SóProvas


ID
1370980
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O aleitamento materno é uma prática indicada pelo Ministério da Saúde (2009). Uma de suas vantagens é

Alternativas
Comentários
  • letra A


    Não só o indivíduo que é amamentado adquire proteção contra diabetes, mas também a mulher que amamenta. Foi descrita uma redução de 15% na incidência de diabetes tipo 2 para cada ano de lactação (STUEBE et al., 2005). Atribui-se essa proteção a uma melhor homeostase da glicose em mulheres que amamentam. A exposição precoce ao leite de vaca (antes dos quatro meses) é considerada um importante determinante do Diabetes mellitus Tipo I, podendo aumentar o risco de seu aparecimento em 50%. Estima-se que 30% dos casos poderiam ser prevenidos se 90% das crianças até três meses não recebessem leite de vaca. (GERSTEIN, 1994) 

    Fonte:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_nutricao_aleitamento_alimentacao.pdf

  • A) proteção, das mulheres que amamentam, contra o diabetes tipo 2 atribuída a uma melhor homeostase da glicose. CORRETA

     b)melhor conformação do palato  DURO das crianças por este exercer discreto esforço na retirada do leite, resultando no alinhamento correto dos dentes e sem interferência na oclusão dentária.

     c) presença, no colostro, de maior quantidade de PROTEINAS QUE GORDURA, em relação ao leite maduro, fundamental para garantir energia à criança nesta fase.

     d)lactoferrina que favorece o crescimento do Lactobacilus bifidus, uma bactéria não patogênica que  ACIDIFICA as fezes, dificultando a instalação de bactérias que causam infecção respiratória de repetição.

     e) SENSAÇÃO DE SACIEDADE DA CRIANÇA AO FINAL DA MAMADA, promovida pela maior quantidade de PROTEINAS presente no leite no início da mamada, E MAIOR QUANTIDADE DE GORDURA AO FINAL DA MAMADA.

  • A) CORRETA

    B) O exercício que a criança faz para retirar o leite da mama é muito importante para o desenvolvimento adequado de sua cavidade oral, propiciando uma melhor conformação do palato duro, o que é fundamental para o alinhamento correto dos dentes e uma boa oclusão dentária.

    C) COLOSTRO: Contém mais proteínas e menos gorduras que o leite maduro que é secretado entre 7 e 10 dias pós parto.

    D) O fator bífido fornecido pelo leite materno, favorece o crescimento do Lactobacilus bifidus, uma bactéria não patogênica que acidifica as fezes, dificultando a instalação de bactérias que causam diarreia, tais como Shigella, Salmonella e Escherichia coli.

    E) A concentração de gordura no leite aumenta no decorrer de uma mamada. Assim, o leite do final da mamada (chamado leite posterior) é mais rico em energia (calorias) e sacia melhor a criança, daí a importância de a criança esvaziar bem a mama.