzir os efeitos denso-dependentes, a dispersão da semente permite sua chegada até locais cujo hábitat pode ser mais propício ao seu desenvolvimento do que locais próximos da planta-mãe. Essa chegada até habitat adequado pode ser favorecido pela dispersão direcional, quando a dispersão das sementes pelos agentes dispersores não se dá de forma aleatória (Howe & Smallwood, 1982). Tanto a diminuição dos efeitos negativos de permanecer ao lado da planta-mãe, quanto a dispersão direcional até habitats adequados, aumentam as chances da semente germinar e da futura plântula ter um estabelecimento bem sucedido e sobreviver até sua reprodução."


ID
851725
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A análise de uma amostra enviada para um laboratório de microbiologia de uma empresa que controla a qualidade da água de uma população identifica a presença de bactérias do grupo coliforme. Os resultados dos testes laboratoriais que presumem tais presenças são:

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes alternativa C

  • O que são coliformes totais?

    É um grupo de bactérias Gram-negativas que utilizam a lactose como nutriente e produzem gás, incubados a temperatura de 35-37 ºC por 48 horas. Fazem parte desse grupo Escherichia coli, Enterobacter, Citrobacter e Klebsiella, que estão presentes em vegetais e solo, com exceção de Escherichia coli que habita o trato intestinal do homem e animais.

    Gabarito: Letra C


ID
851743
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em um laboratório de controle de qualidade da água para o consumo humano, realiza-se uma análise que determina a atividade da enzima acetilcolinesterase. Esta determinação laboratorial é recomendada para avaliar a concentração na água de:

Alternativas
Comentários
  • Os organofosforados são compostos agrotóxicos, de ampla comercialização no Brasil, que inibem a enzima acetilcolinesterase, levando a sintomas muscarínicos e nicotínicos, além de possíveis manifestações do sistema nervoso central (SNC).


ID
1135882
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação ao crime de introdução de espécime da fauna silvestre, nativo ou exótico, é CORRETO afirmar que :

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E.

    Decreto 6514/2008.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    a) introduzir espécime animal silvestre, nativo ou exótico, no país ou fora de sua área de distribuição natural, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida pela autoridade ambiental competente, quando exigível, incorrerá na aplicação de multa de R$ 1.000,00 (mil reais), com acréscimo por exemplar excedente de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por indivíduo de espécie constante nos anexos da Convenção de Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção – CITES. ERRADO. Art. 25.  Introduzir espécime animal silvestre, nativo ou exótico, no País ou fora de sua área de distribuição natural, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida pela autoridade ambiental competente, quando exigível:(Redação dada pelo Decreto nº 6.686, de 2008). Multa de R$ 2.000,00 (dois mil reais), com acréscimo por exemplar excedente de: II - R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por indivíduo de espécie constante de listas oficiais de fauna brasileira ameaçada de extinção, inclusive da CITES. (Redação dada pelo Decreto nº 6.686, de 2008).

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    b) introduzir espécime animal silvestre, nativo ou exótico, no país ou fora de sua área de distribuição natural, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida pela autoridade ambiental competente, quando exigível, incorrerá na aplicação de multa de R$ 3.000,00 (três mil reais), com acréscimo por exemplar excedente de R$ 500,00 (quinhentos reais), por indivíduo de espécie não constante em listas oficiais de espécies em risco ou ameaçadas de extinção. ERRADO. Art. 25, Multa de R$ 2.000,00 (dois mil reais), com acréscimo por exemplar excedente de: II - R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por indivíduo de espécie constante de listas oficiais de fauna brasileira ameaçada de extinção, inclusive da CITES. (Redação dada pelo Decreto nº 6.686, de 2008).

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  • c) introduzir espécime da fauna silvestre, nativo ou exótico, no país ou fora de sua área de distribuição natural, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida pela autoridade ambiental competente, quando exigível, incorrerá na aplicação de multa de R$ 500,00 (quinhentos reais), com acréscimo por exemplar excedente de R$ 3.000,00 (três mil reais), por indivíduo de espécie constante em listas oficiais de espécies em risco ou ameaçadas de extinção. ERRADO. Art. 25, Multa de R$ 2.000,00 (dois mil reais), com acréscimo por exemplar excedente de: II - R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por indivíduo de espécie constante de listas oficiais de fauna brasileira ameaçada de extinção, inclusive da CITES. (Redação dada pelo Decreto nº 6.686, de 2008).

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    d) incorre nas mesmas penas aplicadas a introdução de espécime da fauna silvestre, nativa ou exótica, quem comercializa espécime da fauna silvestre não constante de listas oficiais de risco ou ameaça de extinção, sem licença expedida pela autoridade ambiental competente, quando exigível. ERRADO. Art. 25, § 2o  Incorre nas mesmas penas quem reintroduz na natureza espécime da fauna silvestre sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida pela autoridade ambiental competente, quando exigível. (Redação dada pelo Decreto nº 6.686, de 2008).

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    e) entende-se como introdução de espécime animal no país, além do ato de ingresso nas fronteiras nacionais, a guarda e manutenção continuada a qualquer tempo. CERTO. Art. 25, § 1o  Entende-se por introdução de espécime animal no País, além do ato de ingresso nas fronteiras nacionais, a guarda e manutenção continuada a qualquer tempo.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ID
1182073
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os exames para caracterizar crimes ambientais são muito solicitados aos Institutos de Criminalísticas. O Rio de Janeiro, cidade que vai recepcionar os próximos Jogos Olímpicos, a poluição por esgoto doméstico da Lagoa Rodrigues de Freitas é uma preocupação para a organização do evento. Indique a alternativa que apresenta os parâmetros que devem ser analisados para instruir um laudo pericial cujo objetivo é a verificação de contaminação por esgotamento doméstico:

Alternativas
Comentários
  • DQO (Demanda Química de Oxigênio) => mede o consumo de oxigênio ocorrido em função da oxidação química da matéria orgânica. O teste gasta de 2 a 3 h para ser realizado e envolve a utilização de um agente oxidante forte;

    DBO (Demanda Bioquímica ou Biológica de Oxigênio) => corresponde a quantidade de oxigênio consumido na degradação da matéria orgânica no meio aquático por processos biológicos sendo expresso em miligramas por litro (mg/L);

    OD (Oxigênio Dissolvido) => indica o grau de aeração da água. É um excelente indicativo da qualidade da água. A presença de oxigênio dissolvido é de importância vital para os seres aquáticos aeróbios.

    Juntos, esses parâmetros são os mais empregados para medir poluição em meio aquático.

     

  • OD e DBO sao os parametros mais importantes que tem na caracterizacao de agua e esgoto 


ID
1286140
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Dentre os princípios orientadores do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Respostas Rápidas a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2), aquele que tem como fundamento a dificuldade ou a impossibilidade de reparação dos danos causados ao meio ambiente, aplicando-se especificamente às situações de incerteza científica, é o princípio da(o)

Alternativas
Comentários
  • O Princípio 15 - Princípio da Precaução - da Declaração do Rio/92 sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foi proposto na Conferência no Rio de Janeiro, em junho de 1992, que o definiu como "a garantia contra os riscos potenciais que, de acordo com o estado atual do conhecimento, não podem ser ainda identificados". De forma específica assim diz o Princípio 15: "Para que o ambiente seja protegido, serão aplicadas pelos Estados, de acordo com as suas capacidades, medidas preventivas. Onde existam ameaças de riscos sérios ou irreversíveis, não será utilizada a falta de certeza científica total como razão para o adiamento de medidas eficazes, em termos de custo, para evitar a degradação ambiental"

  • DECRETO Nº 5.098, DE 3 DE JUNHO DE 2004.

    Dispõe sobre a criação do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos - P2R2, e dá outras providências. 

    Art. 1o  Fica criado o Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos - P2R2, com o objetivo de prevenir a ocorrência de acidentes com produtos químicos perigosos e aprimorar o sistema de preparação e resposta a emergências químicas no País.

            Parágrafo único.  O P2R2 será constituído de ações, atividades e projetos a serem formulados e executados de forma participativa e integrada pelos governos federal, distrital, estaduais e municipais e pela sociedade civil, e observará os princípios, diretrizes estratégicas e a organização definidos neste Decreto.

            Art. 2o  São princípios orientadores do P2R2, aqueles reconhecidos como princípios gerais do direito ambiental brasileiro, tais como:

            I - princípio da informação;

            II - princípio da participação;

            III - princípio da prevenção;

            IV - princípio da precaução;

            V - princípio da reparação; e

            VI - princípio do poluidor-pagador.

            Art. 3o São diretrizes estratégicas do P2R2:

            I - elaboração e constante atualização de planejamento preventivo que evite a ocorrência de acidentes com produtos químicos perigosos;

            II - identificação dos aspectos legais e organizacionais pertinentes a tais ocorrências;

            III - criação e operação de estrutura organizacional adequada ao cumprimento das metas e dos objetivos estabelecidos no P2R2;

            IV - estímulo à adoção de soluções inovadoras que assegurem a plena integração de esforços entre o poder público e a sociedade civil, especialmente no âmbito dos Estados e Municípios;

            V - definição das responsabilidades respectivas do poder público e dos setores privados em casos de acidentes com produtos químicos perigosos, e dos compromissos a serem assumidos pelas partes de proteger o meio ambiente e a saúde da população;   

     

     

  • VI - desenvolvimento e implementação de sistemas de geração e compilação de informações essenciais à execução eficaz do P2R2, integrando as ações de controle (licenciamento e fiscalização) e de atendimento a emergências, com as atividades de produção, armazenamento, transporte e manipulação de produtos químicos perigosos, bem como assegurando ao cidadão o acesso à informação sobre os riscos de acidentes com produtos químicos perigosos;

            VII - mobilização de recursos humanos e financeiros apropriados e suficientes para assegurar os níveis de desempenho estabelecidos pelo P2R2;

            VIII - fortalecimento da capacidade de gestão ambiental integrada dos órgãos e instituições públicas no âmbito federal, distrital, estadual e municipal, para o desenvolvimento de planos de ações conjuntas, no atendimento a situações emergenciais envolvendo produtos químicos perigosos, estabelecendo seus níveis de competência e otimizando a suficiência de recursos financeiros, humanos ou materiais, no sentido de ampliar a capacidade de resposta; e

            IX - aperfeiçoamento contínuo do P2R2 por meio de processo sistemático de auditoria e avaliação do desempenho e da revisão periódica das diretrizes, dos objetivos e das metas.   

     


ID
1358455
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A auditoria é caracterizada pela confiança em alguns princípios que fazem dela uma ferramenta eficaz e confiável em apoio a políticas de gestão e controles, fornecendo informações com base nas quais uma organização pode agir para melhorar seu desempenho.
O princípio de auditoria que estabelece que confiança, integridade, confidencialidade e discrição são características essenciais para auditar é o princípio da(o)

Alternativas
Comentários
  • Os princípios de auditoria estão relacionados a auditores:

    a) Conduta Ética:

    O fundamento do profissionalismo. Confiança, integridade, confidencialidade e descrição são essenciais para auditar. Um auditor deve ser integro e ético, não deve aceitar presentes e não se deve influenciar por elogios e subornos em uma auditoria.

    b) Apresentação Justa:

    A obrigação de reportar com veracidade e exatidão. Constatações, conclusões e relatórios de auditoria refletem verdadeiramente e com precisão as suas atividades. Obstáculos significantes encontrados durante a auditoria e opiniões divergentes não resolvidas entre a equipe de auditoria e o auditado são relatados, ou seja, o auditor deve relatar tudo aquilo que observa em uma auditoria. Deve faze-la com total zelo e observação aos requisitos e a realidade do que está sendo auditado.

    c) Devido Cuidado Profissional:

    A aplicação de diligência e o julgamento na auditoria. Auditores praticam o cuidado necessário considerando a importância da tarefa que eles executam e a confiança colocada neles pelos clientes e partes interessadas. Ter a competência necessária é um fator importante. Outros princípios se relacionam à auditoria, que é por definição independente e sistemática. Resumindo, a auditoria deve ser feita com muito “carinho”. Os critérios de auditoria devem ser examinados e não se pode “relaxar” na verificação e análise dos requisitos avaliados. Ser competente com base em habilidade, experiência, educação e treinamento previamente definidos e comprovados é fundamental.

    d) Independência:

    A base para a imparcialidade e objetividade das conclusões de auditoria. Auditores são independentes da atividade a ser auditada e são livres de tendências e conflitos de interesse. Auditores mantém um estado de mente aberta ao longo do processo de auditoria para assegurar que as constatações e conclusões de auditoria serão baseadas somente nas evidências de auditoria.

    Se a pessoa trabalha no setor de compras não deveria auditar esse setor em uma auditoria interna. Se você é um auditor de certificadora não seria desejável auditar a empresa que é dirigida por seu irmão ou parente. Se você é um organismo que audita e pode certificar sistemas de gestão seria desejável que não realizasse consultorias.

    e) Abordagem baseada em evidência:

    Méodo racional para alcançar conclusões de auditorias confiáveis e reproduzíveis em um processo sistemático. Evidências são baseadas em amostras das informações disponíveis, uma vez que uma auditoria é realizada durante um período finito de tempo e com recursos finitos. O uso apropriado de amostragem está intimamente relacionado com a confiança que pode ser colocada nas conclusões de auditoria. Não existe “achismo” na auditoria. Ou existem evidências ou não se pode concluir com veracidade sobre um processo auditado.

    FONTE: https://www.verdeghaia.com.br/blog/auditorias-principios-e-classificacao/


ID
1358470
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Define-se o Passivo Ambiental como

Alternativas
Comentários
  • Passivo ambiental pode ser definido como qualquer obrigação da empresa relativos aos danos ambientais causados por ela, uma vez que a empresa é a responsável pelas conseqüências destes danos na sociedade e no meio ambiente. Letra D


ID
1358479
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em relação à definição de risco, considere as afirmativas abaixo.

I – O risco é um resultado medido do efeito potencial do perigo.
II – O risco é uma medida de danos à vida humana, resultante da combinação entre a frequência de ocorrência e a magnitude das perdas ou danos (consequências).
III – O risco é formado por um conjunto de fatores, tais como: natureza do perigo, acessibilidade ou acesso de contato (potencial de exposição), características da população exposta (receptores), probabilidade de ocorrência e magnitude da exposição e das consequências.

É correto o que se afirma em

Alternativas

ID
1358485
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A análise de risco é a caracterização científica sistemática de efeitos adversos, em potencial, da exposição humana ou ecológica a agentes ou atividades perigosas.
Considerando-se a existência de uma população exposta, a análise de risco ambiental é a combinação de dois fatores, que são os seguintes:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: c.

    A Análise de Riscos Ambientais "corresponde a uma estimativa prévia da probabilidade de ocorrência de um acidente e a avaliação das suas consequências sociais, econômicas e ambientais" (Bitar & Ortega, 1998). Deste modo, esse instrumento trata da identificação de situações de risco em um empreendimento em funcionamento, bem como da caracterização das consequências potencias ao meio ambiente, à comunidade, ao empreendimento e seus funcionários, caso o acidente ocorra.

    A Análise de Riscos Ambientais deve necessariamente levar em consideração os possíveis efeitos ambientais de um eventual acidente (Bitar & Ortega, 1998). A partir da identificação dos riscos ambientais e com a implantação de medidas preventivas associadas, o instrumento em questão acaba reduzindo a possibilidade de ocorrência de acidentes ambientais. Deste modo, a Análise de Riscos Ambientais deve fazer parte permanente de programas de gerenciamento ambiental, principalmente nos casos de empresas que operam substâncias com alto poder contaminante e de empresas que se encontrem em áreas onde os processos do meio físico possam acarretar acidentes.

    Fonte: http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/estudos_ambientais/ea23.html.

  • C


ID
1379374
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CMB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) tem como um de seus objetivos

Alternativas
Comentários
  • Letra A:

    Conforme Art. 4º  O SNUC tem os seguintes objetivos:

    VIII - proteger e recuperar recursos hídricos e edáficos;



ID
1493866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Milhares de pessoas elaboraram e assinaram uma petição on-line com o pedido para que o zoológico de Copenhague não executasse uma girafa, um macho jovem chamado Marius. Contudo, o zoológico optou por sacrificar a girafa para evitar consanguinidade entre exemplares da mesma espécie, seguindo o programa europeu de reprodução para girafas.
                                                                                       Internet: < www.bbc.co.uk> (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue o item a seguir, acerca de aspectos relacionados ao tema nele abordado.

O programa europeu usado pelo zoológico da Dinamarca está equivocado, pois o recomendado seria que o exemplar referido no texto reproduzisse antes de ser sacrificado.

Alternativas
Comentários
  • Não era só doar o bicho?

  • Era só isola ló! Que maldade

  • Que terrível essa decisão. Que tal devolvê-lo para a natureza?


ID
1493875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Milhares de pessoas elaboraram e assinaram uma petição on-line com o pedido para que o zoológico de Copenhague não executasse uma girafa, um macho jovem chamado Marius. Contudo, o zoológico optou por sacrificar a girafa para evitar consanguinidade entre exemplares da mesma espécie, seguindo o programa europeu de reprodução para girafas.
                                                                                    Internet: < www.bbc.co.uk> (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue o item a seguir, acerca de aspectos relacionados ao tema nele abordado.

A conservação de animais ex situ, como em zoológicos, não pode ser considerada uma forma de preservação de espécies, que exige preservação realizada in situ.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    Se uma espécie estiver criticamente em perigo, a conservação ex situ pode ser considerada uma alternativa.

  • Questão: A conservação de animais ex situ, como em zoológicos, não pode ser considerada uma forma de preservação de espécies, que exige preservação realizada in situ.

    Resposta: Errada.

    Argumento: Animais ex situ devem ser acolhidos em zoológicos in sito para preservação independente de estarem em vulnerabilidade.

  • ERRADO

    Complementando:

    In situ é uma expressão do latim que significa “no lugar” ou “no local”, na tradução literal para a língua portuguesa.

    ex situ, como você agora já deve imaginar, é justamente o inverso, “fora do lugar”.

    Fonte: https://academiadaconservacao.com.br/blog/ex-situ-e-in-situ-qual-a-diferenca


ID
1493881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O manejo florestal sustentável pode ser definido como a ação de administrar uma floresta com o objetivo de obter benefícios econômicos, sociais e ambientais, com base em mecanismos de sustentação do ecossistema, visando garantir a continuidade da produção. A respeito do manejo florestal sustentável, julgue o seguinte item.

A demora na liberação dos recursos pelos financiadores, a lentidão para apreciação e aprovação dos planos de manejo e a irregularidade da situação fundiária na maioria das áreas a serem manejadas são exemplos de obstáculos a serem superados no manejo florestal sustentável, antes de se chegar à fase de extração de madeira.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    O licenciamento ambiental envolve três etapas;

    • Licença Prévia
    • Licença de Instalação
    • Licença de Operação

    Todo esse processo serve para combater irregularidades como, extração de madeira ilegal e o garimpo para que eles não sejam concedidos de forma rápida e ilegal.

  • esse antes matou
  • Marquei como errada porque pensei que "liberação dos recursos pelos financiadores" poderia ser um obstáculo posterior à extração, e não anterior.


ID
1493890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O manejo florestal sustentável pode ser definido como a ação de administrar uma floresta com o objetivo de obter benefícios econômicos, sociais e ambientais, com base em mecanismos de sustentação do ecossistema, visando garantir a continuidade da produção. A respeito do manejo florestal sustentável, julgue o seguinte item.

No manejo florestal, devem ser mantidas as condições mínimas de sobrevivência para os seres vivos que utilizam a floresta. Árvores que ofereçam outros tipos de produtos como medicamentos, óleos e alimentos devem ser preservadas.

Alternativas
Comentários
  • Anulada.

    Na redação do item, a utilização do termo “preservadas” no lugar de “conservadas” pode ter prejudicado o julgamento objetivo do item, motivo pelo qual se opta pela sua anulação. 


ID
1493929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A respeito do monitoramento ambiental e dos princípios que o norteiam, julgue o próximo item.

O meridiano que passa pelo antigo observatório britânico de Greenwich foi escolhido, convencionalmente, como meridiano de origem (0o ) das longitudes sobre a superfície terrestre e como base para a contagem dos fusos horários. A leste de Greenwich, os meridianos são medidos por valores crescentes até +180º e a oeste, suas medidas são decrescentes até o limite mínimo de -180º.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    O Meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios, o ocidental (ou oeste) e o oriental (ou leste) e representa o ponto inicial da contagem das .

    Ele foi estabelecido como marco zero para a delimitação dos demais meridianos, que são as linhas imaginárias verticais que dividem a superfície terrestre e se encontram nos polos. Por essa razão, a longitude do Meridiano de Greenwich é de 0°.

    A distância medida de qualquer ponto até o Meridiano de Greenwich vai receber o nome de longitude, que possui valor máximo de 180° em cada um dos hemisférios. A capital do Brasil, , por exemplo, está posicionada na longitude 47°52’58’’ O, o que significa que essa é a distância em graus que a cidade está do Meridiano de Greenwich, com a letra O indicando sua localização no hemisfério ocidental.

    Outra importante função do Meridiano de Greenwich é servir de referencial para a determinação dos . Assim como acontece com a longitude, a contagem das horas é realizada a partir desse meridiano. Para isso, criou-se o Greenwich Meridian Time (GMT) ou Horário do Meridiano de Greenwich, chamado agora de Tempo Universal Coordenado (ou UTC, do inglês Universal Coordinated Time).

  • Correta.

    Com relação aos Paralelos: são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste-oeste. Eles nos indicam a latitude, que é a distância, em graus, da linha do Equador até o paralelo de um determinado lugar. Os valores da latitude variam de 0º (linha do Equador) a 90º (polos), devendo ser indicada também a posição: no hemisfério sul (S) ou no hemisfério norte (N).

  • Qual o sentido disso com Monitoramento Ambiental. Acho que o QC errou a classificação da questão.


ID
1493932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A respeito do monitoramento ambiental e dos princípios que o norteiam, julgue o próximo item.

Por meio de satélites geoestacionários para o monitoramento de incêndio florestal na Amazônia, posicionados a 800 km de distância, é possível detectar um foco de fogo maior ou igual a 1 m2 .

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado

    O tamanho de queimadas que os satélites detectam.
    - Para os satélites de órbita polar (NOAAs a 800 km de distância, e TERRA e AQUA a 730 km), trabalhos de validação de campo indicam que uma frente de fogo com cerca de 30 m de extensão por 1 m de largura, ou maior, será detectada. 
    - Para os geoestacionários ( GOES-12, GOES-13 e MSG-2.) a 25 mil km de distância, a frente precisa ter o dobro de tamanho para ser localizada.
    Fonte:http://www.inpe.br/queimadas/faq.php
  • Nossa.. muito específico.
  • 1m² é pouquíssimo, só ter noção de espaço q vc mata a questão. Impossível um satélite q faça isso
  • dá pra resolver matemáticamente por semelhança de triângulos

    |

    | 1 m

    ? m |

    ____|___________________________|

    /_infi_/___________800 Km__________/

    vendo esse 1 m² de muito perto, vc o veria com 1 m. Vendo esse mesmo 1 m² a 800 Km de distância ele, vc o veria de menor tamanho. E para fechar a figura do triângulo colocamos q o ponto de partida começa no infinito (n dá pra desenhar aq). Daí, calcula-se:

    800.10³ + infi = 1

    800.10³ ?

    infi = 1

    ?

    infi . ? = 1

    ? = 0

    então esse satélite não conseguiria identificar esse foco, porque pra ele seria a mesma coisa que nada

  • Um foco precisa ter pelo menos 30 metros de extensão por 1 metro de largura para que os chamados satélites de órbita possam detectá-lo. No caso dos satélites geoestacionários, a frente de fogo precisa ter o dobro de tamanho para ser localizada.


ID
1493935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A respeito do monitoramento ambiental e dos princípios que o norteiam, julgue o próximo item.

O Brasil adota como referência o datum vertical Córrego Alegre, que utiliza o elipsoide de Hayford. O ponto de referência para o datum horizontal é o marégrafo de Imbituba, em Santa Catarina.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado

    Conforme IBGE, atualmente o Brasil adota o DATUM SIRGAS 2000. Caracterização do SIRGAS2000 - Sistema Geodésico de Referência:Sistema de Referência Terrestre Internacional – ITRS (International Terrestrial Reference System).


    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Datum.


  • Questão ERRADA

    Conceitos invertidos em algumas partes.

    Resposta: Na prática a determinação do DATUM vertical envolve um marégrafo ou uma rede de marégrafos para a medição do nível médio dos mares. No Brasil o ponto de referência para o DATUM vertical é o marégrafo de Imbituba, em Santa Catarina.


ID
1493941
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca das características dos grupos e categorias de UCs definidas na regulamentação legal do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, julgue o item que se segue.

A preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica é um dos objetivos da categoria parque nacional, na qual são permitidas atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    .

    Os PARNAs integram o grupo de Proteção Integral e têm o objetivo de preservar a natureza e permitir apenas o uso indireto de seus recursos ambientais. Então, em um Parque Nacional é permitido a preservação ambiental, a pesquisa científica, atividades de recreação, educação ambiental e o turismo ecológico.

    Os PARNAs são de domínio público e as áreas privadas serão desapropriadas. Os PARNAs, como todas as UCs, são criadas por Ato do Poder Público.

  • Só não entendi essa parte " interpretação ambiental", mas tudo bem.

    Segue o baile.

  • Certo.

    Art. 11/9.985-2000: O Parque Nacional tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9985.htm

  • Li beleza cênica (MONA) e fui direto no errado, agora aprendi que PARNA também tem.

  • fui seco em Errado pq jurava que era Monumento Nacional
  • Art. 11. O Parque Nacional tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

    § 1 O Parque Nacional é de posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites serão desapropriadas, de acordo com o que dispõe a lei.

    § 2 A visitação pública está sujeita às normas e restrições estabelecidas no Plano de Manejo da unidade, às normas estabelecidas pelo órgão responsável por sua administração, e àquelas previstas em regulamento.

    § 3 A pesquisa científica depende de autorização prévia do órgão responsável pela administração da unidade e está sujeita às condições e restrições por este estabelecidas, bem como àquelas previstas em regulamento.


ID
1493947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca das características dos grupos e categorias de UCs definidas na regulamentação legal do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, julgue o item que se segue.

A reserva da biosfera é uma categoria de UC do grupo de proteção integral que visa à gestão integrada do território.

Alternativas
Comentários
  • Lei Federal nº 9.985/2000:

    Art. 41. A Reserva da Biosfera é um modelo, adotado internacionalmente, de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais, com os objetivos básicos de preservação da diversidade biológica, o desenvolvimento de atividades de pesquisa, o monitoramento ambiental, a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações.

    § 1º A Reserva da Biosfera é constituída por:

    I – uma ou várias áreas-núcleo, destinadas à proteção integral da natureza;

    II – uma ou várias zonas de amortecimento, onde só são admitidas atividades que não resultem em dano para as áreas-núcleo; e

    III – uma ou várias zonas de transição, sem limites rígidos, onde o processo de ocupação e o manejo dos recursos naturais são planejados e conduzidos de modo participativo e em bases sustentáveis.

    § 2º A Reserva da Biosfera é constituída por áreas de domínio público ou privado.

    § 3º A Reserva da Biosfera pode ser integrada por unidades de conservação já criadas pelo Poder Público, respeitadas as normas legais que disciplinam o manejo de cada categoria específica.

  • não entendi porque esta errado

  • Art. 8 O grupo das Unidades de Proteção Integral é composto pelas seguintes categorias de unidade de conservação:

    I - Estação Ecológica;

    II - Reserva Biológica;

    III - Parque Nacional;

    IV - Monumento Natural;

    V - Refúgio de Vida Silvestre.

    O erro da questão está em colocar a BIOSFERA nesse grupo.

  • Errado.

    As categorias de proteção integral são: estação ecológica, reserva biológica, parque, monumento natural e refúgio de vida silvestre.

    Fonte: http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao/o-que-sao.html

  • achei q pudesse ser um sinônimo
  • Trata-se de uma categoria sui generis.

    Não incluída no SNUC.

    Caráter internacional, reconhecida pela UNESCO.

  • A reserva de Biosfera é um modelo de gestão, e não um tipo de UC.

    A reserva de Biosfera é um mosaico de areas . Podendo ser constituida por unidades de conservacao federais, estaduais, municipais; zonas de amortecimento e etc...


ID
1493950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca das características dos grupos e categorias de UCs definidas na regulamentação legal do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, julgue o item que se segue.

As UCs do grupo de proteção integral, como a área de proteção ambiental do Tapajós, têm como objetivo básico a preservação da natureza e o uso direto dos seus recursos naturais.

Alternativas
Comentários
  • Tem por objetivo, preservar a natureza, admitindo- se apenas o uso indireto dos seus recursos naturais como por exemplo: recreação em contato com a natureza, turismo ecológico, etc. Outra questão poderá ajudar:


    Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: ICMBIO

    Prova: Técnico Ambiental Acerca das características dos grupos e categorias de UCs definidas na regulamentação legal do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, julgue o item que se segue.


    (C) A preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica é um dos objetivos da categoria parque nacional, na qual são permitidas atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.


  • Gabarito: errado

    Art. 7o

    I - Unidades de Proteção Integral;

    § 1o O objetivo básico das Unidades de Proteção Integral é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos nesta Lei.


    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9985.htm

  • 2 ERROS

     

    1-

    O objetivo básico das Unidades de Proteção Integral é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos nesta Lei.

     

    2-

    A APA é uma Unidade de Uso Sustentável

  • GABARITO: ERRADO

    .

    Erros apresentados pela banca:

    1º - APAs são do grupo de Uso Sustentável

    2º - Os objetivos do grupo de Proteção Integral são: Preservação da natureza e Uso INdireto de seus recursos naturais.

  • APA é Unidade de Conservação de Uso Sustentável e tem como objetivo conservar o meio ambiente e possibilita o uso sustentável da mesma

  • A APA do Tapajós está inserida na Bacia Hidrográfica do Tapajós, sub-bacia do Jamanxim, dentro da Amazonia Legal.

    A principal ameaça da região é o desmatamento. A regiao possui varios rios, o que justifica a sua constituicao como area de protecao ambiental (APA), a fim de disciplinar a ocupacao, e instituir normas que ajudem a cercear o desmatamento ilegal.

    Art. 15.   A Área de Proteção Ambiental é uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. (LEI 9.985- SNUC)


ID
1493959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A terceira reunião anual do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Lorena teve como objetivo principal discutir o plano de manejo da UC federal e definir sua zona de amortecimento com a determinação do mapa da zona de amortecimento da UC.

Internet: < www.icmbio.gov.br> (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas acima e a legislação pertinente, julgue o item subsequente.

A decisão do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Lorena a respeito da zona de amortecimento da UC deve ser acatada pelo órgão gestor da unidade.

Alternativas
Comentários
  • Se é consultivo....

  • É Conselho Consultivo, e não Conselho Deliberativo.

  • Entende-se por Zona de Amortecimento (ZA) “o entorno de uma unidade de conservação, onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade”

  • Conselho consultivo não decide, apenas consulta

  • Conselho Consultivo poderá emitir uma recomendação/indicação, mas não que ela deve ser acatada pelo gestor. Diferentemente se fosse uma recomendação do Conselho Deliberativo.

  • Gabarito: Errado.

    "Há dois tipos de conselhos para UCs: conselho consultivo e conselho deliberativo. Os objetivos do conselho consultivo são: oferecer transparência para a gestão da UC por meio de controle social; contribuir para a elaboração e implantação do Plano de Manejo; e integrar a UC às comunidades, setor privado, instituições de pesquisa, ONGs, poder público, bem como às outras Áreas Protegidas situadas no entorno. Os conselhos deliberativos têm as seguintes funções adicionais: aprovar o Plano de Manejo e a contratação de Oscips para gestão compartilhada".

    Fonte: https://imazon.org.br/conselhos-de-unidades-de-conservacao-guia-sobre-sua-criacao-e-seu-funcionamento/

    Logo, a respeito da zona de amortecimento o órgão gestor da unidade deve acatar a decisão do Conselho Deliberativo da Floresta Nacional de Lorena.


ID
1493962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A terceira reunião anual do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Lorena teve como objetivo principal discutir o plano de manejo da UC federal e definir sua zona de amortecimento com a determinação do mapa da zona de amortecimento da UC.

Internet: < www.icmbio.gov.br> (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas acima e a legislação pertinente, julgue o item subsequente.

Por meio do conselho consultivo, representantes da sociedade e dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais podem acompanhar a elaboração, implementação e revisão do plano de manejo da floresta nacional de Lorena.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

    Lei 9985/2000(SNUC)

    Art. 17

    § 5º A Floresta Nacional disporá de um Conselho Consultivo, presidido pelo órgão responsável por sua administração e constituído por representantes de órgãos públicos, de organizações da sociedade civil e, quando for o caso, das populações tradicionais residentes.

    Art. 29. Cada unidade de conservação do grupo de Proteção Integral disporá de um Conselho Consultivo, presidido pelo órgão responsável por sua administração e constituído por representantes de órgãos públicos, de organizações da sociedade civil, por proprietários de terras localizadas em Refúgio de Vida Silvestre ou Monumento Natural, quando for o caso, e, na hipótese prevista no § 2o do art. 42, das populações tradicionais residentes, conforme se dispuser em regulamento e no ato de criação da unidade.(Regulamento)

  • Há dois tipos de conselhos para UCs: conselho consultivo e conselho deliberativo. Os objetivos do conselho consultivo são: oferecer transparência para a gestão da UC por meio de controle social; contribuir para a elaboração e implantação do Plano de Manejo; e integrar a UC às comunidades, setor privado, instituições de pesquisa, ONGs, poder público, bem como às outras Áreas Protegidas situadas no entorno. Os conselhos deliberativos têm as seguintes funções adicionais: aprovar o Plano de Manejo e a contratação de Oscips para gestão compartilhada.

  • "Por meio do conselho consultivo, representantes da sociedade e dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais podem acompanhar a elaboração, implementação e revisão do plano de manejo da floresta nacional de Lorena"

    A lei não cita eles no conselho consultivo, principalmente com a questão indicando que é uma floresta NACIONAL, alguém sabe dizer pq diabos isso está certo?


ID
1524454
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) foi estabelecido para conceder créditos para projetos que reduzam ou evitem emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos países em desenvolvimento. A esse respeito, analise as assertivas a assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Os “créditos de carbono” são obtidos na forma de Reduções Certificadas de Emissões (RCEs) medidas em toneladas de dióxido de carbono equivalente.
II. Os critérios de elegibilidade dos projetos de MDL incluem: contabilização das emissões que ocorrem fora dos limites do projeto; promoção de benefícios mensuráveis, reais e de longo prazo, relacionados com a mitigação da mudança do clima; relação aos gases e setores definidos no Anexo A do Protocolo de Quioto ou que se refiram às atividades de projetos de reflorestamento e florestamento.
III. O Documento de Concepção do Projeto deverá incluir a descrição das metodologias para o cálculo da redução de emissões de gases de efeito estufa; para o estabelecimento dos limites das atividades de projeto; para o cálculo das fugas.
IV. O método de monitoramento do projeto deverá estar de acordo com metodologia previamente aprovada ou, se utilizada nova metodologia, esta deverá ser submetida à aprovação ou comprovar que tenha sido bem sucedida anteriormente.
V. Para que resultem em RCEs, as atividades de projeto do MDL devem, necessariamente, passar pelas seguintes etapas do ciclo do projeto: elaboração do documento de concepção do projeto; validação; aprovação, registro; monitoramento; verificação/certificação; emissão das RCEs.

Alternativas

ID
1599355
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Monitoramento Ambiental consiste na realização de medições e/ou observações específicas, dirigidas a alguns poucos indicadores e parâmetros, com a finalidade de verificar se determinados impactos ambientais estão ocorrendo, podendo ser dimensionada sua magnitude e avaliada a eficiência de eventuais medidas preventivas adotadas. Como exemplo, pode-se citar o monitoramento de um recurso hídrico, que tem os seguintes objetivos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    Analisar a autodepuração da água para se garantir a eutrofização. (evitar)


ID
1657384
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre a importância da realização de batimetria em estudos de rios e reservatórios, considere as seguintes afirmativas:
1. Quando da construção de barragens, é importante realizar a batimetria dos reservatórios durante sua vida útil, já que eles podem sofrer assoreamento.
2. O sedimento, ficando retido nos reservatórios, faz com que não haja necessidade de estudos batimétricos a jusante da barragem.
3. A avaliação da batimetria permite determinar a descarga sólida média afluente ao reservatório.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1867255
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Norma Regulamentadora 9 (NR9) trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Dentro do PPRA é realizada uma etapa de Avaliação Preliminar da Exposição a Riscos, buscando o reconhecimento e a avaliação dos riscos provocados pelos agentes físicos, químicos e biológicos.

Assinale a opção que apresenta um exemplo de agente biológico de risco.

Alternativas
Comentários
  • NORMA REGULAMENTADORA nº 9

     

    9.1.5.3 Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

     

     

     

    FONTE: http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr9.htm


ID
1867261
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Lei nº 9.605/98 dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Segundo esse instrumento legal deteriorar arquivo, registro, museu, biblioteca, pinacoteca, instalação científica ou similar protegido por lei é um exemplo de crime

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998.

     

    Seção IV - Dos Crimes contra o Ordenamento Urbano e o Patrimônio Cultural

     


    Art. 62. Destruir, inutilizar ou deteriorar:

    II - arquivo, registro, museu, biblioteca, pinacoteca, instalação científica ou similar protegido por lei, ato administrativo ou decisão judicial:

  • ART. 62, lei 9605/98

    sendo crime contra ordenamento urbano/ patrimônio cultural.


ID
1867282
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Segundo a Resolução CONAMA nº 001/86, no diagnóstico ambiental da área de influência de um projeto deve ser realizada a completa descrição e a análise dos recursos ambientais e suas interações.

No diagnóstico ambiental do meio biológico e dos ecossistemas naturais da área de influência de um projeto deve-se considerar:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Resolução Conama 01/86, o diagnóstico ambiental da área de influência do projeto será feitos para os meios físico, meio biológico e os ecossitemas naturais, e o meio sócioeconômico. 

     

    a) Meio físico

    b) Meio sócioeconômico

    c) Meio sócioeconômico

    d) Meio biológico

    e) Meio sócioeconômico

  • letra d.

     

    Artigo 6º - O estudo de impacto ambiental desenvolverá, no mínimo, as seguintes atividades técnicas:

    I - Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação do projeto, considerando:

    ...

    b) o meio biológico e os ecossistemas naturais - a fauna e a flora, destacando as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção e as áreas de preservação permanente;

     

    http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res0186.html

  • GABARITO D

    a) as águas e as correntes marinhas.= MEIO FÍSICO

    b) o uso e ocupação do solo. = MEIO FÍSICO

    c) os sítios e monumentos arqueológicos. = MEIO SOCIOECONÔMICO

    d) as áreas de preservação permanente.= MEIO BIOLÓGICO

    e) as relações de dependência entre a sociedade local e os recursos ambientais. = MEIO SOCIOECONÔMICO


ID
1871857
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As ações do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com a participação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle.

A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitos pelo(s)/pela:

Alternativas
Comentários
  • Vejam o que diz esse documento:

     

    Para uma grande indústria que possui um organizado Serviço Especializado de Segurança, a elaboração do programa não constitui nenhum problema, para um supermercado ou uma oficina de médio porte, que por lei não necessitam manter um SESMT, isto poderá vir a ser um problema.

     

    As opções para elaboração, desenvolvimento, implementação do PPRA são :

    Empresas com SESMT - neste caso o pessoal especializado do SESMT será responsável pelas diversas etapas do programa em conjunto com a direção da empresa.


    Empresas que não possuem SESMT - nesta situação a empresa deverá contratar uma firma especializada ou um Engenheiro de Segurança do Trabalho para desenvolvimento das diversas etapas do programa em conjunto com a direção da empresa.

     

    Fonte: INTRODUÇÃO À SAÚDE OCUPACIONAL. Prof. Leonardo Sapucaia

  • NR 9

    9.3.1.1 A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR.

  • Continuo discordando do gabarito, nem sempre a informação está disponível no órgão, conforme cita o colega Fabrício. Se o enunciado da questão colocasse "informação disponível" beleza... mas não foi o caso.


ID
1882390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Para o monitoramento da área inundada de um reservatório, bem como da qualidade da água, devem ser instaladas estações hidrométricas. A quantidade de estações hidrométricas a serem instaladas deve ser definida em função

Alternativas
Comentários
  • Resolução Conjunta ANEEL/ANA nº 3 de 10/08/2010

    Art. 2º Na definição do número de estações hidrométricas deverão ser considerados:

    I - a área de drenagem incremental de cada aproveitamento, para o monitoramento pluviométrico, limnimétrico, fluviométrico e sedimentométrico;

    II - a área inundada do reservatório para o monitoramento da qualidade da água.


ID
1882393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Assinale a opção que apresenta corretamente os parâmetros a serem avaliados no momento da realização de manutenção preventiva e corretiva nas estações hidrometeorológicas.

Alternativas
Comentários
  • Manutenção preventiva= equipamentos
  • roteiros das estações - INFORMAÇÕES ( PREVENTIVA ) /

    mapas de acesso - INFORMAÇÕES ( PREVENTIVA ) /

    fichas descritivas - INFORMAÇÕES ( PREVENTIVA ) /

    informações técnicas sobre os equipamentos instalados e as medições que serão realizadas - INFORMAÇÕES ( PREVENTIVA ) /

    reparos e substituições de equipamentos - SUBSTITUIÇÃO E REPARO ( CORRETIVA) .


ID
1882396
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Na manutenção e limpeza dos sensores pluviométricos automáticos de uma bacia, é necessário considerar

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    A situação dos sensores pluviométricos automático deverá ser verificada considerando aspectos como: desobstrução da área de captação (se existente), funcionamento do sistema de medição (sistemas de básculas, etc.) e, principalmente, a exposição do equipamento.

    Fonte: http://arquivos.ana.gov.br/infohidrologicas/cadastro/OrientacoesParaOperacaoDeEstacoesHidrometricas-VersaoJun12.pdf (p. 20)

  • A letra B refere-se à manutenção e limpeza dos sensores de nível.


ID
2100787
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Para mitigar consideravelmente os impactos ambientais negativos provocados pela construção de barragens, é necessário

Alternativas

ID
2100820
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O monitoramento ambiental envolve a seleção adequada de indicadores. O primeiro passo na escolha dos indicadores é a observação de alguns princípios, como

Alternativas

ID
2100823
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Minhocas são organismos edáficos indicados para monitorar os impactos decorrentes do uso de agrotóxicos na agropecuária, pois

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica essa questão, pois achei nada a ver. A resposta mais correta seria a alternativa D.

    Existem várias iniciativas de uso desses animais em diversos testes ecotoxicológicos no país, como indica o estudo dos pesquisadores Cintia Niva, George Brown e Jörg Römbke:

    Ensaio de ecotoxicidade aguda: esse ensaio avalia o efeito do solo contaminado sobre a mortalidade de oligoquetas após duas semanas, e tem sido utilizado com minhocas para determinar a toxicidade de agrotóxicos no solo para fins de registro. Entretanto, muitas vezes, os contaminantes presentes no solo podem não matar, mas causar alterações no desenvolvimento, crescimento e reprodução dos organismos que nele vivem, e ainda serem acumulados no corpo e transferidos para outros organismos que se alimentam deles. Por isso, se desenvolveram outros ensaios.

    Ensaio de ecotoxicidade crônica: avalia o efeito de concentrações subletais de contaminantes sobre a reprodução de oligoquetas. Nesse caso, o número de juvenis gerados ao final de um período mais prolongado de exposição (4 a 8 semanas) é comparado entre solo contaminado e não contaminado.

    Ensaio de bioacumulação: calcula a capacidade de um oligoqueta acumular um determinado contaminante ao longo do tempo. Esse ensaio é especialmente importante para avaliar se o contaminante poderá afetar a cadeia alimentar do ecossistema.

    Ensaio de fuga: esse ensaio estima rapidamente a capacidade das minhocas de escolher entre um solo contaminado ou não contaminado, e tem mostrado boa sensibilidade no diagnóstico da qualidade do solo.

  • Alternativas

    A) Errada. A porosidade do solo facilita a percolação do poluente

    C) Errada: quando em contato com o poluente, absorver os contaminantes da solução do solo por meio de contato direto e passagem pela cutícula (Vijver et al. 2003; Castellanos & Hernandez 2007).

    D) Errada: A partir do contato com o poluente,as minhocas podem se intoxicar, morrer, ou sobreviver, incorporar e até bioacumular esses poluentes em seus tecidos (Curry 2004), e portanto, não necessariamente havendo sua morte.

    E) Errada: Quando se alimenta, a minhoca pode ingerir, incorporar ou adsorver o poluente

    B) Correta: Considerando seus deslocamentos aleatórios pelas camadas do solo, o poluente ingerido, incorporarado ou adsorvido pela minhoca poderá ser transportado para camadas mais profundas junto à ela.

  • Ellis et al. (2007) verificaram que quanto maior a adsorção do composto ao substrato, menor é a mortalidade das minhocas. Por outro lado, as minhocas também influenciam os processos de dissipação de vários poluentes no solo  (Farenhorst et al. 2000, Singer et al. 2001, entre outros).


ID
2369467
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Dentre os passos que devem ser seguidos pelas instituições interessadas em implantar a A3P, tem-se o que estabelece a realização de ‘diagnóstico ambiental’. São exemplos de procedimentos para realizar este passo, EXCETO:

Alternativas

ID
2429161
Banca
EDUCA
Órgão
CRQ - 19ª Região (PB)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O monitoramento é o conjunto de práticas que visam o acompanhamento de determinadas características de um sistema, sempre associado a um objetivo. No monitoramento da qualidade das águas naturais, são acompanhadas as alterações nas características físicas, químicas e biológicas da água, decorrentes de atividades antrópicas e de fenômenos naturais.


A rede de monitoramento de qualidade de água é constituída pelos seguintes elementos:


Assinale a alternativa CORRETA:


I. Pontos de coleta, denominados estações d monitoramento, definidos em função dos objetivos da rede e identificados pelas coordenadas geográficas.

II. Conjunto de instrumentos utilizados na determinação de parâmetros em campo e em laboratório.

III. Conjunto de equipamentos utilizados na coleta: baldes; amostradores em profundidade (garrafa de Van Dorn); corda; frascos, caixa térmica, veículos; barcos; e motores de popa.

IV. Protocolos para a determinação de parâmetros em campo; para a coleta e preservação das amostras, para análise laboratorial dos parâmetros qualidade; e para identificação das amostras.

V. Estrutura logística de envio das amostras: locais para o envio das amostras; disponibilidade de transporte; logística de recebimento e encaminhamento das amostras para laboratório. 


Estão CORRETAS:  

Alternativas

ID
2453404
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Todas as atividades / empreendimentos devem possuir plano com medidas de proteção ambiental. No caso das atividades minerárias, os estudos sistemáticos possibilitaram determinar algumas ações de proteção visando controlar a poluição.

Analise as afirmativas a seguir sobre o controle da poluição do ar.

I. Deve-se fazer a aspersão de água em estradas, por meio de carros-pipas ou redes aspersoras fixas.

II. É correto proteger com cobertura vegetal as áreas decapadas, pilhas de estéril e cava de mina, a fim de evitar a erosão eólica.

III. É proibida a colocação de cinturões verdes no entorno dos empreendimentos minerários, pois eles intensificam a dispersão da poluição do ar.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas

ID
2453410
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Na atualidade, há diversos estágios de processos biológicos que podem ser aplicados ao controle ambiental. Geralmente, esses processos são divididos em dois grandes grupos chamados de tratamento ativo e tratamento passivo.

Analise as afirmativas a seguir sobre esses processos.

I. O tratamento ativo maximiza a taxa de remoção do poluente pela otimização da atividade metabólica das espécies biológicas envolvidas.

II. O tratamento passivo se utiliza das espécies biológicas em condições naturais, requerendo controles básicos, manutenção e monitoramento periódicos.

III. O tratamento ativo requer controle de processo, pessoal e infraestrutura semelhante ao de uma unidade de tratamento convencional.

IV. O tratamento passivo usa processos de precipitação de hidróxidos em condições aeróbicas, remoção de metal em biomassas, filtração de material suspenso, entre outros, para remoção de contaminantes.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Gusek (1995), analisou os processos de tratamento de água divididos em dois grandes grupos: tratamento ativo e tratamento passivo. O tratamento ativo procura maximizar a taxa de remoção do poluente pela otimização da atividade metabólica das espécies biológicas envolvidas, enquanto que o tratamento passivo se utiliza da atividade das espécies biológicas em condições naturais. Cabe ressaltar que o tratamento ativo requer infraestrutura, pessoal, controle de processo e manutenção da mesma forma que uma unidade de tratamento convencional e o tratamento passivo necessita somente de controles básicos, manutenção e monitoramento periódicos. No caso do tratamento passivo para remoções de contaminantes, incluem-se processos de precipitação de hidróxidos em condições aeróbicas, precipitação de carbonatos e sulfetos em condições anaeróbicas, filtração de material suspenso, remoção de metal em biomassas, precipitação e neutralização de amônia gerada e adsorção e troca com plantas ou outros materiais biológicos.


ID
2453419
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Segundo Rohde (2013), o monitoramento de um geossistema é uma atividade de controle ambiental que começa após o estabelecimento da hipótese inicial (configurada no Rima) e que serve, em última análise, para testar sua validade. O programa de monitoramento ambiental deve ser explicitado não só em termos de abrangência geográfica, mas justamente na frequência das observações, medidas e análises e no repasse das informações ao órgão de controle ambiental.

Analise as afirmativas sobre os aspectos de um programa de monitoramento de geossistema, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O monitoramento espacial consiste no acompanhamento e cartografação da evolução pedológica, geológica e geomorfológica pela influência antrópica

( ) O monitoramento biogeoquímico abrange as medidas pós-EIA (Estudos de Impacto Ambiental) com relação a metais pesados, elementos-traço e substâncias potencialmente poluidoras dentro do geossistema e nos vegetais, servindo para testar a(s) hipótese(s) dos Estudos de Impacto Ambiental e do RIMA (Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente).

( ) O monitoramento climático objetiva caracterizar o mesoclima induzido na área do empreendimento e serve para determinar a existência de microclimas artificiais.

( ) O monitoramento físico-mecânico serve para acompanhar a sismicidade induzida, da substância artificial e dos movimentos de massa na área do empreendimento.

Assinale a sequência CORRETA:

Alternativas

ID
2458702
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Na década de 1990 foram fundadas as políticas públicas relacionadas às emissões de carbono no Brasil, e o posicionamento brasileiro quanto ao regime de mudança climática. No processo de negociação, o Brasil liderou o processo da Convenção de Mudança Climática (1990‐1992), pois sua política de mudança climática é um dos mais complexos e relevantes regimes internacionais porque implica profundas inter‐relações entre a economia e o ambiente global. São artigos da Política Nacional de Mudanças no Clima, EXCETO:

Alternativas

ID
2488228
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os contaminantes presentes nos esgotos sanitários causam diversos efeitos negativos sobre a natureza.

Relacione os contaminantes presentes nos esgotos sanitários aos seus respectivos efeitos.

1. Materiais orgânicos biodegradáveis

2. Sólidos em suspensão

3. Nitrogênio e fósforo


( ) Podem levar ao desenvolvimento de depósitos de lodo e a degradação sob condições anaeróbias.

( ) Sua estabilização biológica pode levar ao esvaziamento das fontes de oxigênio natural e ao desenvolvimento de condições sépticas.

( ) Podem levar ao crescimento indesejável da flora aquática causando um processo de eutrofização.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • MATERIAIS ORGÃNICOS BIODEGRADAVEIS:

     

    De uma forma simples, aquilo que é biodegradável decompõe-se naturalmente. Quando algo é biodegradável, significa que ele é derivado de matérias-primas biológicas. Assim, quando são descartados em locais adequados, com apoio de microorganismos, eles se decompõem na natureza, sem prejudicá-la. Cascas de frutas, de ovos, restos de vegetais, talos de verduras, frutas estragadas, papel, borra de café são exemplos desses resíduos, que são mais facilmente absorvidos pela terra, minimizando os impactos ambientais.

     

    SÓLIDOS EM SUSPENSÃO

    Todas as substâncias que após filtração e secagem, permaneçam retidas na membrana (fibra de vidro com porosidade 1,2 µm).

     

     

    NITROGÊNIO E FOSFÓRO 

     

    O nitrogênio é um elemento indispensável para o crescimento de algas, podendo, por isso, em certas condições, conduzir ao fenômeno de eutrofiza- ção de lagos e represas. Em um curso de água, a determinação da forma predominante do nitrogênio pode fornecer indicações sobre o estágio da poluição eventualmente ocasionada por algum lançamento de esgoto a montante.

     

    O fósforo é um nutriente essencial para o crescimento dos microrganismos responsáveis pela estabilização da matéria orgânica. Usualmente, o esgoto doméstico possui um teor suficiente de fósforo, mas em certos despejos industriais o teor pode ser insuficiente para o crescimento dos microrganismos,  o fósforo é um nutriente essencial para o crescimento de algas, podendo, por isso, em certas condições, conduzir a fenômenos de eutrofização de lagos e represas, o fósforo não apresenta implicações sanitárias na qualidade da água.

     

     

     

     

    O melhor está por vir. Acredite!

     

  • c)

    2 – 1 – 3 


ID
2507992
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

De acordo com resolução CONAMA Nº 430/2011, que dispõe sobre as condições e os padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução nº 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA, para o lançamento direto de efluentes oriundos de sistemas de tratamento de esgotos sanitários, algumas condições e padrões deverão ser seguidos, sendo um desses, a medida do pH. Assinale a alternativa que corresponde a medida de pH adequado para emissão direta de efluentes de acordo com essa resolução.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    I - condições de lançamento de efluentes:

    a) pH entre 5 a 9;

  • Em condições normais, o pH da água deve ser entre 6 e 9, mas o lançamento de efluentes pode ser feito com pH entre 5 e 9.

  • Art. 16. Os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados diretamente no corpo receptor desde que obedeçam as condições e padrões previstos neste artigo, resguardadas outras exigências cabíveis:

    I - condições de lançamento de efluentes:

    a) pH entre 5 a 9;

    b) temperatura: inferior a 40°C, sendo que a variação de temperatura do corpo receptor não deverá exceder a 3°C no limite da zona de mistura;

    c) materiais sedimentáveis: até 1 mL/L em teste de 1 hora em cone Inmhoff. Para o lançamento em lagos e lagoas, cuja velocidade de circulação seja praticamente nula, os materiais sedimentáveis deverão estar virtualmente ausentes;

    d) regime de lançamento com vazão máxima de até 1,5 vez a vazão média do período de atividade diária do agente poluidor, exceto nos casos permitidos pela autoridade competente;

    e) óleos e graxas:

    1. óleos minerais: até 20 mg/L;

    2. óleos vegetais e gorduras animais: até 50 mg/L;

    f) ausência de materiais flutuantes; e

    g) Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO 5 dias a 20°C): remoção mínima de 60% de DBO sendo que este limite só poderá ser reduzido no caso de existência de estudo de autodepuração do corpo hídrico que comprove atendimento às metas do enquadramento do corpo receptor;


ID
2538625
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Conforme a Resolução CONAMA 398/2008 e suas alterações, o Plano de Emergência Individual para incidentes de poluição de óleo em corpos hídricos estabelece que a dimensão das barreiras de contenção das manchas de óleo derramado deve ser, no mínimo,

Alternativas
Comentários
  • ANEXO III - Critérios para o Dimensionamento da Capacidade Mínima de Resposta

    Contenção da mancha de óleo: De acordo com o cálculo da capacidade efetiva diária de recolhimento de óleo - CEDRO (item 2.2 do Anexo III).


ID
2538628
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As barreiras absorventes, utilizadas para limpeza final da área de derramamento, nos locais inacessíveis aos recolhedores e, em alguns casos, para proteção de litorais vulneráveis em sua extensão, ou outras áreas especiais, deverão ter

Alternativas
Comentários
  • o mesmo comprimento das barreiras utilizadas para a contenção.

  • Barreiras de contenção são utilizadas para minimizar o espalhamento de determinados produtos flutuantes e que não se misturam à água, contendo ou desviando, a fim de proteger áreas sensíveis, amenizar os impactos do incidente ou da possível contaminação.

    Comumente, as Barreiras de Contenção são utilizadas em operações de resposta a derramamentos de óleo.

    Por serem essenciais para uma resposta bem-sucedida e eficaz, a seleção da barreira mais apropriada para a operação deve ser bem especificada tecnicamente e se basear, resumidamente, no local em que o equipamento será utilizado, de acordo com a proximidade da costa ou alto mar, com as condições meteorológicas e com as marés (altura das ondas, velocidade dos ventos e correntes).

    A barreira de contenção é utilizada para derramamentos de petróleo, óleo ou produtos químicos. Seu princípio de funcionamento somente é possível através de líquidos que são imiscíveis, ou seja, líquidos que não se misturam.

    Uma barreira de contenção é formada por uma série de boias ligadas umas nas outras, estas boias evitam que o líquido químico e/ ou poluente se espalhe por todo o rio, lago ou mar.

    Por sua formação estrutural, a barreira de contenção é também bastante flexível e consegue, no caso de estar em alto mar, acompanhar o movimento das ondas, sendo assim muito mais eficiente.

  • A contenção do óleo sobrenadante e sua subsequente remoção requer o uso de diversos tipos de barreiras de contenção e diferentes equipamentos de remoção. A capacidade de resposta aos derrames permeia fatores como rapidez e eficiência do acionamento das equipes; quantidade, disponibilidade e aplicabilidade dos equipamentos de combate; quantidade e disponibilidade de pessoal qualificado para o trabalho e condições meteorológicas e oceanográficas na ocasião do acidente. A rápida contenção e remoção do óleo derramado é vital para se evitar a contaminação de outra áreas.

    A contenção do óleo é normalmente realizada com a utilização de barreiras de contenção que concentram o óleo para seu posterior recolhimento. Existem vários tipos e modelos de barreiras, manufaturadas com diferentes tipos de material. A escolha do tipo de barreira está associada a fatores como cenário acidental, tipo do óleo, condições ambientais, etc.

    Na maioria das vezes a contenção do óleo é trabalhado conjuntamente com ações de remoção do produto. Para tanto uma série de equipamentos ou materiais podem ser utilizados como “skimmers”, barcaças recolhedoras, cordas oleofílicas, caminhões vácuo, absorventes granulados, entre muitos outros. A aplicabilidade de cada um deles está associada a fatores como tipo de óleo; extensão do derrame; locais atingidos; acessos e condições meteorológicas e oceanográficas.

    Barreira de absorção de óleo, sintética 100% polipropileno atóxico, composta de micro fibras de multifilamentos contínuos sobrepostas e unidas entre si.

    Aplicação em Superfícies contaminadas de cais, portos, enrocamentos etc.

    Tornam-se fonte de recontaminação para áreas adjacentes, porque com a movimentação das marés, a quantidade variável de produto pode ser removida dessas superfícies, principalmente quando se trata de óleo pouco intemperizado.

    Nessas circunstâncias podem ser aplicadas Barreiras Absorventes ao longo do trecho contaminado com a finalidade de conter e absorver manchas tênues originadas pela ação de lavagem natural promovida pela ação hidrodinâmica.

    As barreiras absorventes devem ser monitoradas e substituídas tão logo se saturem com óleo. Em locais onde haja represamento de óleo, principalmente em enrocamentos, podem-se utilizar absorventes encapsulados em almofadas, cordões ou mesmo mantas absorventes, devido à eficiência de recolhimento e facilidade na coleta do resíduo gerado.


ID
2538631
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O comandante de um navio, seu representante legal, ou o responsável pela operação de uma instalação, independentemente das medidas tomadas para controle de incidente, deverá comunicar, de imediato, qualquer incidente de poluição por óleo em águas sob jurisdição nacional, aos seguintes órgãos:

Alternativas
Comentários
  • Art. 14.  O comandante do navio, seu representante legal, ou o responsável pela operação de uma instalação, independentemente das medidas tomadas para controle do incidente, deverá comunicar, de imediato, qualquer incidente de poluição por óleo em águas sob jurisdição nacional, aos seguintes órgãos:

    I - IBAMA;

    II - órgão ambiental estadual da jurisdição do incidente;

    III - Capitania dos Portos ou à Capitania Fluvial da jurisdição do incidente; e

    IV - ANP.


ID
2538634
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Nos termos do Decreto n° 8.127/2013 que instituiu o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional, ação de resposta é:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra D

     

    Art. 1o  Fica instituído o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional - PNC, que fixa responsabilidades, estabelece estrutura organizacional e define diretrizes, procedimentos e ações, com o objetivo de permitir a atuação coordenada de órgãos da administração pública e entidades públicas e privadas para ampliar a capacidade de resposta em incidentes de poluição por óleo que possam afetar as águas sob jurisdição nacional, e minimizar danos ambientais e evitar prejuízos para a saúde pública.

  • Definições de:

    a) comando unificado de operações

    b) cartas de sensibilidade ambiental ao óleo

    c) incidente de poluição por óleo

    d) ação de resposta

    e) instalação

  • DECRETO Nº 8.127, DE 22 DE OUTUBRO DE 2013
     

    Art. 2o  Para os fins deste Decreto, adotam-se as definições da Lei no 9.966, de 28 de abril de 2000, e as seguintes:

    I - ação de resposta - qualquer ação destinada a avaliar, conter, reduzir, combater ou controlar um incidente de poluição por óleo, incluídas as ações de recuperação da área atingida;


ID
2538637
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Nos termos do Decreto n° 8.127/2013 que instituiu o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional, a fim de atingir seus objetivos, o PNC contará com os seguintes instrumentos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

     

    II - cartas de sensibilidade ambiental ao óleo - cartas destinadas à caracterização das áreas adjacentes às águas sob jurisdição nacional, por meio de documentos cartográficos, para planejamento e condução das ações de resposta a incidentes de poluição por óleo;


ID
2538640
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considere o texto a seguir.


“Art. 3° . Para fins deste Decreto, são consideradas águas sob jurisdição nacional:

II – águas marítimas, todas aquelas sob jurisdição nacional que não sejam interiores, a saber:

a) as águas abrangidas por uma faixa de “X” milhas marítimas de largura, medidas a partir da linha de base reta e da linha de baixa-mar, conforme indicação das cartas náuticas de grande escala, reconhecidas oficialmente no Brasil – mar territorial;”


Esse texto é consonante ao Decreto n° 8.127/2013 que instituiu o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional, se o “X” for substituído por:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

     

    II - águas marítimas, todas aquelas sob jurisdição nacional que não sejam interiores, a saber:

    a) as águas abrangidas por uma faixa de doze milhas marítimas de largura, medidas a partir da linha de base reta e da linha de baixa-mar, conforme indicação das cartas náuticas de grande escala, reconhecidas oficialmente no Brasil - mar territorial;

    b) as águas abrangidas por uma faixa que se estende das doze às duzentas milhas marítimas, contadas a partir das linhas de base que servem para medir o mar territorial, que constituem a zona econômica exclusiva; e

    c) as águas sobrejacentes à plataforma continental, quando esta ultrapassar os limites da zona econômica exclusiva.

  • Mar territorial é uma faixa de águas costeiras que alcança 12 milhas (22 km ) a partir do litoral de um , que é considerado parte do   daquele Estado 

    A CDM permite que o Estado costeiro mantenha sob seu controle uma área de até doze milhas náuticas, adicionalmente às doze milhas do mar territorial, para o propósito de evitar ou reprimir as infrações às suas leis e regulamentos , , de , sanitários ou de outra natureza no seu território ou mar territorial.

    A ZEE é uma faixa de água que começa no limite exterior do mar territorial de um Estado costeiro e termina a uma distância de 200 milhas  (370 km ) do litoral (exceto se o limite exterior for mais próximo de outro Estado) na qual o Estado costeiro dispõe de direitos especiais sobre a exploração e uso de .


ID
2553607
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/D-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

São métodos de remediação de áreas de solo contaminado

Alternativas
Comentários
  • B

    Landfarming (leito preparado): tecnologia de biorremediação EX SITU, em que se aplica e incopora solos contaminados na superficie de solo não contaminado para degradação. Cria-se uma camada reativa, a "zona de tratamento"que atua como um biorreator natural.


ID
2641873
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Lei n.º 9.985/2000 criou o Sistema Nacional de Unidades da Conservação – SNUC. Sobre este assunto, considere a questão.

O SNUC divide em dois grupos as unidades de conservação federais: proteção integral e uso sustentável. Não é considerada Unidade de Uso Sustentável:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Floresta Nacional é Unidade de Proteção Integral.

     

    De acordo com a Lei 9.985 de 2000, as unidades de conservação de dividem em 2 grupos:

    1- Unidades de Proteção Integral --> Com objetivo de preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos  recursos  naturais ( com exceção dos casos previstos em lei)

    2- Unidades de Uso Sustentável --> Objetivo principal de conservação, sendo admitido o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.

     

    Art 8º O grupo das Unidades de Proteção Integral é composto pelas seguintes categorias de unidades de conservação:

    I- Estação Ecológica  

    II- Reserva biológica 

    III- Parques Nacional

    IV- Monumento Natural

    V- Refúgio da Vida Silvestre 

     

    Art 14 Constituem o Grupo das Unidades de Uso Sustentável as seguintes categorias de unidade de conservação:

    I- Área de Proteção ambiental

    II- Área de Relevante Interesse Ecológico

    III- Floresta Nacional

    IV- Reserva Extrativista

    V- Reserva de Fauna

    VI- Reserva de Desenvolvimento Sustentável

    VII- Reserva Particular do Patrimonio Natural --> Essa é a única reserva exclusivamente particular.

     

    Bizu: 

    Frase para gravar as Unidades de Uso Sustentável: 

    Reserva a área da floresta. Todas as áreas, a floresta e as reservas são Unidades de Uso Sustentável, apenas a  Reserva biológica pertence à Unidade de Proteção Integral. 

     

  • Acrescentando Emilai: a palavra nacional só aparece uma vez para cada, floresta já é uma UUS. Resta: parques.

  • Parque Nacional

ID
2641882
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES), que teve adesão do Brasil em 1975 (Decreto nº 76.623/75), estabelece, dentre outros, que uma espécie ameaçada de extinção: 

Alternativas
Comentários
  • a) e b) ERRADO Art. 7o  As espécies incluídas no Anexo I da CITES são consideradas ameaçadas de extinção e que são ou podem ser afetadas pelo comércio, de modo que sua comercialização somente poderá ser autorizada pela Autoridade Administrativa mediante concessão de Licença ou Certificado.

     

    d) e e) Art 7º § 1o  Para exportação de qualquer espécime de uma espécie incluída no Anexo I da CITES, será necessária a concessão e apresentação prévia de Licença de exportação, que somente será concedida após o atendimento dos seguintes requisitos:

    I - emissão de parecer, pela Autoridade Científica, atestando que a exportação não  prejudicará a sobrevivência da espécie;

     

  • Nos termos do art. 7, §1º, do Decreto 3.607/2000, para exportação de qualquer espécime de uma espécie incluída no Anexo I da CITES, será necessária a concessão e apresentação prévia de Licença de exportação, que somente será concedida após o atendimento de emissão de parecer, pela Autoridade Científica, atestando que a exportação não prejudicará a sobrevivência da espécie.

    Gabarito: E.

  • Não há resposta correta. A questão deveria ser anulada.

    E) poderá ser comercializada para o Exterior, caso não prejudique a sobrevivência do espécime.

    DECRETO Nº 76.623, DE 17 DE NOVEMBRO DE 1975.

    ARTIGO III

    Regulamentação do Comércio de Espécimes de Espécies incluídas no Anexo I

    1. Todo comércio de espécimes de espécies incluídas no Anexo I se realizará de conformidade comas disposições deste Artigo.

    2. A exportação de qualquer espécime de uma espécie incluída no Anexo I requererá a concessão e apresentação prévia de uma licença de exportação, a qual se concederá somente após terem sido satisfeitos os seguintes requisitos:

    a) que uma Autoridade Científica do Estado de exportação tenha emitido parecer no sentido de que tal exportação não prejudicará a sobrevivência da espécie de que se tratar;

    ARTIGO I

    Para os fins da presente Convenção, e salvo quando o contexto indicar outro sentido:

    a) "Espécie" significa toda espécie, subespécie ou uma população geograficamente isolada;

    b) "Espécime" significa:

    (i) qualquer animal ou planta, vivo ou morto;

    (ii) no caso de um animal: para as espécies incluídas nos Anexos I e II, qualquer parte ou derivados facilmente identificável; e para as espécies incluídas no Anexo III qualquer parte ou derivado facilmente identificável que haja sido especificado no Anexo III em relação a referida espécie;

    (iii) no caso de uma planta. Para as espécies incluídas no Anexo I, qualquer parte ou derivado, facilmente identificável; e para as espécies incluídas nos Anexos II e III, qualquer parte ou qualquer derivado facilmente identificável especificado nos referidos Anexos em relação com a referida espécie;


ID
2641894
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com base no Código Florestal – Lei nº 4771/1965 –, responda à questão.

Para os efeitos da Lei, são consideradas áreas de proteção permanente florestas e demais formas de vegetação natural situadas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    De acordo com o Novo código Florestal, Lei 12.651/12

    a) ERRADA  Art 4º VIII - as bordas dos tabuleiros ou chapadas, até a linha de ruptura do relevo, em faixa nunca inferior a 100 (cem) metros em projeções horizontais;

     

    b) ERRADA Art 4º IX - no topo de morros, montes, montanhas e serras, com altura mínima de 100 (cem) metros e inclinação média maior que 25°, as áreas delimitadas a partir da curva de nível correspondente a 2/3 (dois terços) da altura mínima da elevação sempre em relação à base, sendo esta definida pelo plano horizontal determinado por planície ou espelho d’água adjacente ou, nos relevos ondulados, pela cota do ponto de sela mais próximo da elevação;

     

    c) ERRADA Art 4º V - as encostas ou partes destas com declividade superior a 45°, equivalente a 100% (cem por cento) na linha de maior declive;

     

    d) ERRADA Art 4º 

    II - as áreas no entorno dos lagos e lagoas naturais, em faixa com largura mínima de:

    a) 100 (cem) metros, em zonas rurais, exceto para o corpo d’água com até 20 (vinte) hectares de superfície, cuja faixa marginal será de 50 (cinquenta) metros;

    b) 30 (trinta) metros, em zonas urbanas;

     

    d) III - as áreas no entorno dos reservatórios d’água artificiais, decorrentes de barramento ou represamento de cursos d’água naturais, na faixa definida na licença ambiental do empreendimento;                      (Incluído pela Lei nº 12.727, de 2012).    (Vide ADC Nº 42)   (Vide ADIN Nº 4.903)

     

     

    Não que eu esteja querendo brigar com a banca, no entanto acredito que na letra "a" o termo " decorrentes de barramento ou represamento de cursos d’água naturais" seja condição para que as àreas no entorno dos reservatórios d' água artificiais sejam consideradas áreas de preservação permanente, o que torna a assertiva incompleta e talvez errada, pois não se trata de qualquer área no entorno de reservatórios d' água. Mesmo assim ela é a única que não contém um erro tão claro.


ID
2641897
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com base no Código Florestal – Lei nº 4771/1965 –, responda à questão.

Considerando possíveis danos ao meio ambiente, constitui contravenção penal, punível com três meses a um ano de prisão simples ou multa:

Alternativas
Comentários
  • Resposta D está errada...

    Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano: detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

  • Art. 26. Constituem contravenções penais, puníveis com três meses a um ano de prisão simples ou multa de uma a cem vezes o salário-mínimo mensal, do lugar e da data da infração ou ambas as penas cumulativamente:

    a) destruir ou danificar a floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação ou utilizá-la com infringência das normas estabelecidas ou previstas nesta Lei;

    b) cortar árvores em florestas de preservação permanente, sem permissão da autoridade competente;

    c) penetrar em floresta de preservação permanente conduzindo armas, substâncias ou instrumentos próprios para caça proibida ou para exploração de produtos ou subprodutos florestais, sem estar munido de licença da autoridade competente;

    d) causar danos aos Parques Nacionais, Estaduais ou Municipais, bem como às Reservas Biológicas;

    e) fazer fogo, por qualquer modo, em florestas e demais formas de vegetação, sem tomar as precauções adequadas;

    f) fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação;

    g) impedir ou dificultar a regeneração natural de florestas e demais formas de vegetação;

    h) receber madeira, lenha, carvão e outros produtos procedentes de florestas, sem exigir a exibição de licença do vendedor, outorgada pela autoridade competente e sem munir-se da via que deverá acompanhar o produto, até final beneficiamento;

    i) transportar ou guardar madeiras, lenha, carvão e outros produtos procedentes de florestas, sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente;

    j) deixar de restituir à autoridade, licenças extintas pelo decurso do prazo ou pela entrega ao consumidor dos produtos procedentes de florestas;

    l) empregar, como combustível, produtos florestais ou hulha, sem uso de dispositivo que impeça a difusão de fagulhas, suscetíveis de provocar incêndios nas florestas;

    m) soltar animais ou não tomar precauções necessárias para que o animal de sua propriedade não penetre em florestas sujeitas a regime especial;

    n) matar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia ou árvore imune de corte;

    o) extrair de florestas de domínio público ou consideradas de preservação permanente, sem prévia autorização, pedra, areia, cal ou qualquer outra espécie de minerais;

    p) (Vetado).

    q) transformar madeiras de lei em carvão, inclusive para qualquer efeito industrial, sem licença da autoridade competente. 

  • Gabarito: letra D.

    Porém muito mal feita pela banca.

    O texto de lei que Vanessa postou é da lei 4771/1965, o antigo Código Florestal. Hoje em dia nosso Código Florestal é a lei 12651/2012. Portanto, questão desatualizada.


ID
2641900
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Segundo a resolução do CONAMA nº 237/1997, o licenciamento ambiental para a execução de empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental de âmbito nacional e regional compete:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUCAO 237 CONAMA

    Art. 4º - Compete ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, órgão executor do SISNAMA, o licenciamento ambiental, a que se refere o artigo 10 da Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, de empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental de âmbito nacional ou regional, a saber: 

  • Gabarito: letra C.

    Segue conceito de impacto ambiental regional, com base na Resolução Conama 237/1997.

    IV – Impacto Ambiental Regional: é todo e qualquer impacto ambiental que afete diretamente (área de influência direta do projeto), no todo ou em parte, o território de dois ou mais Estados.


ID
2641903
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Resolução nº 001/1986, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), estabelece a exigência de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental, para atividades modificadoras do meio ambiente, como no caso da construção de:

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

    I - Estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento;

    II - Ferrovias;

    III - Portos e terminais de minério, petróleo e produtos químicos;

    IV - Aeroportos, conforme definidos pelo inciso 1, artigo 48, do Decreto-Lei nº 32, de

    18 de setembro de 1966158;

    V - Oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissários de esgotos

    sanitários;

    VI - Linhas de transmissão de energia elétrica, acima de 230KV;

    VII - Obras hidráulicas para exploração de recursos hídricos, tais como: barragem159

    para fins hidrelétricos, acima de 10MW, de saneamento ou de irrigação, abertura de canais

    para navegação, drenagem e irrigação, retificação de cursos d’água, abertura de barras e

    embocaduras, transposição de bacias, diques;

    VIII - Extração de combustível fóssil (petróleo , xisto, carvão);

    IX - Extração de minério, inclusive os da classe II, definidas no Código de Minera-

    ção;

    X - Aterros sanitários, processamento e destino final de resíduos tóxicos ou perigosos;

  • C tbm não estaria dentro?

  • GABARITO: B

    A) Ambas acima de 100 hectares;

    B) Correto;

    C) Duas ou mais faixas de rolamento;

    D) 10 Toneladas por dia


ID
2654725
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Qual técnica de análise de risco tem como foco os desvios das variáveis envolvidas nos processos em avaliação?

Alternativas
Comentários
  • Estudo de Perigos e Operabilidade (HazOp)


ID
2654836
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Nos termos da Resolução Conama 01/1986, o estudo de impacto ambiental desenvolverá atividades técnicas de diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tais como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação do projeto, considerando a análise da fauna e da flora, destacando as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção, e as áreas de preservação permanente.


Essa análise, que integra o item 1 do Art. 6° da Resolução, corresponde ao meio

Alternativas
Comentários
  • Art. 6o O estudo de impacto ambiental desenvolverá, no mínimo, as seguintes atividades técnicas:

    I - Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação do projeto, considerando:

    a) o meio físico - o subsolo, as águas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografi a, os tipos e aptidões do solo, os corpos d’água, o regime hidrológico, as correntes marinhas, as correntes atmosféricas;

    b) o meio biológico e os ecossistemas naturais - a fauna e a flora, destacando as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção e as áreas de preservação permanente;

    c) o meio sócio-econômico - o uso e ocupação do solo, os usos da água e a sócioeconomia, destacando os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilização futura desses recursos


ID
2682652
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os serviços públicos de saneamento básico devem ser pautados, entre outros, pelos princípios fundamentais da universalização do acesso. Acerca desse tema, julgue o item a seguir.


Os serviços públicos de saneamento básico terão a sustentabilidade econômico-financeira assegurada, sempre que possível, mediante remuneração pela prestação desses serviços.

Alternativas
Comentários
  • CERTO. ART. 29 DA 11.445/07.

  •   

    Art. 29. Os serviços públicos de saneamento básico terão a sustentabilidade econômico-financeira assegurada por meio de remuneração pela cobrança dos serviços, na forma estabelecida a seguir, e, quando necessário, por outras formas adicionais como subsídios ou subvenções:                  

    I - abastecimento de água e esgotamento sanitário - na forma de taxas, tarifas e outros preços públicos, que poderão ser estabelecidos para cada um dos serviços ou para ambos, conjuntamente;    

    II - limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, exceto o serviço a que se refere o inciso III do caput do art. 7º - na forma de taxas, tarifas e outros preços públicos, conforme o regime de prestação do serviço ou das suas atividades; e

    III - drenagem e manejo de águas pluviais urbanas - na forma de tributos, inclusive taxas, conforme o regime de prestação do serviço ou das suas atividades.  


ID
2717596
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem-estar físico, mental e social. De outra forma, pode-se dizer que saneamento caracteriza o conjunto de ações socioeconômicas que têm por objetivo alcançar salubridade ambiental.


Considere as ações abaixo:


I. Tratamento e distribuição de água.

II. Coleta e tratamento do esgoto.

III. Coleta, disposição e tratamento dos resíduos sólidos.

IV. Drenagem de águas pluviais.


As ações que visam a salubridade ambiental são

Alternativas
Comentários
  • Letra C. Salubridade ambiental é conhecida como a capacidade de prevenir a ocorrência de doenças ocasionadas pelo meio ambiente e promover o melhoramento da saúde pública e ecossistema. O Indicador de Salubridade Ambiental - ISA é uma das maneiras de mensuração do estado em que se encontram determinados setores, do município, este baseia-se em cinco tipos de indicadores: abastecimento de água, esgoto sanitário, resíduos sólidos, controles de vetores e recursos hídricos.

  • (Redação pela Lei nº 14.026, de 2020)

    I - saneamento básico: conjunto de serviços públicos, infraestruturas e instalações operacionais de:          

    a) abastecimento de água potável: constituído pelas atividades e pela disponibilização e manutenção de infraestruturas e instalações operacionais necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações prediais e seus instrumentos de medição;          

    b) esgotamento sanitário: constituído pelas atividades e pela disponibilização e manutenção de infraestruturas e instalações operacionais necessárias à coleta, ao transporte, ao tratamento e à disposição final adequados dos esgotos sanitários, desde as ligações prediais até sua destinação final para produção de água de reúso ou seu lançamento de forma adequada no meio ambiente;          

    c) limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: constituídos pelas atividades e pela disponibilização e manutenção de infraestruturas e instalações operacionais de coleta, varrição manual e mecanizada, asseio e conservação urbana, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos domiciliares e dos resíduos de limpeza urbana; e          

    d) drenagem e manejo das águas pluviais urbanas: constituídos pelas atividades, pela infraestrutura e pelas instalações operacionais de drenagem de águas pluviais, transporte, detenção ou retenção para o amortecimento de vazões de cheias, tratamento e disposição final das águas pluviais drenadas, contempladas a limpeza e a fiscalização preventiva das redes;          


ID
2717617
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O conceito de Demanda Química de Oxigênio (DQO) é

Alternativas
Comentários
  • Demanda química de Oxigênio (DQO) é um parâmetro que mede a quantidade de matéria orgânica suscetível de ser oxidada por meiosquímicos que existam em uma amostra líquida.

     

    Demanda bioquímica de oxigênio ou demanda biológica de oxigênio (DBO) corresponde à quantidade de oxigênio consumido na degradação da matéria orgânica no meio aquático por processos biológicos, sendo expresso em miligramas por litro (mg/L). É o parâmetro mais empregue para medir poluição.

     

    A DQO é muito útil quando utilizada juntamente com a DBO para observar a biodegradabilidade de despejos. O método químico é mais rápido que o da DBO, tem duração de 2 a 3 horas enquanto que o outro equivale ao tempo de cinco dias. 


ID
2722084
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A coleta de amostras de água é um dos elementos fundamentais no desenvolvimento de um Programa de Controle da Qualidade da Água. Embora considerada uma atividade simples alguns critérios técnicos – como a exigência de pessoal treinado – devem ser rigorosamente observados no processo de amostragem, a fim de que as amostras sejam representativas do nível de qualidade da água que se pretende determinar.


Assinale a opção que representa um requisito básico para a coleta deste tipo de amostras.

Alternativas
Comentários
  • Procedimentos de coleta de águas no sistema de distribuição

    1) Identificar-se ao proprietário quando a coleta for realizada em imóveis particulares, apresentando crachá de identificação, esclarecendo o objetivo da coleta a ser realizada;

    2) Verificar a existência de torneira junto ao cavalete, no caso de sistema de abastecimento de água;

    3) Abrir a torneira e deixar escoar por dois a três minutos ou o tempo suficiente para eliminar a água estagnada na tubulação. A torneira não deverá ter aeradores ou filtros, nem apresentar vazamento. É necessário ter certeza que a água seja proveniente da rede de distribuição e não de caixas ou reservatórios internos, por meio do teste de cavalete. Esse teste consiste em fechar o registro de entrada de água da rede de distribuição e abrir a torneira indicada para a coleta; se não houver escoamento de água pela torneira, conclui-se que realmente a água é proveniente da rede de distribuição.

    4) Se necessário a torneira pode ser limpa com aplicação de uma solução de hipoclorito de sódio 100 mg/L. Neste caso, o excesso de hipoclorito de sódio deve ser removido antes da coleta. Para isso, abrir a torneira em jato forte, deixando a água escoar por aproximadamente 2 a 3 minutos. O objetivo desse procedimento é eliminar possíveis resíduos de desinfetante aplicado (hipoclorito de sódio) ou outras incrustações existentes na canalização, bem como deixar escoar a água que estava parada na rede de distribuição e no cavalete.

    (...)

  • complementando: (portaria 2914)

    Art. 41. Os responsáveis pelo controle da qualidade da água de sistema e solução alternativa coletiva de abastecimento de água para consumo humano devem elaborar e submeter para análise da autoridade municipal de saúde pública, o plano de amostragem de cada sistema e solução, respeitando os planos mínimos de amostragem expressos nos Anexos XI, XII, XIII e XIV.

    § 1º A amostragem deve obedecer aos seguintes requisitos:

    I - distribuição uniforme das coletas ao longo do período; e

    II - representatividade dos pontos de coleta no sistema de distribuição (reservatórios e rede), combinando critérios de abrangência espacial e pontos estratégicos, entendidos como:

    a) aqueles próximos a grande circulação de pessoas: terminais rodoviários, terminais ferroviários entre outros;

    b) edifícios que alberguem grupos populacionais de risco, tais como hospitais, creches e asilos;

    c) aqueles localizados em trechos vulneráveis do sistema de distribuição como pontas de rede, pontos de queda de pressão, locais afetados por manobras, sujeitos à intermitência de abastecimento, reservatórios, entre outros; e

    d) locais com sistemáticas notificações de agravos à saúde tendo como possíveis causas os agentes de veiculação hídrica.

    § 2º No número mínimo de amostras coletadas na rede de distribuição, previsto no Anexo XII, não se incluem as amostras extras (recoletas).

    § 3º Em todas as amostras coletadas para análises microbiológicas, deve ser efetuada medição de turbidez e de cloro residual livre ou de outro composto residual ativo, caso o agente desinfetante utilizado não seja o cloro.

    § 4º Quando detectada a presença de cianotoxinas na água tratada, na saída do tratamento, será obrigatória a comunicação imediata às clínicas de hemodiálise e às indústrias de injetáveis.

    § 5º O plano de amostragem para os parâmetros de agrotóxicos deverá considerar a avaliação dos seus usos na bacia hidrográfica do manancial de contribuição, bem como a sazonalidade das culturas.


  • Etapa 1 – Planejamento

    Plano de amostragem 

    Definircronograma de encaminhamento das amostras ao laboratório de saúde pública

    Formas de abastecimento de água (SAA, SAC e SAI) que serão monitoradas e respectivos pontos de coleta

    Etapa 2 – Infra-estrutura

    Tipos e quantidades de frascos/bolsas de coleta

    Procedimentos para conservação das amostras.

    Verificar a existência de tiossulfato de sódio (inibidor de cloro) nos frascos/bolsas de coleta 

    Verificar o prazo de validade da esterilização dos frascos de vidro ou das bolsas de coleta;

    frascos/bolsas sobressalentes

    checar equipamentos 

    Separar todo o material de apoio necessário para a coleta

    Etapa3- Operacional 

    3.1.Procedimentos de coleta de águas no sistema de distribuição

    Identificar-se ao proprietário quando a coleta for realizada em imóveis particulares

    Abrir a torneira e deixar escoar por dois a três minutos ou o tempo suficiente para eliminar a água estagnada na tubulação. A torneira não deverá ter aeradores ou filtros, nem apresentar vazamento. É necessário ter certeza que a água seja proveniente da rede de distribuição

    Se necessário a torneira pode ser limpa com aplicação de uma solução de hipoclorito de sódio 100mg/L. 

    3.2.Procedimentos de coleta em águas superficiais

    Encher o balde de aço inox ou a garrafa de Van Dorn de fluxo horizontal e distribuir seu volume proporcionalmente nos diversos frascos destinados aos ensaios químicos, como forma de garantir a homogeneidade da amostra, tomando o cuidado de manter um espaço vazio no frasco para sua posterior homogeneização;

    3.3.Procedimentos de coleta em poços freáticos e profundos equipados com bomba

     A água do poço deve ser bombeada por tempo suficiente para eliminar a água estagnada na tubulação.  A coleta deve ser realizada em uma torneira próxima da saída do poço ou na entrada do reservatório.  Caso necessário, a torneira pode ser desinfetada com a aplicação de uma solução de hipoclorito de sódio 100mg/L. Neste caso, o excesso de hipoclorito de sódio deve ser removido antes da coleta.  Realizar a determinação de cloro residual livre se o poço for clorado.

    3.4.Procedimento de coleta em poços freáticos sem bomba  A coleta deve ser realizada com auxílio de balde de aço inox e corda estéril. O conjunto balde e corda devem ser desembalados no momento da coleta, para evitar contaminação.  Utilizar um conjunto para cada ponto de amostragem, para evitar a contaminação cruzada de um ponto de coleta para outro e, consequentemente, da própria amostra. 8  Descer o balde até que afunde na água evitando-se o contato com as paredes do poço e da corda com a água. Após enchimento, retirá-lo com os mesmos cuidados.  Realizar a determinação de cloro residual livre se o poço for clorado

  • Como químico, sou obrigado a comentar.

    O Guia Nacional de Coleta da ANA recomenda que, antes da coleta, a torneira pode ser desinfetada com uma solução de hipoclorito de sódio 100 mg/L, o que é TOTALMENTE diferente de uma solução de hipoclorito de sódio 10%. Para se ter uma ideia, a solução 12% é a vendida industrialmente (concentrada) e contém cerca de 120g em 1L, ou seja, 120000 mg/L.

    Logo que me deparei com a alternativa D), descartei na hora.

    Então tive que me convencer que a menos errada era a letra B)

    Questão passível de anulação.

  • a) ERRADA.

    O planejamento correto das atividades de campo é de importância fundamental para os trabalhos. Estabelecido o planejamento de amostragem, que inclui a definição dos objetivos, dos locais e frequência de amostragem, dos parâmetros selecionados, dos métodos analíticos e de amostragem adequados e o cronograma de atividades, passa-se para as etapas de organização e execução dos trabalhos de campo.

    b) ERRADA.

    Não necessariamente, tudo depende de qual parâmetro físico-químico se deseja analisar.

    c) ERRADA.

    A coleta de amostras de água para exame microbiológico apresenta técnica diferenciada em água bruta e tratada edeve ser realizada sempre ANTES da coleta de qualquer outro tipo de ensaio ou determinação de campo, a fim de se evitar o risco de contaminação do local de amostragem com frascos ou amostras não estéreis.

    d) CORRETA.

    e) ERRADA.

    De acordo com a ABNT NBR 9898/87, as amostras para o controle de qualidade da água de abastecimento público, para fins de análises microbiológicas, devem ser preservadas a uma temperatura de 4 a 8 ºC.

    ALTERNATIVA D !!!!!!


ID
2739868
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O manejo e gestão adequados de uma Unidade de Conservação (UC) devem estar embasados não só no conhecimento dos elementos que conformam o espaço em questão, mas também numa interpretação da interação destes elementos. Em relação ao plano de manejo de uma UC estão corretas as seguintes afirmações, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Errada letra C - Plano de manejo deve ser elaborado em 5 anos - SNUC Artigo 27 parágrafo 3º.

  • Resposta correta:

    c) Após a criação de uma UC, o plano de manejo deve ser elaborado em um prazo máximo de dez anos.

  • Fazia tempo que tinha lido sobre isso mas acertei por dedução....dez anos é muito tempo para se elaborar um documento tão importante....


ID
2804590
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As afirmações a seguir se referem a áreas especialmente protegidas.


I. Trata-se de espaços geográficos claramente definidos e oficialmente reconhecidos.

II. No Brasil, devem obrigatoriamente estar contempladas no Sistema de Unidades de Conservação.

III. Objetivam, inclusive, a conservação dos valores culturais associados à natureza.

IV. Contemplam a conservação dos serviços ecossistêmicos e a possibilidade de manejo da natureza.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Não devem, obrigatoriamente está contemplada no SNUC?

  • Bárbara, APA e RL são ETEPs e não estão contemplados no SNUC.

  • I. Trata-se de espaços geográficos claramente definidos e oficialmente reconhecidos.

    II. No Brasil, devem obrigatoriamente estar contempladas no Sistema de Unidades de Conservação.

    III. Objetivam, inclusive, a conservação dos valores culturais associados à natureza.

    IV. Contemplam a conservação dos serviços ecossistêmicos e a possibilidade de manejo da natureza.

  • Thales, só pra complementar sua resposta. APA está sim dentro das catergorias do SNUC... APP e RL que são espaços territorialmente protegidos e não estão dentro das categorias do SNUC. Terras Indígenas também são espaços territoriais especialmente protegidos

  • De acordo com o Parágrafo único do Art. 6o do SNUC: "Podem integrar o SNUC, excepcionalmente e a critério do Conama, unidades de conservação estaduais e municipais que, concebidas para atender a peculiaridades regionais ou locais, possuam objetivos de manejo que não possam ser satisfatoriamente atendidos por nenhuma categoria prevista nesta Lei e cujas características permitam, em relação a estas, uma clara distinção."

    Dessa forma, não devem ,obrigatoriamente, estar contempladas.


ID
2804620
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Uma das fases do procedimento operacional do projeto de zoneamento ecológico do Brasil é

Alternativas
Comentários
  • O Projeto ZEE Brasil será executado através de quatro fases de trabalho que abrange o Planejamento do Projeto, o Diagnóstico, o Prognóstico e a Implementação.

    A) ERRADO - Não faz parte das fases do procedimento operacional do ZEE.

    B) ERRADO - O planejamento é o ponto de partida para orientar as articulações político-institucionais necessárias a sua viabilização, identificar as demandas técnicas, financeiras, institucionais e sociais, mobilizar os recursos financeiros e humanos necessários à execução.

    C) ERRADO - O diagnóstico não parte de um levantamento aleatório e exaustivo de dados disponíveis, sendo orientado, ao contrário, para objetivos previamente discutidos e fixados.

    D) ERRADO - Se refere ao planejamento.

    E) CERTO - O Prognóstico deverá elaborar, a partir da correlação das informações, a situação atual e os cenários tendenciais e desejados, as unidades integradas propostas e as zonas de planejamento


ID
2834878
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As Unidades de Conservação (UC) foram criadas com o objetivo de proteger as áreas naturais e elas apresentam algumas particularidades entre si.


Associe as colunas, relacionando corretamente a Unidade de Conservação à sua particularidade.


UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

(1) Parque Nacional

(2) Floresta Nacional

(3) Reserva Biológica

(4) Áreas de Proteção Ambiental


PARTICULARIDADES

( ) Áreas onde predominam as espécies nativas, visando o uso sustentável e diversificado dos recursos florestais e a pesquisa científica.

( ) Tem o objetivo de proteger a diversidade biológica, ordenar o processo de ocupação humana e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

( ) Área destinada à preservação dos ecossistemas naturais e sítios de beleza cênica; é a categoria que possibilita maior interação entre os visitantes e a natureza.

( ) Área destinada à preservação da diversidade biológica; a única interferência direta permitida é a realização de medidas de recuperação de ecossistemas alterados.


A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Comentários
  • (2); (4); (1); (3).

  • Lei nº 9.985/2000

    Art. 10.   A Reserva Biológica tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.

    Art. 11.   O Parque Nacional tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

    Art. 15.   A Área de Proteção Ambiental é uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

    Art. 17.   A Floresta Nacional é uma área com cobertura florestal de espécies predominantemente nativas e tem como objetivo básico o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas.

  • C

  • 2, 3, 1, 4


ID
3096706
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em termos de impacto ambiental negativo, pode-se dizer que tanto as plantações, cada vez maiores, de produtos agrícolas cultivados em regiões alagadas, por exemplo o arroz, como o aumento dos rebanhos bovino e ovino, cujos animais possuem microrganismos em seu trato digestivo, liberam para a atmosfera quantidades significativas de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    O gás metano é um dos principais gases do aumento do efeito estufa. As emissões desse gás provem principalmente de atividades humanas, como a pecuária.


ID
3210589
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os impactos ambientais podem ser classificados em locais, regionais e globais.

Assinale a opção que apresenta um exemplo de impacto ambiental global.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Os demais são impactos locais


ID
3229393
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em relação aos municípios que apresentam os piores índices de saneamento básico, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa c

    O saneamento básico é dividido em quatro áreas: água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem.

    Se o saneamento for precário, propicia-se a contaminação de água, solo e o aparecimento e crescimento da população de insetos vetores, além de outros animais, como aves, ratos, que também podem transmitir doenças.

    Se a água e o esgoto não forem tratados direito, fica claro perceber que haverá riscos maiores de ingestão de água contaminada por agentes biológicos pelo contato direto.


ID
3306205
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Qual deve ser a frequência inicial do monitoramento, por parte dos órgãos competentes, dos parâmetros necessários ao acompanhamento da condição de qualidade das águas subterrâneas (segundo a Resolução CONAMA nº 396/2008)? E quais deverão ser os parâmetros selecionados, no mínimo, para subsidiar a proposta de enquadramento das águas subterrâneas em classes?

Alternativas
Comentários
  • Parágrafo único. Dentre os parâmetros selecionados, deverão ser considerados, no mínimo, Sólidos Totais Dissolvidos, nitrato e coliformes termotolerantes.

    § 1o A freqüência inicial do monitoramento deverá ser no mínimo semestral e definida em

    função das características hidrogeológicas e hidrogeoquímicas dos aqüíferos, das fontes de poluição e dos

    usos pretendidos, podendo ser reavaliada após um período representativo.


ID
3306712
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O controle da poluição atmosférica, principalmente nas grandes cidades ou centros industriais, torna-se necessário para garantir uma qualidade satisfatória do ar. Entre as principais medidas de controle destacam-se:
I. Localização adequada de indústrias, com relação às residências e a outros usos sensíveis, exigindo-se um afastamento conveniente, em função do potencial de poluição da fonte.
II. Instalação de equipamentos de retenção de poluentes, nas indústrias e outras fontes de poluição.
III. Utilização maior do transporte coletivo, nas grandes cidades, em substituição ao transporte individual.
IV. Melhoria do sistema de transporte urbano, ocasionando fluxos mais rápidos, o que resultará numa menor quantidade de poluentes lançados na atmosfera.
V. Controle da queima do lixo e de outros materiais, nos incineradores de resíduos sólidos, com instalação de dispositivos de controle da emissão de gases.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas

ID
3337192
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ibirité - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Podemos dizer que existe poluição do ar quando ele contém uma ou mais substâncias químicas em concentrações suficientes para causar danos em seres humanos, em animais, em vegetais ou em materiais. Os poluentes podem ser classificados em primários, aqueles lançados diretamente no ar, ou secundários, aqueles que se formam na atmosfera por meio de reações químicas.

Nesse contexto, é correto afirmar que o composto classificado como poluente primário é o:

Alternativas
Comentários
  • Poluentes primários:

    Dióxido de enxofre (SO2),  

    Óxidos de nitrogênio (NOx),  

    Monóxido de carbono (CO),  

    Alguns particulados como a poeira 

    Poluentes secundários:

    Peróxido de hidrogênio (H2O2),  

    Ácido sulfúrico (H2SO4)  

    Ozônio (O3) 

  • Resposta: alternativa a

    Poluentes primários. Substâncias que são emitidas diretamente no ar.

    Poluentes secundários. As substâncias nas quais os poluentes primários são transformados.

    O CO2 é emitido diretamente no ar.


ID
3351679
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Damianópolis - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Para a manutenção da diversidade biológica e dos recursos genéticos no território nacional e nas águas jurisdicionais, foram estabelecidas em Lei 12 tipos distintos de Unidades de Conservação. Em quais delas é proibida a visitação pública (exceto quando com objetivo educacional)?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

    SNUC(lei 9985/2000)

    Art. 9 A Estação Ecológica tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas.

    § 2 É proibida a visitação pública, exceto quando com objetivo educacional, de acordo com o que dispuser o Plano de Manejo da unidade ou regulamento específico.

    Art. 10. A Reserva Biológica tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.

    § 2 É proibida a visitação pública, exceto aquela com objetivo educacional, de acordo com regulamento específico.


ID
3435598
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
DMAE - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Devido à grande preocupação com o meio ambiente nos últimos anos, cresceu bastante a necessidade de se avaliar quais os verdadeiros impactos ocasionados pela poluição ambiental. Os monitoramentos do ar podem ser realizados no processo de emissão e imissão de poluentes, ou seja, pode ser realizada a quantificação dos poluentes lançados na atmosfera e a quantificação dos poluentes que estão dispersos no ar.

São objetivos dos monitoramentos das emissões, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Entre objetivos do monitoramento das emissões destacam-se:

    • controle do processo poluidor (Ex. Combustão);

    • controle dos padrões de emissão;

    • controle da eficiência de um equipamento;

    • comparação de métodos diferentes de medição;

    • calcular fatores de emissão; - Não as concentrações!

    • testar a conseqüência causada pela mudança de um processo;

    • avaliar a formação de poluentes dentro do processo.

    Fonte: https://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/artigos/monitoramento_de_poluentes_atmosfericos.html

    Resposta: Letra D

  • Entende-se por monitoramento de emissões atmosféricas a avaliação sistemática de parâmetros físicos e/ou químicos, associados direta ou indiretamente às substâncias sólidas, líquidas ou gasosas, lançadas/dispersas no ar por uma determinada atividade. Tal monitoramento está baseado em repetitivas observações ou medidas, com uma determinada freqüência, de acordo com procedimentos documentados e acordados com a CETESB, e realizado para proporcionar uma informação confiável.

    Assim sendo, por essa conceituação, distinguem-se os termos medida de monitoramento, entendendo-se por medida uma avaliação que envolve um conjunto de operações para determinar o valor de uma quantidade de poluentes, implicando a obtenção de um resultado quantitativo individual. O monitoramento, além de incluir a medida do valor de um parâmetro concreto, exige também o acompanhamento de suas variações, permitindo avaliar o valor verdadeiro do mesmo num intervalo de tempo estabelecido.

    Para monitorar um determinado parâmetro, poderão ser adotadas as seguintes abordagens:

    - Medidas Diretas (amostragem em chaminé),

    - Parâmetros Indiretos/Substitutos,

    - Balanços de Massa,

    - Cálculos Estimativos/Estequiométricos e

    - Fatores de Emissão.

    A escolha de uma dessas alternativas de monitoramento depende da disponibilidade do método, confiabilidade dos dados e informações e custos.

    https://cetesb.sp.gov.br/posgraduacao/wp-content/uploads/sites/33/2017/11/Apostila-Polui%C3%A7%C3%A3o-do-Ar-Gerenciamento-e-Controle-de-Fontes.pdf


ID
3445972
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um analista ambiental foi chamado para avaliar o perfil de um solo, a respeito do qual é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Horizonte O - Horizonte orgânico (Serapilheira);

    Horizonte A - Horizonte com formação de matéria orgânica decomposta, com cor escura;

    Horizonte B - Horizonte com máxima concentração de argila e óxidos;

    Horizonte C - Horizonte com rocha parcialmente decomposta, podendo corresponder ou nao ao material originário do solo (rocha mãe);

    Horizonte R - horizonte com rocha consolidada, sem intemperismo.


ID
3491542
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No Brasil, de acordo com os dados do Ministério do Meio Ambiente, os dois setores que mais contribuem para a emissão (líquida) de gases de efeito estufa (GEE) são:

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, de acordo com os dados do Ministério do Meio Ambiente, os dois setores que mais contribuem para a emissão (líquida) de gases de efeito estufa (GEE) são:

    Agropecuária / Energia.

    Devido ao grande rebanho brasileiro e a questão da energia esbarra no uso de combustível/Diesel nas Termoelétricas em muitas cidades brasileiras ou quando o Sistema não comporta o alto consumo é ativado as Termoelétricas para ajudar o Sistema Nacional de Energia.

  • Questão a priori simples, mas me fez pesquisar sobre pontos importantes sobre a diferença entre emissão total e líquida.

    Emissão total: todas as emissões, como o próprio nome já diz.

    Emissão líquida: total de emissões menos as remoções, como o reflorestamento ou tecnologias de captura de carbono.

    A questão fala sobre as emissões líquidas que, de fato, desde 2008, temos a agropecuária em 1º, energia em 2º e mudança de uso da terra e floresta em 3º.

    Se a questão cobrasse as emissões totais, a ordem correta, desde 1990, seria a mudança de uso da terra e floresta em 1º, agropecuária em 2º e energia em 3º.

    Fonte: https://plataforma.seeg.eco.br/total_emission

    Bem legal esse site, da pra ver de forma interativa esses dados.


ID
3491563
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A definição de hotspots é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. Considerado como um hotspots mundiais de biodiversidade, o Cerrado apresenta extrema abundância de espécies endêmicas e sofre uma excepcional perda de habita.

  • Hotspot foi o termo escolhido em 1988 pelo cientista ambiental inglês Norman Myers, da Oxford University, para identificar regiões que concentram os mais altos níveis de biodiversidade da Terra e que são, ao mesmo tempo, as áreas mais ameaçadas do planeta.

    MATA ATLÂNTICA( IBAMA 2022 )


ID
3492076
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os índices de qualidade da água são utilizados para fornecer uma visão geral da qualidade, pois integram os resultados de diversas variáveis em um único indicador. Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Ín dice da Comunidade Fitoplanctônica – ICF Para uma resposta mais rápida na avaliação da qualidade da água, a identificação em grandes grupos ou a observação da espécie dominante já pode dar subsídios para ações imediatas. Portanto, o índice para a comunidade fitoplanctônica proposto pelo Grupo Técnico, composto por técnicos da CETESB, Instituto Botânico e Universidade Federal de São Carlos em função da resolução da S.M.A. 1998, tem demonstrado ser eficaz para o biomonitoramento da qualidade da água em reservatórios. Este índice foi proposto inicialmente com base em três medidas ou seja, proporção dos grandes grupos que compõem o fitoplâncton, densidade dos organismos e concentração de clorofila a.
  • O erro da B

    O Índice do Estado Trófico tem por finalidade classificar corpos d’água em diferentes graus de trofia, ou seja, avalia a qualidade da água quanto ao enriquecimento por nutrientes e seu efeito relacionado ao crescimento excessivo das algas ou ao aumento da infestação de macrófitas aquáticas.

    Nesse índice, os resultados do índice calculados a partir dos valores de fósforo, devem ser entendidos como uma medida do potencial de eutrofização, já que este nutriente atua como o agente causador do processo.

    http://portalpnqa.ana.gov.br/indicadores-estado-trofico.aspx


ID
3492082
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Altitude (z) é a distância vertical de um ponto ao nível médio do mar. É considerada positiva, quando o ponto está acima do nível médio do mar. Um avião em voo tem altitude positiva e um submarino submerso possui altitude negativa. Para muitos estudos meteorológicos, astronômicos, geodésicos etc. é preciso estabelecer referenciais, em determinadas posições da superfície da Terra, que constituam os locais de observação. Termômetros são instrumentos destinados à determinação direta da temperatura. Fornecem, em geral, o valor instantâneo dessa variável, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Nota-se que por simples interpretação de texto já daria para arrematar a questão. Se o termômetro de máxima mostra a temperatura mais alta em um intervalo de tempo, consequentemente não se trata de um valor instantâneo.


ID
3492088
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os piranômetros destinam-se a medir a quantidade de radiação solar que atinge uma superfície plana, proveniente de todo um Hemisfério. São usados para determinar a radiação global e, eventualmente, têm sido empregados para estimar a radiação difusa. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Heliógrafo de Campbell-Stokes: destina-se a medir a insolação, definida como o intervalo de tempo em que o disco solar permanece visível, entre o nascimento e o ocaso do Sol, para um observador localizado em um dado ponto da superfície terrestre. Supõe-se que esse local tenha o horizonte desobstruído nos setores em que o Sol nasce e se põe, ou pelo menos que os eventuais obstáculos, capazes de obstruir o disco solar, tenham altura aparente superior (inferior) a um metro.


ID
3492100
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

“A temperatura do ar normalmente apresenta acentuadas variações temporais, mesmo quando são considerados intervalos de tempo relativamente pequenos. A curva diária típica da temperatura do ar à superfície, para um determinado local e período, pode ser obtida tomando-se a média aritmética dos valores horários, extraídos dos termogramas. A comparação de curvas que exprime a variação diária da temperatura do ar revela que, nas regiões tropicais, a amplitude térmica diária é, em geral, muito maior que a observada em latitudes não tropicais. De fato, nos Trópicos, é normalmente grande a diferença entre as temperaturas extremas diárias.” A afirmativa se refere às oscilações da temperatura do ar denominadas:

Alternativas

ID
3661777
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IEMA - ES
Ano
2004
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O turismo, de forma geral, é reconhecido como um fenômeno social que consiste no envolvimento dos indivíduos ou grupo de pessoas que, fundamentalmente, por motivos de recreação, descanso, cultura, negócios ou saúde, saem de seu local de residência habitual e por conta dessa ação geram múltiplas inter-relações de importância social, econômica e cultural para o destino. O turismo rural e o ecoturismo são atividades turísticas que têm apresentado um enorme crescimento territorial, não desconsiderando qualquer região do país. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.


A atividade turística que ocorre na zona rural, integrando atividade agrícola pecuária à atividade turística, surge como alternativa para proprietários rurais na atual crise fundiária, atrelada à falta de incentivos ao homem do campo. Para que as iniciativas de turismo rural sejam bem-sucedidas, a comunidade regional deve ser envolvida em todas as fases do empreendimento, desde o seu planejamento até a implantação e posterior exploração.

Alternativas

ID
3662098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IEMA - ES
Ano
2004
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O turismo, de forma geral, é reconhecido como um fenômeno social que consiste no envolvimento dos indivíduos ou grupo de pessoas que, fundamentalmente, por motivos de recreação, descanso, cultura, negócios ou saúde, saem de seu local de residência habitual e por conta dessa ação geram múltiplas inter-relações de importância social, econômica e cultural para o destino. O turismo rural e o ecoturismo são atividades turísticas que têm apresentado um enorme crescimento territorial, não desconsiderando qualquer região do país. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.


O ecoturismo é uma indústria extremamente ampla e em crescimento. Uma das principais vantagens do ecoturismo é a de proporcionar um impulso que favorece tanto a expansão da conservação quanto o desenvolvimento do turismo. Nesse sentido, o ecoturismo objetiva levar cada vez mais visitantes a conhecer e desfrutar das belezas das áreas naturais.

Alternativas
Comentários
  • Bem, não podemos dizer que ecoturismo, é uma indústria.

  • indústria

    in·dús·tri·a

    sf

    1 Aptidão para a execução de um trabalho manual.

    2 Conjunto de atividades feitas por uma pessoa para alcançar um objetivo.

    3 FIG Atividade criativa empregada para fazer o mal.

    4 Atividade exercida profissionalmente por alguém.

    5 Conjunto de empresas industriais.

    6 Série de atividades despendidas para transformar matéria-prima em produto comerciável.

    7 Empresa que se empenha na produção de bens de consumo: “Os tempos estavam difíceis para a indústria automobilística […]” (EL2).

    8 Conjunto de maquinaria, instalações e funcionários: “Pedro finalmente assumira a direção na indústria da família, depois de passar um ano na Europa” (LFV).

    9 Conjunto de pessoas, técnicas e processos envolvidos na produção de algo: “É muito curioso que a maior indústria de cinema do mundo, a da Índia, seja praticamente desconhecida no Brasil” (RN).

    10 FIG Conjunto das atividades industriais de uma comunidade.

    11 PEJ Exploração inescrupulosa de uma atividade: Com a promessa de uma vida cheia de facilidades, a indústria do sexo recruta muitas jovens de baixa renda.

    FONTE: DICIONARIO MICHAELIS

    XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

  • não vi erro na questão

  • tomei bomba nessa questao

  • Gabarito: Errado.

    O Ecoturismo caracteriza-se sob dois aspectos principais, em função da capacidade de suporte de cada ambiente e atividade:

    Volume e intensidade dos fluxos turísticos: referem-se à baixa quantidade de turistas e à frequência da visitação.

    Porte dos equipamentos: diz respeito às dimensões (pequenas e médias) das instalações.

    Quaisquer atividades turísticas devem considerar a capacidade de suporte dos ambientes. Nesse segmento essa questão torna-se característica e necessariamente se define pela pequena quantidade de turistas com o intuito de que os impactos que a visitação possa causar sejam os menores possíveis.

  • RACISMO E AÇÃO DE GRUPOS ARMADOS: IMPRESCRITÍVEL E INAFIANÇÁVEL, CORRI AI COLEGA.

  • Hoje em dia, virou uma indústria...

  • Ecoturismo é um ramo da indústria de turismo, e não a indústria em si.

  • acho que o erro da questão está em desfrutar, nem em todos os ecoturismos você pode desfrutar dos locais que são visitados, pode diretamente no meio ambiente do local


ID
3827461
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Francisco Beltrão - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considerando que a existência de áreas contaminadas pode configurar sério risco à saúde pública e ao meio ambiente é necessário que para o gerenciamento de áreas contaminadas, o órgão ambiental competente deverá instituir procedimentos e ações de investigação e de gestão, que contemplem três etapas: a identificação, o diagnóstico e a intervenção. A seguir associe as duas colunas e em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

(1) Identificação:
(2) Diagnóstico:
(3) Intervenção:

( ) Etapa que inclui a investigação detalhada e avaliação de risco, sendo realizada após a investigação confirmatória que tenha identificado substâncias químicas em concentrações acima do valor de investigação.

( ) Etapa em que serão identificadas áreas suspeitas de contaminação com base em avaliação preliminar.

( ) Etapa de execução de ações de controle para a eliminação do perigo ou redução, a níveis toleráveis, bem como o monitoramento da eficácia das ações executadas, considerando o uso atual e futuro da área.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    CONAMA 420/2009

    Art. 23. Para o gerenciamento de áreas contaminadas, o órgão ambiental competente deverá instituir procedimentos e ações de investigação e de gestão, que contemplem as seguintes etapas, conforme ilustrado no Anexo III:

    I - Identificação: etapa em que serão identificadas áreas suspeitas de contaminação com base em avaliação preliminar, e, para aquelas em que houver indícios de contaminação, deve ser realizada uma investigação confirmatória, as expensas do responsável, segundo as normas técnicas ou procedimentos vigentes.

    II - Diagnóstico: etapa que inclui a investigação detalhada e avaliação de risco, as expensas do responsável, segundo as normas técnicas ou procedimentos vigentes, com objetivo de subsidiar a etapa de intervenção, após a investigação confirmatória que tenha identificado substâncias químicas em concentrações acima do valor de investigação.

    III - Intervenção: etapa de execução de ações de controle para a eliminação do perigo ou redução, a níveis toleráveis, dos riscos identificados na etapa de diagnóstico, bem como o monitoramento da eficácia das ações executadas, considerando o uso atual e futuro da área, segundo as normas técnicas ou procedimentos vigentes.  


ID
3905494
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Senador Canedo - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Entre os principais parâmetros de avaliação em monitoramento ambiental tem-se os físicos, químicos e biológicos. Qual alternativa corresponde a um monitoramento ambiental físico?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Parâmentros físicos: cor, odor, turbidez e temperatura;

    Parâmetros químicos: OD, DBO, DQO, sólidos, dureza, Ph, alcalinidade, nitrogênio, fósforo, componentes orgânicos e inorgânicos;

    Parâmetros biológicos: Coliformes, algas


ID
4922926
Banca
UDESC
Órgão
IMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considere as proposições sobre monitoramento da fauna.

I. Os répteis e anfíbios (herpetofauna) são os bioindicadores pouco sensíveis a alterações ambientais.
II. A maior dificuldade em relação ao monitoramento faunístico está na riqueza de espécies, verificada nos ecossistemas tropicais e subtropicais.
III. Os mamíferos silvestres, principalmente os de grande e médio portes, não são importantes bioindicadores da qualidade dos ambientes.
IV. A marcação no monitoramento da fauna pode ser realizada por meio direto (coleiras) ou indireto (registro fotográfico).

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4922971
Banca
UDESC
Órgão
IMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre o monitoramento ambiental, todas as alternativas estão corretas, exceto:

Alternativas
Comentários
  • alguém sabe explicar o erro da c?

  • Letra C está errada.

    O correto é, são passíveis de estudos

  • O monitoramento ambiental é amplamente utilizado como uma ferramenta que auxilia: • Gerenciamento de áreas contaminadas; • Gestão de impactos ambientais provenientes de obras; • Recuperação de áreas degradadas; • Controle Da Qualidade do ar, solo e água; • Monitoramento Da Fauna silvestre.


ID
4964074
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em função da construção de uma barragem para um reservatório de uma usina hidrelétrica, foram exigidos pelo órgão ambiental local, estudos sobre duas populações de jacarés.

Os estudos iniciaram dois anos antes, e continuaram por mais dois anos após o enchimento do reservatório.

O pesquisador responsável pelo estudo concluiu que, em um primeiro momento, as populações não estavam ameaçadas necessitando, porém, de acompanhamento sistemático e contínuo no decorrer dos anos seguintes.


Tal procedimento, indicado pelo pesquisador, enquadra-se na prática de

Alternativas
Comentários
  • Monitoramento Ambiental As diversas ações de monitoramento consistem na coleta de informações ambientais em intervalos regulares de tempo. Essa coleta é sempre feita de forma padronizada por meio de medições, observações e pesquisas, gerando um banco de dados que permite monitorar o meio ambiente e detectar eventuais impactos e alterações antes que esses possam impactar a sociedade e o ecossistema. Monitoramento Ambiental é acompanhamento sistemático da situação dos recursos ambientais dos meios físico e biótico, visando a recuperação, melhoria ou manutenção da qualidade ambiental.

    Monitoramento Ambiental Processo de coleta de dados, estudo e acompanhamento contínuo e sistemático das variáveis ambientais. Com o objetivo de identificar e avaliar - qualitativa e quantitativamente As variáveis sociais, econômicas e institucionais também são incluídas neste tipo de estudo, já que exercem influências sobre o meio ambiente. Condições dos recursos naturais em um determinado momento, Tendências ao longo do tempo


ID
5309881
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre alguns conceitos relativos à conservação ambiental, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Preservação.
(2) Recurso ambiental.
(3) Conservação in situ.
(4) Recuperação.
(5) Corredor ecológico.

(---) Consiste na atmosfera, nas águas interiores, superficiais e subterrâneas, nos estuários, no mar territorial, no solo, no subsolo, nos elementos da biosfera, na fauna e na flora.
(---) Porção de ecossistemas naturais ou seminaturais, ligando unidades de conservação que possibilitam, entre elas, o fluxo de genes e o movimento da biota, facilitando a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas, bem como a manutenção de populações que demandam, para sua sobrevivência, áreas com extensão maior do que aquela das unidades individuais.
(---) Conservação de ecossistemas, habitats naturais e manutenção e recuperação de populações viáveis de espécies em seus meios naturais e, no caso de espécies domesticadas ou cultivadas, nos meios onde tenham desenvolvido suas propriedades características.
(---) Conjunto de métodos, procedimentos e políticas que visem à proteção em longo prazo das espécies, habitats e ecossistemas, além da manutenção dos processos ecológicos, prevenindo a simplificação dos sistemas naturais.
(---) Restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original.

Alternativas

ID
5309887
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em relação ao monitoramento ambiental, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) O monitoramento ambiental é parte obrigatória para se manter as licenças ambientais e também é parte do Sistema de Gestão Ambiental.
(---) Com o monitoramento, é possível atestar as ações de controle ambiental propostas pelas empresas.
(---) O monitoramento fornece o diagnóstico, através de métodos qualitativos e quantitativos, da situação e do que pode ser mediado.
(---) A técnica de monitoramento não varia de acordo com o tipo de impacto que a atividade traz ao meio, sendo sua metodologia permanente e imutável, tornando-a mais eficiente.

Alternativas

ID
5325460
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

De acordo com o Código Estadual de Meio Ambiente, são instrumentos da política sobre a fauna silvestre, EXCETO:

Alternativas

ID
5380717
Banca
CETREDE
Órgão
IMAMN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com base no monitoramento ambiental, analise as afirmações a seguir e marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Consiste no processo de coleta de dados, estudo e acompanhamento contínuo e sistemático das variáveis ambientais.
( ) A implantação de atividades de monitoramento ambiental necessita de uma seleção prévia de indicadores que expressem as condições qualitativas ou quantitativas do que será medido e avaliado.
( ) Permite dimensionar a magnitude dos impactos ambientais, como ainda avaliar a eficiência de eventuais medidas preventivas e/ou de remediação adotadas.
( ) Dar suporte às políticas de gestão, pois subsidia medidas de planejamento e controle, por exemplo, dos recursos hídricos.
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A