SóProvas


ID
1371943
Banca
FGV
Órgão
TJ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 – BEM TRATADA, FAZ BEM

Sérgio Magalhães, O Globo

O arquiteto Jaime Lerner cunhou esta frase premonitória: “O carro é o cigarro do futuro.” Quem poderia imaginar a reversão cultural que se deu no consumo do tabaco?

Talvez o automóvel não seja descartável tão facilmente. Este jornal, em uma série de reportagens, nestes dias, mostrou o privilégio que os governos dão ao uso do carro e o desprezo ao transporte coletivo. Surpreendentemente, houve entrevistado que opinou favoravelmente, valorizando Los Angeles – um caso típico de cidade rodoviária e dispersa.

Ainda nestes dias, a ONU reafirmou o compromisso desta geração com o futuro da humanidade e contra o aquecimento global – para o qual a emissão de CO2 do rodoviarismo é agente básico. (A USP acaba de divulgar estudo advertindo que a poluição em São Paulo mata o dobro do que o trânsito.)

O transporte também esteve no centro dos protestos de junho de 2013. Lembremos: ele está interrelacionado com a moradia, o emprego, o lazer. Como se vê, não faltam razões para o debate do tema.

Infere-se da frase “Talvez o automóvel não seja descartável tão facilmente” que:

Alternativas
Comentários
  • Ser descartável, no sentido de não ser mais tão essencial, não é o mesmo que desaparecer, então já podemos eliminar as alternativas a, d E e
    Dessa maneira resta a letra c, pois a b é o contrário do que se diz no texto.

  • INFERIR = DEDUZIR

  • "o cigarro foi facilmente descartado"

  • A letra "c" é forçar muito a barra. Alguém poderia esclarecer por gentileza essa questão? 
    Obrigada.

  • Se olharmos apenas para a frase em destaque realmente a questão está correta. Mas em contexto não há alternativas.

  • Infere-se, logo pede para deduzir. O texto fala em dificuldades para descartar o automóvel e não demonstra dúvida de poderia ser comparado ao cigarro. Porque? Deduz-se que o cigarro foi facilmente descartado "em comparação que deve ocorrer ao carro".

  • Você mata essa questão se souber o que o autor quis dizer com a expressão "reversão cultural que se deu no consumo do tabaco". O número de fumantes tem diminuído nos últimos anos, pode-se inferir que o cigarro está sendo descartado cada vez mais, ou seja, tá sendo uma transformação fácil.

    Porém o mesmo não ocorre com os automóveis, na medida em que os governos privilegiam o seu uso.

    Gabarito C.

  • duvido tu ter acertado kk

  • eu erro todas questões de português dessa banca, TODAS