SóProvas


ID
1371166
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Pelo trabalho de limpeza e higienização de quartos e banheiros, o motel "El Cuerpo" foi condenado a pagar adicional de insalubridade a uma ex-empregada. A condenação foi mantida por uma das Turmas do Tribunal Regional do Trabalho. No Laudo Pericial indicou que todos empregados que faziam a limpeza não utilizavam os equipamentos de proteção individual, pois não eram fornecidos pelo empregador. Além de outros riscos ambientais, a ex-empregada foi vítima de acidente de trabalho: ao embrulhar lençóis usados, teve um dedo da mão direita espetado por uma agulha de seringa usada, escondida nas roupas de cama. Como consequência, teve que se submeter a tratamento contra HIV, supostamente diagnosticado, sofrendo efeitos colaterais como depressão e dores. Ao julgar o caso, o Tribunal Regional do Trabalho da região pertinente considerou que a trabalhadora estava todos os dias em contato direto com preservativos, seringas e fezes de várias pessoas. Por isso, enquadrou a situação no anexo 14 da NR 15 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Uma vez confirmada que a ex-empregada adquiriu a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), em inglês: Acquired Immunodeficiency Syndrome (AIDS), de acordo com a Legislação da Previdência Social,

Alternativas
Comentários
  • Puxa,a lei as vezes nao e nada justa.

     

  • Uma vez confirmada que a ex-empregada adquiriu a AIDS, de acordo com a Legislação da Previdência Social, el tem direito ao auxilio doença se o vírus ou alguma doença oportunista a incapacitá-la de trabalhar. Ela não será aposentada especial e ela só terá direito de receber esse auxilio e decimo terceiro salário se ela já contribuiu com o INSS.
    As demais alternativas, apresentam em cada uma um ponto errôneo, como por exemplo, isso não caracteriza acidente de trabalho e não auxilio doença.

    Alternativa correta: Letra B
  • Cai na pegadinha

  • Qual o erro da C?

  • O enunciado, embora descreva bem a ocorrência do Acidente de Trabalho, vejo que a trabalhadora tem direito à auxílio doença acidentário

    Mas o auxilio-doença acidentário não exige período de carência, por isso fui na alternativa B

    Mas sabemos que a B está também correta

    Confuso...