SóProvas


ID
1371949
Banca
FGV
Órgão
TJ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 – BEM TRATADA, FAZ BEM

Sérgio Magalhães, O Globo

O arquiteto Jaime Lerner cunhou esta frase premonitória: “O carro é o cigarro do futuro.” Quem poderia imaginar a reversão cultural que se deu no consumo do tabaco?

Talvez o automóvel não seja descartável tão facilmente. Este jornal, em uma série de reportagens, nestes dias, mostrou o privilégio que os governos dão ao uso do carro e o desprezo ao transporte coletivo. Surpreendentemente, houve entrevistado que opinou favoravelmente, valorizando Los Angeles – um caso típico de cidade rodoviária e dispersa.

Ainda nestes dias, a ONU reafirmou o compromisso desta geração com o futuro da humanidade e contra o aquecimento global – para o qual a emissão de CO2 do rodoviarismo é agente básico. (A USP acaba de divulgar estudo advertindo que a poluição em São Paulo mata o dobro do que o trânsito.)

O transporte também esteve no centro dos protestos de junho de 2013. Lembremos: ele está interrelacionado com a moradia, o emprego, o lazer. Como se vê, não faltam razões para o debate do tema.

“Privilégio” é uma palavra corretamente grafada com i, como aqui aparece. O vocábulo abaixo que também deveria ser grafado com i é:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão tem duas respostas:

    a) Lampião

    b) Crânio

    http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23

  • FGV sendo FGV.

    ---

    Editado: Em tempo, questão anulada.

  • Essa questão foi anulada. Atualize QC. 

  • O problema da questão foi o parônimo Privilégio, que possuem sentidos diferente conforme explicação abaixo:


    Devemos utilizar a palavra privilégio se nos referirmos a um substantivo comum masculino com significado de uma vantagem, uma permissão, uma oportunidade, uma licença especial, um direito de apenas algumas pessoas. 

    Exemplos: 
    Poder viajar pelo mundo é um privilégio de uma minoria. 
    Em tempos de aumento do desemprego, ter estabilidade no emprego é um privilégio. 

    Se estivermos falando do verbo privilegiar conjugado na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo, devemos utilizar: eu privilegio. O verbo privilegiar se refere ao ato de conceder privilégios a alguma coisa ou a alguém, ou seja, favorecer e beneficiar. 

    Presente do indicativo: 
    (Eu) privilegio 
    (Tu) privilegias 
    (Ele) privilegia 
    (Nós) privilegiamos 
    (Vós) privilegiais 
    (Eles) privilegiam 

    Exemplo: 
    Eu privilegio uma alimentação saudável.
    Fonte: http://duvidas.dicio.com.br/privilegio-ou-privilegio/
  • A questão foi anulada por apresentar duas alternativas válidas. E não por conter uma palavra que admita sentidos  diferentes. Tanto que a questão é sobre correta grafia.