SóProvas


ID
136318
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Fayol, a definição dos objetivos organizacionais e dos caminhos a serem percorridos para que sejam alcançados relacionam-se com a seguinte função administrativa:

Alternativas
Comentários
  • Henri Fayol é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Uma das contribuições da teoria criada e divulgada por ele foi o desenvolvimento a abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo, onde pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e profissão, que por sua vez, poderia ser ensinada através de uma Teoria Geral da Administração.Outra contribuição da teoria de Fayol é a identificação das atuais quatro funções da Administração que são: Planejar, Organizar, Liderar e Controlar, à qual Fayol ainda acrescenta a função de Coordenar.Não entendi a resposta correta da questão...
  • A fim de aclarar a função administrativa, Fayol reparte em cincosubfunções, ou elementos do processo administrativo, a saber:1. Prever – visualizar o futuro e traçar o programa de ação.2. Organizar – constitui o duplo organismo material e social daempresa.3. Comandar – dirigir e orientar o pessoal.4. Coordenar – ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforçoscoletivos.5. Controlar – verificar que tudo ocorra conforme as regrasestabelecidas e as ordens dadas.fonte: Prof. José Carlos de Oliveira Carvalho - Ponto dos Concursos
  • PLANEJAR: Estabelecer os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização das outras funções.

    ORGANIZAR: É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.

    COMANDAR. Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como adminsitradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.

    COORDENAR: A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.

    CONTROLAR: Controlar é estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.

    Diferente dessas funções, hoje usa-se apenas: Planejar, Organizar, Dirigir ou Executar e Controlar. ( no lugar de Comandar e Coordenar) Uniram-se essas duas funções porque o objetivo é o mesmo.

  • Letra B

    Ora, o planejamento é a base, o ponto de partida, para quaisquer ações de curto, médio e longo prazo dentro de uma organização. Muito já foi dito acerca do planejamento. Não se pode falar em organização, estabelecimento de metas, comunicação e relacionamentos sem a consecução de objetivos, estabelecimento de prazos, planos etc. O planejamento é uma estrada, são caminhos a serem percorridos para que sejam alcançados os resultados esperados.
  • Pessoal,

    Apesar de muito fácil de "matar", a questão possui um erro sutil: para Fayol, as etapas eram PREVER (e nao Planejar), Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar.

    As funções no processo Administrativo... já quando da Teoria Neoclássica, cujo "pai" foi Drucker, apresentam então o PLANEJAR, Organizar, Dirigir e Controlar.

    MACETE pra Fayol:

    Lembram do Guerra nas Estrelas... aquele robô dourado... o C3PO:  

    Prever
    Organizar
    Comandar
    Coordenar 
    Controlar

    Abs,

    SH.
  • GAB B)

    planejamento: Estabelecer os objetivos e definir os meios para alcançá-los.

    O planejamento que define "onde quer se chegar" e traça os planos de "como chegar" lá.