SóProvas


ID
1371976
Banca
FGV
Órgão
TJ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 2 - Estamos no trânsito de São Paulo, ano 2030. E não é preciso apertar os cintos: nosso carro agora trafega sozinho pelas ruas, salvo de acidentes, graças a um sistema que o mantém em sincronia com os demais veículos lá fora. O volante, item de uso opcional, inclina-se de um lado para outro como se fosse manuseado por um fantasma. Mas ninguém liga pra ele - até porque o carro do futuro está cheio de novidades bem mais legais. Em vez dos tradicionais quatro assentos, o que temos agora é uma verdadeira sala de estar, com poltronas reclináveis, mesa no centro e telas de LED. As velhas carrocerias de aço foram substituídas por redomas translúcidas, com visibilidade total para o ambiente externo. Se você preferir, é possível torná-la opaca e transformar o carro em um ambiente privado, quase como um quarto ambulante. Como o sistema de navegação é autônomo, basta informar ao computador aonde você quer ir e ele faz o resto. Resta passar o tempo da forma que lhe der na telha: lendo, trabalhando, assistindo ao seu seriado preferido ou até dormindo. A viagem é agradável e silenciosa. (Superinteressante, novembro de 2014).

O texto 2 é um exemplo de texto de ficção científica; nesse segmento, o aspecto ficcional se revela prioritariamente no(na):

Alternativas
Comentários
  • Ficção: elaboração, criação imaginária, fantasiosa ou fantástica; fantasia (Dic. Houaiss)

    A) Não há nada de ficção na utilização de computadores por automóveis, pelo contrário é uma realidade contemporânea.

    B) Os modelos e designer de automóveis, também, não são criação fantasiosa. Devido a grande diversidade de marcas e modelos, a exigência dos desenhos modernos automobilísticos são uma realidade.

    C) Esse sim é característico de uma ficção. Só lembrarmos dos velhos filmes de ficção científica, que normalmente narram, no presente, acontecimentos de tempos futuros. Ou seja, no transportam para uma fantasia futurista (regra).

    D) Acredito que todo mundo (QConcursos) conheça São Paulo!?

    E) Não consegui encontrar prioritariamente (questão pede) na ausência de situações imprevistas os aspectos de ficção do texto.


    Espero ter contribuído.

  • Tratamento de fatos futuros como (se estivéssemos no presente) presentes.Vejamos os tempos verbais com suas respectivas ações:Estamos no trânsito de São Paulo, ano 2030;nosso carro agora trafega sozinho pelas ruas; ninguém liga pra ele - até porque o carro do futuro está cheio de novidades bem mais legais; o que temos agora é uma verdadeira sala de estar........

  • Sinceramente, existe um pequeno período que afirma o tempo futuro como presente. O restante do texto é a construção de um modelo completamente fictício de automóvel. 


    Entre B e C, marquei B.  Porque o predominante no texto para a construção da ficção foi a diferença entre os modelos de carro atual e do futuro. Basta pensar que um texto que fale do futuro nem sempre será ficção, basta não fazer uma grande distinção com o período atual que vivemos.

    Mas não adianta discutir com a banca. 
    Bons estudos. Fiquem com Deus.
  • FICÇÃO= texto em 2014 X narra em 2030

  • Nula por subjetividade.

  • Questão muito subjetiva. E se o ano ainda fosse 2030, mas absolutamente nada fosse diferente nos carros, ainda seria "ficção científica"? Acredito que não. Um dos principais aspectos da ficção científica (tão importante quanto narrar acontecimentos futuros) é a criação de um mundo diferente.

    Esse é um dos maiores problemas da FGV. Há duas alternativas perfeitamente corretas, e o examinador escolheu a que ele preferiu.

  • "Em vez dos tradicionais quatro assentos, o que temos agora é uma verdadeira sala de estar, com poltronas reclináveis, mesa no centro e telas de LED."

    Gabarito C