Vamos analisar item a item para compreender melhor:
a) Incorreto. os usuários internos do arquivo são os colaboradores institucionais, aquelas pessoas que tem interesse nas informações para fins de execução das atividades administrativas. São os próprios produtores dos documentos.
b) Correto. O atendimento de excelência ao usuário de arquivo não deve ser medido apenas pelo acesso à informação procurada, mas também pela velocidade e precisão com que é atendido. Em resumo, tão importante quanto o "que" é o "como": como a solicitação do usuário é atendida?E a resposta a esta pergunta será diretamente influenciada pelo nível de eficiência dos arquivos.
c) Incorreto. Primeiro, pelo contexto histórico, a Ditadura militar foi o período de maior restrição à liberdades e, por consequência, de acesso à informações. No período citado já havia leis e normas que regulamentavam algumas atividades arquivísticas, como a Lei de Microfilmagem de Documentos (5.433/68), a lei que regulamenta as profissões de Arquivista e Técnico em Arquivos (6.546/78), a lei que dispunha sobre registros públicos (6.015/73), além de excertos do Código de Processo Civil (5.869/73), e do Código Penal (2.848/40), e outras normas sobre o assunto que foram editadas desde os anos 30. Então, apesar de haver algumas atividades arquivísticas normatizadas, não havia uma norma específica para regular o acesso à informação por parte do usuário, o que contribuiu para a inibição desse direito aos cidadãos. .
d) Incorreto. O item anterior já responde a este, uma vez que, especialmente durante a Ditadura, já havia o sigilo documental. A restrição de acesso à informações sensíveis existe desde sempre, especialmente nas atividades públicas ligadas à segurança da sociedade e do Estado.
e) Incorreto. Segundo estudos de Le Coadic (1997), o modelo emissor-receptor tende a dar mais importância ao emissor, e gradualmente tende a ser substituído pelo modelo emissor-usuário. Ou seja, os serviços de informação não devem se preocupar apenas que a informação chegue ao destinatário (receptor), mas também em saber como, porque e para que o mesmo utilizará a informação, para melhor atendê-lo.
Gabarito da banca: letra "B"
Gabarito do professor: letra "B"
GABARITO LETRA B.
Algumas vantagens do GESTÃO DE DOCUMENTOS:
a) Interação com outros sistemas como correio eletrônico, sistemas de gestão e manutenção;
b) Possibilidade de maior disseminação da informação, dinamizando análise de documentos e reduzindo o tempo de tramitação dos mesmos;
c) Redução de custos provenientes da duplicidade, reprografia e extravio de documentos;
d) Rapidez no envio da informação ao usuário final;
e) Agilidade no atendimento e padronização no cadastramento e informações;
f) Economia com a redução de tempo de resposta para auditorias e pesquisas;
g) Redução de tempo no acesso a documentos, redução de área física e moveis para arquivamento.
Fonte: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/412/523