-
ROTATIVIDADE DE ESTOQUE OU GIRO DE ESTOQUE
A rotatividade ou giro de estoque é a relação entre o consumo e o estoque médio, dentro de um período de tempo. R = C EM ONDE: R = ROTATIVIDADE C = CONSUMO EXPRESSO EM UNIDADES EM = ESTOQUE MÉDIO EM UNIDADES Convém notar que as unidades de medida de tempo deverão ser as mesmas, isto é, meses ou anos. Tanto o consumo como o estoque médio deverá ser expresso nas mesmas unidades, caso contrario a relação não terá validade. R será, portanto, a indicação da taxa da rotatividade, isto é, quantas vezes o estoque se renovou ou girou. É recomendável que ao determinar a rotatividade, se estabeleça um índice para cada grupo de materiais que correspondem a uma mesma faixa de preço ou classe. O critério de avaliação será determinado pela política de estoque da empresa ou a que for escolhida pela direção, porem, devemos lembrar que do exposto abaixo: 1- A disponibilidade de capital para investir em estoque é que vai determinar a taxa de rotatividade.
-
A rotatividade ou giro do estoque é urna relação existente entre o consumo anual e o estoque médio do produto.
Rotatividade = consumo médio anual/Estoque médio = 6.000/600 = 10.
Gabarito: D
-
Gabarito: D
A rotatividade ou giro de estoque
e a relação entre o consumo anual e o estoque médio do item. Ou seja, indica quantas vezes rodou o estoque no ano. Para medir a rotatividade, utiliza-se o índice de rotatividade (IR) , que se obtém através da aplicação da seguinte equação:
Índice de rotatividade (IR): Consumo médio no período = 6000 = 10.
Estoque médio 600
-
PESSOAL, O CONSUMO MEDIO ESTÁ ANUAL (6.000) E O ESTOQUE MEDIO MENSAL (600). SE ELES TEM QUE ESTA NUM MESMO PERIODO DE TEMPO OU UNIDADE DE TEMPO O GABARITO (10) NÃO VAI BATER NUNCA. ME CORRIJAM SE ESTIVER ERRADO!!!!
-
Pois é, Sidney, eu também não entendi essa questão. Transformei o consumo médio anual em consumo médio mensal e deu 500. O giro de estoque, então, não deveria ser 500/600?
-
Olá Sidney, André.
O índice de rotatividade também é conhecido como "Giro do Estoque". Esse termo pode facilitar o entendimento.
Como o nome diz, queremos saber quantas vezes o estoque "gira" ou "roda" em determinado período.
Simplificando ao máximo, para o entendimento, seria pensar em quanto de mês tem o ano? (12).
Ou seja, (voltando ao problema) quantas vezes o comsumo anual de 6000 unidades consegue renovar o "estoque-mês" da empresa? (10)
Concluindo, o estoque gira 10 vezes ao ano nessa empresa.
Espero ter ajudado e não complicado. Abs
-
Se possui o total de 6.000 unidades e usa 600 unidades por mês, o estoque cobre 10 meses.
Ou seja, a cada 10 meses precisa ser renovado.
-
Na verdade a conta 6000/600 bateu 10 mas o cálculo correto é:
O consumo ANUAL foi 6000. O estoque médio mensal é 600 unidade por mês. Então, em um ano, o estoque médio é 7200 unidade.
Logo, 6000/7200 = 0,83333 de ano. Agora fazemos regra de três. Se 01 ano = 12 meses, ,0833333 de ano = X.
Façam a conta e vejam que x = 10, nos revelando que 6000 unidades dão para abastecer o estoque por 10 meses quando o consumo é de 7200 unidades por ano.
-
Alguém falou bobagem anteriormente. O certo é que, em um ano, o estoque será reabastecido 10 vezes e não que o estoque durá por 10 meses.
-
Galera, eu entendo que a media de estoque no ano não é simplesmente a soma dos estoques mensais. Média e a soma dividida pelo numero de meses, e acabariamos chegando no mesmo valor de 600 unidades de média (600 * 12 meses)/12 meses.
Acho que é isso.
-
Edilene, esse cálculo que você fez é do Índice de Cobertura do Estoque que é diferente de Giro de Estoque que é conforme o Paulo Silva explicou, ou seja, em um ano o estoque gira 10 vezes.
-
Parem de passar informações erradas, isso é irresponsabilidade. Trata-se de giro de estoque, não de duração de estoque! Numa dessas alguém acaba cometendo um erro que pode custar uma aprovação!
-
Giro de Estoque = Consumo/Estoque
Antigiro de Estoque = Estoque/Consumo
-
GABARITO: LETRA D
Rotatividade
A rotatividade ou giro do estoque é uma relação existente entre o consumo anual e o estoque médio do produto.
Rotatividade = consumo médio anual / estoque médio
FONTE: Administração de Materiais - Uma Abordagem Logística - Marco Aurélio P. Dias