SóProvas


ID
1371934
Banca
FGV
Órgão
TJ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 – BEM TRATADA, FAZ BEM

Sérgio Magalhães, O Globo

O arquiteto Jaime Lerner cunhou esta frase premonitória: “O carro é o cigarro do futuro." Quem poderia imaginar a reversão cultural que se deu no consumo do tabaco?

Talvez o automóvel não seja descartável tão facilmente. Este jornal, em uma série de reportagens, nestes dias, mostrou o privilégio que os governos dão ao uso do carro e o desprezo ao transporte coletivo. Surpreendentemente, houve entrevistado que opinou favoravelmente, valorizando Los Angeles – um caso típico de cidade rodoviária e dispersa.

Ainda nestes dias, a ONU reafirmou o compromisso desta geração com o futuro da humanidade e contra o aquecimento global – para o qual a emissão de CO2 do rodoviarismo é agente básico. (A USP acaba de divulgar estudo advertindo que a poluição em São Paulo mata o dobro do que o trânsito.)

O transporte também esteve no centro dos protestos de junho de 2013. Lembremos: ele está interrelacionado com a moradia, o emprego, o lazer. Como se vê, não faltam razões para o debate do tema.

Ao falar da “reversão cultural" que se deu no consumo do tabaco, o autor do texto 1 quer referir-se ao fato de o tabaco:

Alternativas
Comentários
  • Por que não a D? 

  • Prezados

    Cito erros clássicos da interpretação de textos:

    EXTRAPOLAÇÃO: Inventar informação não contida no texto (assertivas: 'b' - 'c' - 'd' - 'e');

    REDUÇÃO: Fixar o entendimento num pormenor do texto;

    CONTRADIÇÃO: Opor-se (ideia do texto).


  • Vanessa, a princípio achei que a resposta correta fosse a D. Porém, fica clara a visão do autor do texto no trecho ''Talvez o automóvel não seja descartável tão facilmente'' (assim como o cigarro), demonstrando que atualmente o cigarro está tendo consumo reduzido...

  • A letra D não poderia ser a resposta por estar indo além do que o texto permite. É fato notório que antigamente o cigarro era visto como algo elegante. Contudo, o autor do texto não induz a essa informação.

    Diferentemente da letra A em que o autor do texto trata do aumento do uso de automóveis e traz a premonição de que o carro é o cigarro do futuro, ou seja, o uso do carro é comparado ao uso do cigarro. Assim, essa reversão cultural refere-se a diminuição no uso do cigarro, pois reverter significa mudar de posição. Desta forma, o cigarro que antes era muito usado, agora já não é mais.

  • Por que não poderia ser a letra E ?

    Quando o autor diz que o carro é o cigarro do futuro, acreditei que ele estava se referindo ao fator negativo que esse causaria. Pois a grande quantidade de carros nas ruas gera poluição. Consequentemente, pessoas vão a óbito.


  • É eu também pense que fosse a letra (e) pois relaciona a poluição .

  • GAB "A" 

    Por que? Porque o cigarro era algo muito comum, todos tinham acesso, porém quando ele compara tabaco ao carro e utiliza de "reversão cultural", é a revira volta que isso dá. Ou seja, o uso do tabaco era grande e com a reversão não é mais! 

  • O gabarito oficial é letra A, embora eu discorde. Não sei pra que vir aqui dizer que o gabarito é outra coisa, é só ir ver no site da fgv.

  • Galera, a questão pede exatamente o item REDUÇÃO no CONSUMO.

    B - fala de DOENÇA

    C - fala em MANTER nível de consumo e não em redução

    D - sedução e elegância não é mencionado em nenhuma vez no texto

    E- o cigarro FOI um dos maiores causadores de óbitos