-
O caput faz uma concordância ideológica ("Todos" não como eles, mas incluindo a si mesmo, ou seja, a primeira pessoa do plural).
Gabarito B, "Os candidatos" novamente seriam eles, mas muda a conotação se incluindo como no caput (autor-leitor).
-
Resposta: B. Mas muitos marcaram a letra D.
O enunciado pede "a concordância verbal que se repete". Se o paradigma “Todos queremos viver em liberdade” é um caso de silepse de pessoa, a resposta que se busca será também outro caso idêntico:"Os candidatos estamos preocupados com a prova". Observem que os sujeitos estão na 3ª pessoa do plural e os verbos na 1ª pessoa do plural (discordância). A silepse é muito comum nos diálogos coloquiais ("A gente estamos aqui", p.e.). Por isso, em hipótese nenhuma aplique essa figura de linguagem em sua redação.
-
Este são casos de silepse que é a concordância que se faz com o termo que nãoestá expresso no texto, mas sim com a ideia que ele representa. É uma concordânciaanormal, psicológica, espiritual, latente, porque se faz com um termo oculto, facilmentesubentendido. Há três tipos de silepse: de gênero, número e pessoa.
Todos queremos viver em liberdade- ideia de "todos nós"
Os candidatos estamos preocupados com a prova- ideia de "nós"
-
Silepse: também chamada de concordância irregular ou ideológica, representa a combinação das palavras, não com a forma, mas com a ideia.Silepse de pessoa: Ex.: Os brasileiros somos alegres. Todos queríamos uma vida melhor. Conceito: É possível, em língua portuguesa, usar o sujeito na 3a pessoa do plural e o verbo na 1a pessoa do plural. Isso é a concordância ideológica, ou irregular (silepse): Os culpados seremos punidos. Os alunos estudiosos fomos aprovados no concurso. Todos somos a pátria.
Silepse de gênero: Ex.: São Paulo é linda. Vossa Senhoria parece preocupado. Conceito: Concordância irregular, também chamada de concordância ideológica; é a que se faz não com o termo escrito, mas com a ideia que ele expressa: São Paulo é linda. A gente está cansado. Silepse de número: Ex.: A maioria chegou cedo, brincaram o dia todo; A multidão agitada gritava contra os dirigentes, lançavam tomates contra eles. Conceito: Com as expressões quantitativas distantes do verbo, podemos concordar esse verbo com a ideia de plural transmitida pela expressão quantitativa: Esperavam por ajuda — sem comida, sem água, sem abrigo — a multidão desabrigada pela chuva. A maioria chegou cedo, com as cestas cheias de guloseimas, espalharam tudo sobre lindas toalhas e foram brincar, aproveitando a deliciosa manhã primaveril. Fonte: Português esquematizado - Agnaldo Martino - 2014.
-
Não conheço o tema, estudei a partir da questão, vou postar o que entendi visando ajudar os demais... espero que ajude mais do que atrapalhe.. hahaha:
Em ambos os casos, está concordando com o sujeito "nós", porém ele não esta explicito no texto (Silepse)
Assim Nós queremos do texto, se repete em Nós estamos (Letra B).
Descarto a "A" e a "C" - Pois não está concordando com Nós.
Descarto a "D" pois o nós está explícito, o que não ocorre em "todos queremos". (Se fossem todos querem, não estaria na mesma concordância com o nós, e se fossem "todos desejamos a liberdade" estaria correto).
A E eu descartaria por ser "deseja", acredito que para concordar deveria ser desejamos.
PS: Se alguém que entende do assunto acreditar que meu comentário não tem fundamento nenhum, favor me comunicar que removo sem problemas!
Bons estudos!
-
Não entendi. Por que não a d? Os canditados estamos? Não seria nós candidatos estamos preocupados?
-
letra B.
silepse de pessoa. é como se o autor se inlcuísse no grupo. Os candidatos "estamos" preocupados com a prova;
-
Na concordância, de modo geral, constantemente entram em conflito a rigidez das normas gramaticais e os direitos da imaginação e da sensibilidade.
Quando se diz que certo termo deve concordar com outro, tem-se em vista a forma gramatical deste termo de referência.
No entanto, há condições em que se desprezam os critérios gramaticais e, atendendo apenas a ideia subentendida, se faz a concordância com aquilo que está escrito. Em outras palavras, deixa-se de fazer a concordância de uma palavra diretamente com a outra, para fazer-se com a ideia que esta sugere:
●Os brasileiros somosimprovisadores.
O verbo ser (somos) não está concordando diretamente com "os brasileiros" (sujeito), mas com a ideia que ele sugere: (nós) Os brasileiros somos...
Os Gramáticos dão o nome de "sínese" a essa concordância; porém ela é conhecida por "concordância ideológica, irregular, ou figurada (silepse)".
-
Questão letra B. Mas a FGV é difícil de se entender o que ela pede. Acredito que ela usou o critério de indefinição. Quando ela fala que (todos queremos) e (os candidatos estamos preocupados...) não se consegue definir quem de fato (quer) e (quem está preocupado). Complicado, mas é necessário sair desse mundo para responder questões da FGV.
-
Com aposto resumitivo (pronomes indefinidos TUDO, NADA, NINGUÉM,
TODOS ...): o verbo concordará com o aposto.
Exemplo: Vinho, dinheiro, mulheres, nada o alegrava mais.
Bebeto, Romário e Ronaldinho Gaúcho: todos são campeões mundiais de futebol.
fonte: estratégia dos concursos.
-
é mesmo, aline shmekel, não sei como escreve seu sobre nome, fica assim mesmo; mas onde está está aula...
-
NÃO DAR PARA FAZER PROVAS PELA FGV, SEMPRE MUITO SUBJETIVA NAS QUESTÕES, PARA MIM OS CANDIDATOS EM QUESTÃO COMO NAMINHA VIDA INTEIRA DE PROTUGUES OS CANDIDATOS PRONOME 3ª PESSOA DO PLURAL, AGORA SILEPSE, É UMA PNOIA DE BANCA PREGUIÇOSA
-
NÃO É A TOA QUE PROVAS DE TJ SEMPRE HÁ PROBLEMAS COM FRAUDES, PRICIPALMENTE VINDO DESTA NOJEIRA DE FGV.
-
Esse vídeo explica de forma simples o que vem a ser silepse, e quais são os seus tipos.
https://www.youtube.com/watch?v=cLJixiVSKTY
-
Achei péssima esta questão..o enunciado poderia ter deixado explícito que se tratava de silepse!
-
Vou te contar hein... essa FGV! E porque a D nao seria um caso de silepse? Ele também está se incluindo quando coloca "desejamos". Seria porque ele colocou o "nós" antes do verbo? Se não fosse a silepse, a frase não ficaria asim: "todos desejam"? dúvida...
-
A única que aceita duas formas de regência .
Não são criativos todos os brasileiros;
Os candidatos estamos preocupados com a prova; Os candidatos estão preocupados (...)
V. Ex a . parece entristecido;
Todos nós desejamos a liberdade;
A gente não deseja mais viver.
-
Adoro Cespe e FCC!!! hahahahaaa...
-
-
Nesta questão se faz necessária a explicação da professora do Qconcursos. E de modo urgente! Solicitemos!
Questão surreal.
-
lol faço parte dos 36% excelente questão!
-
O nome disso é concordância ideológica. Palloma, mais embaixo, já explicou. Não vou ficar repetindo tudo. Vou dar só alguns exemplos pra ajudar a esclarecer mais ainda. Peguemos o exemplo: Jamais visitarei a violenta São Paulo. Neste caso, temos um caso de concordância ideológica, porque a palavra São Paulo é masculina; mas São Paulo é uma cidade, por isso que podemos dizer "São Paulo é violenta". Isso seria uma Silepse de gênero (um dos tipos de concordância ideológica). Vou dar um exemplo de Silepse de número: A turma chegou e assistiram às aulas. Ora, o sujeito é "a turma", então o verbo poderia ser "assistiu". Mas, temos que lembrar que "turma" indica uma coletividade, por isso podemos dizer "a turma chegou e assistiram às aulas". Mais um exemplo de silepse de número: O povo votou e elegeram o político. Neste caso, poderia dizer "o povo votou e elegeu o político". Mas, novamente ocorre uma concordância de número, pois a palavra "povo" indica uma coletividade, permitindo uma dupla concordância no segundo verbo. Também posso falar, de acordo com a mesma regra: "os brasileiros somos simpáticos".
À luta e bons estudos!
-
A respectiva questão trata-se de sujeito oculto, elíptico, implícito ou desinencial, ou seja, quando o sujeito não está expresso na oração, no caso supracitado o sujeito está na 1 pessoa do plural.
-
Silepse de pessoa.
-
Gente o Fernando Amorim me esclareceu muito com o comentário bem simples. Silepse de Pessoa. Depois que li sobre, entendi.Segue o link. Espero ter ajudado.
http://www.portugues.com.br/gramatica/casos-especiais-concordancia-verbal.html
-
Completamente subjetiva a questão
-
errei, nunca tinha visto uma questão desse tipo.
Silepse verbal com um sujeito como ''todos'', é uma coisa.
Mas não fica nada bonito usar esse método se for como a resposta da questão.
-
Questão bem sacana, requer um grande conhecimento da língua.
Não é a alternativa "d" por que ali está expresso o "nós". Eles queriam elíptico - se no caso fosse: Todos desejamos a liberdade, estaria correto.
É isso produção?
Para quem não entendeu a questão é só olhar o link que o Onair postou, elucida bem a qu]estão.
-
nós, os candidatos, estamos preocupados com a prova.
note que o pronome nós está implícito na oração.
chamamos de sujeito elíptico, silepse de pessoa etc.
-
E alguém pode me explicar por que a letra E est[a errada? Ela também não propõe o sentido de pronome indefinido n[os???
-
essa foi a questão mais estranha que já vi na minha vida, abigos...
-
O que foi isso???? Continuo sem entender. Alguém ajuda, por favor?
-
Por que "V. Ex a . parece entristecido" não é silepse de gênero?
-
Nossa... Que questão absurda!!!
-
Putz.. que foi isso?
-
Nós, os candidatos, estamos... Silepse de pessoa.
Nós, todos, estamos... Silepse de pessoa.
-
SILEPSE-CONCORDÂNCIA IDEOLÓGICA
“Todos(3°PESSOA DO PLURAL) queremos(1°PESSOA DO PLURAL,O EMISSOR DA MENSAGEM ESTÁ SE INCLUINDO) viver em liberdade
"OS candidatos(3°pessoa do plural)estamos(O AUTOR DA FRASE SE INCLUI) preocupados com a prova
-
Pelo que entendi, a diferença da letra B para a letra D é a surpresa na leitura. Na questão o leitor espera que a o verbo da frase seja conjugado na 3ª pessoa (Todos eles querem), mas não faz isso. A única das alternativas que causa essa mesma surpresa é a letra B. Nós lemos e esperamos que seja conjugado assim: Os candidatos estão preocupados com a prova.
Vale ler o comentário do Alex lacerda
-
Beleza, tudo muito lindo com o "queremos" e o "estamos", mas peraí, "estamos" da letra B não é um verbo de ligação que demonstra estado? logo não poderia deveria ser equiparado ao verbo de ação "queremos", certo? por isso marquei a maldita letra D. Alguém aí?
-
Na letra D o verbo concorda com o pronome "nós".
Na letra B o verbo concorda com uma ideia, e não com um termo que está escrito. O autor se inclui no grupo geral através da conjugação do verbo.
-
Um caso de silepse de pessoa. [Gab. B]
-
É SILEPSE DE PESSOA, TODOS PEDIRIA UM TODOS QUEREM, MAS FOI MUDADO PARA INCLUIR O AGENTE FALANTE. De igual modo a única opção que muda com silepse de pessoa para incluir o agente da ação é a opção b. Belíssima questão da FGV. Longe de ser difícil.
-
Na frase “Todos queremos viver em liberdade” ocorre uma silepse de pessoa.
A única opção que ocorre uma silepse de pessoa é na letra B.
Na letra C ocorre uma silepse de gênero.
-
Silepse de pessoa, tendo em vista que o falante está se incluindo.
-
Nunca tinha ouvido/lido falar em silepse de pessoa; porem ao assistir o comentário do professor realmente é bem simples .
O verbo concorda com a ideia de incluir-se no grupo(NOS/3 pessoa do plural) EX: Todos estamos esperando por soluções divinas. No " habitual" pensaríamos no verbo "estar" na terceira pessoa do plural Ex: Todos estão esperando por soluções divinas.
-
Nossa... parece ser a mesma coisa que dizer "a gente fomos lá..." kkk. Por essa eu não esperava... #TeAmoFgv
-
Caso de concordância intencional, chamada de siléptica. Existem três tipos, a saber:
De número: quando se espera singular, mas o verbo se flexiona no plural (ou
vice-versa):
Andradas é calma nos feriados. [(O substantivo “Andradas” é plural, mas
se refere a uma cidade (singular)]. Assim, a concordância verbal é intencional,
não é literal.
De pessoa: quando se espera a primeira, ou segunda ou terceira pessoa, mas
o verbo se flexiona de forma diferente:
Muitos somos omissos. (O pronome “Muitos” se encontra na terceira
pessoa do plural, mas o verbo se encontra na primeira do plural). Assim, a
concordância é intencional, não é literal.
De gênero: quando se espera o gênero masculino, mas o adjetivo se flexiona
no feminino e vice-versa:
São Paulo é calma nos feriados. [(O substantivo “São Paulo” é masculino,
mas se refere a uma cidade (feminino)]. Assim, a concordância do adjetivo é
intencional, não é literal.
-
Silepse do que seja...ouvir alguém falar " Os candidatos estamos preocupados com a prova; "
é tão estranho quanto "os concurseiros gostamos de estudar"
-
A FGV não tem predileção pela concordancia sintatica( palavra com palavra), mas pela concordancia sileptica( contexto). Por isso, é fazer MUITA questão para conseguir identificar quando essa banca do cão está se referindo a concordancia sintatica ou sileptica...
-
ARMARIA DO CÉU !!!!!!!!!!!!
-
A silepse faz parte da concordância verbal??? No meu modo de encarar a vida ela é um recurso que pode ser empregado em diversos meios. A concordância verbal vem de regência e analise sintática do termo. Não consigo entender porque a concordância da letra C está errada.
-
TODOS (Nós) queremos viver em liberdade.
(NÓS), os candidatos, estamos preocupados com a prova.
-
Gabarito letra B.
Em “todos queremos viver” o sujeito é “todos”, mas o verbo concorda com “nós”, termo implícito na oração. Trata-se de uma regra especial, que admite uma concordância “semântica”, “ideológica”, “figurada”, chamada SILEPSE DE PESSOA. “Todos” é pronome de terceira pessoa. “Nós” é pronome de primeira pessoa. Esse exemplo de concordância verbal se repete em “Os candidatos estamos preocupados com a prova”, pois o sujeito é “os candidatos”, mas o verbo concorda com “nós” implícito.
Na letra A, o sujeito é “todos os brasileiros”. Na letra C, a concordância é feita com o sexo do interlocutor, o que constitui uma SILEPSE DE GÊNERO. Na letra D, o sujeito núcleo do sujeito é nós e está explícito. Na letra E, a concordância é feita normalmente com o termo coletivo “gente”, no singular.
-
Bota no alto e me corta , diz a FGV
-
Em “todos queremos viver” o sujeito é “todos”, mas o verbo concorda com “nós”, termo implícito na oração. Trata-se de uma regra especial, que admite uma concordância “semântica”, “ideológica”, “figurada”, chamada SILEPSE DE PESSOA. “Todos” é pronome de terceira pessoa. “Nós” é pronome de primeira pessoa.
Esse exemplo de concordância verbal se repete em “Os candidatos estamos preocupados com a prova”, pois o sujeito é “os candidatos”, mas o verbo concorda com “nós” implícito.
Na letra A, o sujeito é “todos os brasileiros”. Na letra C, a concordância é feita com o sexo do interlocutor, o que constitui uma SILEPSE DE GÊNERO. Na letra D, o sujeito núcleo do sujeito é nós e está explícito. Na letra E, a concordância é feita normalmente com o termo coletivo “gente”, no singular. Gabarito letra B.
-
Palmas para o pessoal que soube responder essa questão (sem chutar)!!
Ô louco meu!!!
#vivendo&aprendendo
-
FGV não é de Deus!!
-
A gente vamos passar no concurso.
-
mi mi mi misericórdia
-
Os candidatos estamos preocupados com a prova;
-
Essa questão trata do assunto chamado Silepse
Veja ao vídeo abaixo sobre o assunto
https://1drv.ms/v/s!AiReNx-7AMM2gTFSFkEDhd1CKZSR?e=2WNmKl
-
Quando eu pensei que o Cespe fosse o pior, veio a FGV e mostrou que o buraco é mais embaixo.
-
Enunciado: Todos queremos viver em liberdade” ======> “Todos queremos” se repete na seguinte frase:
Veja que na frase há uma silepse de pessoa. → Ocorre quando há discordância entre o sujeito expresso e a pessoa verbal. Observe o exemplo:
Todos queremos viver em liberdade” → Veja que o nós está incluso em todos,desse modo, o nós passa a ser o sujeito (embora oculto) e o verbo concorda com ele. Devendo ficar da seguinte maneira
Nós queremos viver em liberdade.
Feito essa explanação, a questão nos pede a alternativa que repete o mesmo raciocínio.
=============================================================================================
a) Não são criativos todos os brasileiros;
→ Ordem direta: Todos os brasileiros não são criativos. Perceba que na frase não teve nenhuma silepse. há sujeito expresso e o verbo está concordando com ele.
============================================================================================
b)GABARITO. Os candidatos estamos preocupados com a prova;
→ Veja que há uma silepse de pessoa. O nós está oculto e a frase nos diz que nós somos os candidatos.
→ Os candidatos (nós) estamos preocupados ... Observe que o verbo não concorda com o sujeito expresso e sim com o sujeito oculto.
=============================================================================================
c) V. Ex a . parece entristecido;
Jean Vinicius, por dois motivos essa alternativa está incorreta (pelo menos ao meu ver)
1º - perceba que o adjetivo entristecidO faz referência ao masculino e o pronome de tratamento V. Ex. a pode referenciar tanto ao masculino como feminino. Deixe-me ser mais clara:
Caso se trate de uma mulher o correto deve ser estristecidA. Mas na alternativa não tem como saber se é feminino ou masculino.
2º - A questão pede uma alternativa que há uma silepse de pessoa, nesta não apresenta silepse. Portanto, mesmo que tivesse referenciado o gênero, não estaria correta de acordo com o que a questão pede.
→ Não adianta a alternativa ter a concordância correta, porém não está dentro do que é solicitado na questão.
=============================================================================================
d) Todos nós desejamos a liberdade;
→ O verbo está concordando com o sujeito expresso, ou seja, não ocorre silepse
==============================================================================================
e) A gente não deseja mais viver.
→ O verbo está concordando com o sujeito expresso, ou seja, não ocorre silepse
===============================================================================================
Espero ter ajudado de alguma forma.
Qualquer coisa, deixe-me mensagem
Força ai, Guerreira (o)!
-
Após eu analisar os comentários:
"No começo eu não entendi, no final parecia que estava no começo"
Parabéns pra quem conseguiu responder!
-
Famigerada concordância Ideológica de Gênero, nela há uma supressão do sujeito.
LETRA B
APMBB
-
Trata-se de silepse (concordância ideológica) de pessoa.
Todos somos brasileiros (silepse de pessoa)
A criançada chegou. Alegres, brincavam (silepse de número)
Vossa Excelência é muito simpático (silepse de gênero)
-
Inclusão do falante no sujeito de 3ª pessoa do plural – silepse de pessoa.