SóProvas


ID
1371964
Banca
FGV
Órgão
TJ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 – BEM TRATADA, FAZ BEM

Sérgio Magalhães, O Globo

O arquiteto Jaime Lerner cunhou esta frase premonitória: “O carro é o cigarro do futuro.” Quem poderia imaginar a reversão cultural que se deu no consumo do tabaco?

Talvez o automóvel não seja descartável tão facilmente. Este jornal, em uma série de reportagens, nestes dias, mostrou o privilégio que os governos dão ao uso do carro e o desprezo ao transporte coletivo. Surpreendentemente, houve entrevistado que opinou favoravelmente, valorizando Los Angeles – um caso típico de cidade rodoviária e dispersa.

Ainda nestes dias, a ONU reafirmou o compromisso desta geração com o futuro da humanidade e contra o aquecimento global – para o qual a emissão de CO2 do rodoviarismo é agente básico. (A USP acaba de divulgar estudo advertindo que a poluição em São Paulo mata o dobro do que o trânsito.)

O transporte também esteve no centro dos protestos de junho de 2013. Lembremos: ele está interrelacionado com a moradia, o emprego, o lazer. Como se vê, não faltam razões para o debate do tema.

O adjetivo “premonitória”, na primeira frase do texto 1, equivale à oração adjetiva “que faz uma premonição”.

A frase abaixo em que a oração sublinhada foi substituída corretamente por um adjetivo equivalente é:

Alternativas
Comentários
  • Por que não "b"?


    Significado de Anacrônico: Que contém ou expressa anacronismo; que se opõe ao que é cronológico; Que não se adequa aos usos ou aos hábitos característicos de uma determinada época; Que se opõe ao que é moderno; antiquado ou retrógrado.




  • Fredericom, a letra b está incorreta porque afirmar que o automóvel passará a ser um objeto que não terá mais serventia, é o mesmo que afirmar que ele será um obejto INÚTIL, e, não anacrônico, como sugere a questão.

  • Pq nao a letra A?

    Obri
  • A - ERRADA: Acontecimento é diferente de ação/evento. Não é possível realizar um acontecimento. Já ações/eventos podem ser realizados/praticados

    B - ERRADA: anacrônico = fora de moda, antiquado 

    C - ERRADA: obsoleto = ultrapassado, sem uso

    D - CERTA: hesitar =  duvidar, titubear

    E - ERRADA: atemporal = que não é afetado pelo tempo


  • Entendo que a alternativa D deva ser escolhida como correta não porque "hesitar" seja necessariamente equivalente a "dificilmente tomar decisões", mas porque todas as demais alternativas são absurdas. 

  • No meu entendimento, no trecho que dificilmente tomam decisões , não dá uma idéia de totalidade deixando uma margem de que raramente as autoridades tomam decisões, existe uma pequena probabilidade. Quando troca por hesitantes - verbo hesitar - fiquei com a idéia de que nunca tomam decisões, ou seja, retoma a idéia dos 100%, totalidade da coisa.

    que haviam ocorrido anteriormente / realizados - AS 2 opções já estão sendo colocadas no passado e não vejo nenhuma ação sendo praticada, já é fato-estado consumado.

    Quanto mais estudo português parece que menos sei pois muda MUITO em relação de uma banca para outra. Tanto conhecimento que venho acumulando que cada vez mais me embanano para responder as questões. Vou começar a fazer o simples, não pensar demasiadamente nas regras, exceções e em interpretações.

  • A definição trazida pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa condiz perfeitamente com a alternativa D, em especial a definição 1. Vejam abaixo:

    he·si·tar 
    Conjugar
    (latim haesito, -areestar embaraçado, parar)

    verbo intransitivo

    1. Ter falta de decisão.

    2. Demonstrar receio ou falta de segurança. = VACILAR

    3. Mostrar dúvida. = DUVIDAR

    4. Atrapalhar-se a falar ou falar de forma confusa. = GAGUEJAR, TITUBEAR

    Confrontar: exitar.

    FONTE: http://www.priberam.pt/dlpo/hesitar



  • B)O automóvel vai passar a ser um objeto que não terá mais serventia / anacrônico; ERRADO

    que não terá mais serventia = obsoleto da letra C 

    Anacrônico = que não condiz com a cronologia, que destoa dos usos da época a que se atribui

    C) A ideia de mudança no padrão de transportes faz parte de um movimento que ainda não possui um líder / obsoleto; ERRADO

    Obsoleto:  Caído em desuso; antiquado.



  • Senhores, eu respondi Letra A. pelo motivo de que (que  haviam ocorrido anteriormente ) = REALIZADOS

    nada mais justo, uma coisa ja ocorrida anteriormente, é uma coisa realizada. assim eu entendi.

  • Rodrigo, acho q estaria correta a letra a, se estivesse especificando quem realizou os acontecimentos. Fui por este raciocinio.


  • Não entendi essa questão :(

  • Item d??? Mas eu não poderia hesitar (vacilar, estar em dúvida, estar incerto) mas apesar disso tomar decisões facilmente?! Uma coisa não impede outra.

    É cada examinador com cada raciocínio!!!

  • GABARITO(D)

    A (A), quanto ao sentido de "REALIZADOS", é diferente da expressão "que haviam ocorrido anteriormente", pois dá uma noção de uma coisa recentemente ocorrida, o termo mais equivalente seria "PASSADOS".

  • Respondi a alternativa A) e errei. Agora, analisando consigo visualizar o erro.

     

    =que haviam ocorrido anteriormente / realizados

     

    Acredito que faria mais sentido a palavra "acontecidos", pois falar que havia ocorrido anteriormente nao quer dizer que necessariamente alguém realizou , mas sim que aconteceu. Interpretei desta forma.

     

    FGV nao é moleza. Continuemos treinando! #atépassar

  • complicado, existem pelo menos 2 respostas corretas aí

  • Questão complicada. Fui na letra A e errei.

  • complicado, existem pelo menos 0 respostas corretas ai

  • Complicada essa questão. Eu fui na b) que não terá mais serventia = li como se fosse algo obsoleto, que já não se usa, anacrônico :/

  • Sem condições

    Pra mim é diferente dizer que alguém dificilmente toma uma decisão e dizer que tal pessoa é hesitante.

    As justificativas das outras alternativas são absurdas