SóProvas


ID
1365298
Banca
FGV
Órgão
TJ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 - CONSTRUIR A REALIDADE

José Antonio Marina

Todos queremos viver em liberdade e procuramos construir caminhos para alcançar esse propósito. Se um problema atravessa nossas vidas, nos sentimos impossibilitados de estar plenamente livres, pois há limitações e dificuldades de atuar. Ficamos em uma rua sem saída.

Felizmente, a inteligência nos permite encontrar soluções e nos possibilita criar alternativas. O pensamento liberta! Não nos contentamos em conhecer, não nos basta possuir, não somos seres passivos. Nossos projetos buscam conectar-se à realidade e ampliá-la. Por exemplo, milhares de pessoas leem livros de autoajuda, pois desejam mudar sua própria realidade, ainda que os resultados sejam pequenos. Então, por que continuam lendo? Porque a simples ideia de que “se pode” mudar enche o coração de esperança.

Em muitas ocasiões, nos sentimos presos à realidade, sem poder agir, limitados pelas contingências da vida. Felizmente, a inteligência nos diz que, dentro de certos limites - a morte é um deles -, a realidade não está totalmente decidida; está esperando que acabemos de defini-la. A realidade não é bela nem feia, nem justa nem injusta, nem exultante nem deprimente, não há maniqueísmo. A vida é um conjunto de possibilidades que devem ser construídas. Por isso, nada é definitivo, tudo está por vir. As coisas adquirem propriedades novas quando vamos em direção a elas com novos projetos.

Observemos essa explosão do real em múltiplas possibilidades. Cada coisa é uma fonte de ocorrências, cada ponto se converte na intersecção de infinitas retas, ou de infinitos caminhos. Cada vez mais se desfazem os limites entre o natural e o artificial. 4


TEXTO 2 - A REALIDADE PERCEBIDA PELOS ANIMAIS

É difícil imaginar como pode ser o mundo de um animal considerando que não só sua inteligência, mas também seus sistemas sensoriais são diferentes dos nossos. Todavia, os animais captam estímulos que nós não captamos. O ornitorrinco, por exemplo, percebe com seu bico, parecido com o dos patos, as descargas elétricas produzidas pelos camarões, a um metro de distância. As abelhas percebem as alterações elétricas causadas por uma tempestade distante e voltam para a colmeia; as serpentes detectam o calor de suas vítimas; os morcegos percebem o eco dos sons que lançam.

O biólogo alemão von Uexküll assinalou que cada espécie animal vive em um mundo próprio, ao que chamou Umwelt.


Os dois textos desta prova mostram um tema em comum:

Alternativas
Comentários
  • A - CERTA - os trechos "Felizmente, a inteligência..." (texto I) e "É difícil imaginar...não só a inteligência..." (texto II) introduzem um tom subjetivo, indicando uma opinião do autor (valoração da inteligência)

    B - ERRADA -  não há referência alguma sobre luta pela sobrevivência nos textos 

    C - ERRADA - não existe a ideia de construção no texto II 

    D - ERRADA - A banca considerou como tema principal a subjetividade, a valoração da inteligência em detrimento à observação de seres vivos. No entanto, os dois textos sugerem a observação de seres vivos.

    E - ERRADA - em momento algum se pretendeu diferenciar animais de seres humanos 

  • O segundo período do texto 2 nada tem a ver com inteligência e corresponde a grande parte do texto...

  • Texto 2 apenas cita a palavra inteligência... Muito mais coerente a letra D. Vai entender...

  • Pessoal, se atentar que a questão pede o "tema" COMUM... por eliminação, só sobra a inteligência. 
    Pra mim, o texto 1 trata da alternativa c)  EXCLUSIVAMENTE.
    Já o texto 2 trata das alternativas b) , d) e e) EXCLUSIVAMENTE. Já 

  • O texto 2 cita "Inteligência"de forma muito superficial.

  • Dizer que o texto 2 tem como tema o valor da inteligência é no mínimo estranho... não é porque a palavra inteligência está escrita que o seu valor passa a ser tema... sei lá...

  • FGV, sempre a FGV...

  • FGV, sempre nos deixando na mão. Um absurdo essa resposta. O texto II descreve as percepções sensoriais dos animaise. Recurso ( sempre indeferido), mas a letra D, é muito mais coerente.

  • Alternativa (A)

    Entendi que a inteligência e os sistemas sensoriais (no texto II) atuam em conjunto na forma como cada animal percebe o mundo ao seu redor. Sendo assim, há, de fato, valoração da inteligência. 

  • O texto 2 não fala sobre a inteligência, ela apena a cita, e ainda com menor importância, pois utiliza a expressão "não só".

    O segundo texto dá mais valor aos sistemas sensoriais.

    Mas a FGV faz o que quer.

    Enquanto a anulação de questão for mero ato discricionário, sempre estaremos sujeitos aos caprichos dos examinadores!

  • Banca do cão!!!!

  • Prova enjoada!

     

  • Tipica questão FGV, pedir o tema em comum de textos apresentados, o que torna nada fácil sua resolução.

    Para facilitar um pouco a resolução desse tipo de questão, comece lendo primeiro o texto menor (já que, normalmente, é mais fácil identificar o tema e mais objetivo) e depois vá para o texto maior buscando encontrar palavras que te lembrem do texto menor sem consultá-lo. Certamente o ponto em comum entre os textos está nas palavras que vc marcou.

    Isso tem me ajudado.

    Força e bons estudos.

  • o valor da inteligência;

  • Pessoal, apesar dos pesares da FGV, devemos ficar atentos ao enunciado da questão. Vamos lá:

    A questão pede o ponto em comum entre os dois textos. Vejamos:

    B) a luta pela sobrevivência; - Não há referências nos textos sobre isso.

    C) a construção de uma nova realidade; - Há referência sobre isso no texto I. No texto II há mera percepção de uma realidade diferente por outros animais que não o ser humano.

    D) a observação de seres vivos; - Há apenas referência a isso no texto II. O texto I trata apenas do ser humano, e não de outros seres vivos.

    E) as diferenças entre animais e seres humanos - Nem um nem outro texto fala sobre isso. No texto I não há referências a outros animais e o texto II fala da diferença entre a percepção da realidade entre os animais e o ser humano.