a)uma força da física, chamada “ação e reação”, em que a resistência da massa do veículo em relação à curva pode ocasionar o “cavalo de pau”, faz com que se perca completamente o controle do veículo. Portanto, deve-se manter uma velocidade constante durante todo o trajeto, evitando o uso dos freios.
b) CORRETAuma das forças da física, denominada “centrífuga”, ocorre quando um objeto estabelece uma trajetória curva e tende a jogá-lo para fora em sentido contrário ao centro da curva. A massa do veículo, sua velocidade e o raio da curva influenciam este fenômeno. Assim sendo, o controle da velocidade e direção são fundamentais, antes mesmo de se iniciar a curva.
c)uma das forças da física, denominada “centrífuga”, ocorre quando um objeto é submetido a uma trajetória curva e tende a direcioná-lo para o centro. Os efeitos desta força podem ser minimizados com o controle da velocidade e da direção do veículo, antes mesmo de se iniciar a trajetória.
d)a força da gravidade é o principal fenômeno que influencia neste caso, pois, quanto mais pesado e veloz o veículo, mais seguro este estará durante uma trajetória curva.
e)que os efeitos de uma força da física, durante a trajetória de um veículo, são irrelevantes, mesmo porque é impossível prever qual delas vai influenciar no momento em que o veículo estabelecer uma curva.
Resposta: D.
A questão versa sobre condução defensiva em curvas. Vimos que a força centrífuga é aquela que nos joga para fora da curva. Está relacionada à velocidade e massa do veículo, além do raio da curva (curta fechada ou não).
O que deve ser feito é diminuir a velocidade com antecedência, antes mesmo de entrar na curva, (utilizando o freio ou reduzindo a marcha). Evitar fazer movimentos bruscos e oscilações ao volante. Faça movimentos suaves e contínuos, acelerando gradativamente, se necessário.