SóProvas


ID
1368985
Banca
FGV
Órgão
TJ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao propor um projeto de trabalho profissional, o assistente social deve possuir os seguintes conhecimentos:

I – as políticas sociais transversais que incidem sobre o seu trabalho;
II – que demandas lhe são colocadas pelos usuários;
III – como se conforma a instituição na qual trabalha.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de compreender melhor esta questão. Quando o Assistente Social vai propor um projeto de trabalho acredito ser importante o conhecimento das politicas transversais visto que para o bom desenvolvimento do projeto.

  • Essa questão foi alterada o gabarito para a letra E. Para melhor compreender essa questão "Formulação de projeto de trabalho profissional de Rojas Couto".

  • O projeto de trabalho do assistente social deve considerar diversos elementos, entre eles a análise institucional, compreendendo como se configuram as relações de poder e força dentro da instituição em que atua; que tipo de instituição é essa (pública, privada, com interferência de segmentos religiosos, confessionais, etc); quais os recursos financeiros, materiais e humanos disponíveis; de onde são obtidos os recursos financeiros, dentre outros fatores que devem ser conhecidos para que seja elaborado um projeto de trabalho viável naquele espaço. Outra consideração importante que o profissional deve buscar apreender e agregar ao seu projeto é qual o público alvo daquela instituição, suas demandas e suas necessidades bem como seus espaços de organização, visando corroborar para a luta da classe trabalhadora e construir um projeto direcionado para o atendimento das reais necessidades da população usuária do serviço. Ademais, é imprescindível ao profissional ao elaborar seu projeto o conhecimento acerca das políticas sociais e de outros profissionais que de modo positivo ou negativo interferem no seu trabalho. Identificando as políticas sociais que atravessam seu trabalho e podem contribuir no atendimento das demandas de seus usuários bem como o projeto de outros profissionais que atuam no mesmo espaço que o assistente social, este último pode vir a agregar forças com outros projetos profissionais que possuam a mesma direção que o seu ou reconhecer quais serão seus entraves na execução de seu projeto, quando os outros profissionais apresentarem propostas antagônicas às suas.


    RESPOSTA: E
  • Letra '"e" ;)

    Para aprofundamento: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/429f4p9h466ylSR97U4f.pdf

  • [...] É fundamental que o assistente social, ao propor o projeto de trabalho, compreenda COMO SE CONFORMA A INSTITUIÇÃO ONDE TRABALHA, QUEM SÃO OS USUÁRIOS QUE SE PROPÕE A ATENDER, QUE DEMANDAS SÃO COLOCADAS e como isso pode ser compreendido dentro dos movimentos mais amplos da sociedade capitalista. Sem a interconexão das particularidades que enfeixam a demanda a ser atendida com as determinações gerais da sociedade, o trabalho fica reduzido, perdendo a potencialidade de transformação, da qual deve ser portador. (COUTO, Bereneice R. Formulação de projeto de trabalho profissional. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. CFESS/ABEPSS - Brasília. 2009, p.5)