SóProvas


ID
1372267
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Cena do crime

Doutor Fé Para vencer um gigante, devemos ir até ele, ir à "cena do crime", como dizem os policiais. Fugir é a pior das escolhas. Ao fugir, junto também foge a sua chance de tornar-se um grande guerreiro.

Disponível em: www.mensagenscomamor.com/frases/frases_policia.html

Analise os comentários abaixo sobre o texto 3:

I. No trecho "à cena do crime", a crase é facultativa.
II. O termo "como" inicia uma oração subordinada comparativa.
III. No trecho "foge a sua chance de tornar-se...", a crase é facultativa, considerando-se estar diante de pronome possessivo.

Está INCORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Por favor alguém sabe dizer o que está errado no ítem III?

  • O item III confunde porque nos prendemos a regra de que a crase é facultativa antes de pronomes possessivos femininos no singular. Porém, lendo a frase como um todo, observa-se que não há situação para crase. O "a" é artigo apenas. Ao fugir, também foge  a sua chance. >> Ao fugir, também foge o seu medo (por exemplo). Nesse contexto, o verbo fugir não exige preposição. 

    Acredito que seja isso :)

  • Acredito que esteja errado pois  é facultativa ANTES DE PRONOMES POSSESSIVOS FEMININOS (e isso não consta na questão)! Mas em crase sou "fraco"...

  • Pessoal, posso até estar equivocado, mas o caso de crase facultativa não vale mais, conforme novo acordo ortográfico.

    Por isso, ao assinalar a questão escolhi a letra E

    Caso alguém tenha melhores informações, compartilhe!!!

  • Não sou bom em gramática mas vou tentar explicar a III.

    Crase é preposição "a" + artigo definido "a".

    Quando se faz a pergunta para o verbo "foge", temos o seguinte: "quem foge, foge DE".

    Portanto embora tenhamos o artigo definido "a", não temos a preposição "a", pois a preposição presente é a "de".

    Outro ponto é que a questão estaria incompleta, pois ainda que tivéssemos a preposição "a", a justificativa não seria "pronome possessivo", mas sim "pronome feminino possessivo no singular". 

    Bem, não sei se deu pra entender, mas fiz o melhor que pude.

  • oração subordinada comparativa?????????????????????? no meu livro não achei isso...aqui só tem coordenada comparativa, ou o. s. adverbial comparativa

  • Na alternativa III não há crase porque não existe preposição. O "a" em "foge a sua chance..." e um mero artigo definido. A frase que dizer que: a chance de tornar-se um grande guerreiro foge. Verbo fugir não exige preposição.  

    Não tem nada a ver com a regra de crase facultativa diante de pronome posse. É pegadinha!!!

    Agora alguém poderia explicar por que a alternativa II está errada???   

  • Fernando vc tirou a minha duvida, consegui ti entender, agora eu vou tirar a sua duvida, estamos aqui pra ajudar um ao outro...vamos lá, nao tem como vc inciar uma frase com uma oração subordinada adverbial de comparação...como q vc vai fazer uma senalhança com o " como " no inicio da frase??...não tem como meu amigo....como q vc vai fazer a comparação???..se ele está no inicio da frase, não tem como; ele teria q estar no meio da frase....para iniciar uma frase com o " como " teria q ser uma oração subordinada adverbial de causa ou conformidade..

  • O Item II se refere a uma oração subordina conformativa e não comparativa.

  • explicando porque a II está incorreta. Primeiro, já estaria incorreta pela classificação em oração subordinada comparativa, quando o correto seria oração subordinada adverbial comparativa. Segundo, vamos supor que o examinador acha que é nosso dever saber que a única classificação possível de uma oração subordinada comparativa, seria a adverbial comparativa, logo, ele, de propósito, retirou a palavra adverbial para testar o nosso conhecimento (minha opinião- o que seria ridículo). Ainda assim, estaria errada a alternativa, porque na oração o "como" exerce função sintática de conjunção(liga duas orações) subordinativa conformativa. É fácil você perceber que era essa a função sintática do "como", basta trocar a palavra "como" no texto por "conforme" e verificar se não perde o sentido(semântica). 


    O texto , ficaria assim: " devemos ir até lá, conforme(como) dizem os policiais " ; portanto o "como" introduz uma oração subordinada adverbial conformativa e não comparativa, como menciona a alternativa.

    mais informações , segue link http://www.infoescola.com/portugues/funcoes-da-palavra-como/
  • errei porque não li a palavra no texto...sempre vá ao texto...li a alterna tiva e tirei uma conclusão a partir dela. fica a dica.

  • II e III está claro. alguem poderia explicar a I?

  • I. No trecho "à cena do crime", a crase é facultativa. 

                        

                               A crase é obrigatória, "cena do crime" é substantivo, por regra utiliza-se artigo, nesse caso definido "a", quanto ao verbo ir podemos descobrir com a seguinte pergunta:" Quem vai, vai A algum lugar", em que se utiliza uma preposição no verbo, então podemos concluir que possui "PREPOSIÇÃO + DETERMINANTE(ARTIGO)" 

    III. No trecho "foge a sua chance de tornar-se...", a crase é facultativa, considerando-se estar diante de pronome possessivo. 

                       

                                Nesse caso podemos observar que a crase é proibida, ainda que possua um "PRONOME POSSESSIVO", devendo ficar atento quanto a regência do verbo "FUGIR", que não utiliza a preposição A, mas a preposição DE.

    "QUEM FOGE, FOGE DE ALGUM LUGAR", em que ficaria errado: "QUEM FOGE, FOGE AALGUM LUGAR?"

    A galera que queira corrigir algum erro, fique a vontade, estamos aqui para aprender.


  • Reparem

    como dizem os policiais: Doutor Fé Para vencer um gigante, devemos ir até ele, ir à "cena do crime". 

    Oração Subordinada Substantiva Apositiva na minha opinião.

  • I) Crase obrigatória
    II) Oração subordinada de conformidade (basta substituir como por, conforme, segundo, consoante...)
    III) Não há exigência de crase na oração.

  • A questão pede o que está incorreto, as informações nas afirmativas I e II realmente estão incorretas mas na afirmativa III No trecho "foge a sua chance de tornar-se...", a crase é facultativa, considerando-se estar diante de pronome possessivo, está correta pois neste caso a crase realmente é facultava devido ao pronome possessivo feminino "sua"  logo estão incorretas apenas I e II resposta letra "C".

  • Eurípedes Amorim, você está correto quando fala em crase facultativa antes de tal pronome. Porém, é assim quando for exigido a presença da preposição "a", o que não é o caso.

  • Bem , sinto que alguem equivocou-se com relação a esta questão, já que a alternativa 1 é obrigatória o acento grave e a alternativa 3 é facultativa.

  • o item III é crase proibida, porque "a sua chance de ...." é o sujeito da oração" e o foge é o verbo.

    quem foge? a sua chance..........

    oks.

  • Na expressão "a sua chance" jamais haverá crase, pois esta expressão é o sujeito da oração que está invertida. Pergunte ao verbo: Quem foge? Resposta: A sua chance foge. Mesmo havendo o possessivo feminino, jamais haverá crase, porque se trata do sujeito da oração. Pessoal, antes de falar que é facultativo, é preciso ver se tem a regência da preposição!

  • Na questão III "Ao fugir, junto também foge a sua chance de tornar-se um grande guerreiro". 
    O "a" é apenas um artigo definido não há preposição. Ao fugir,também foge junto (o) seu ensejo de tornar-se um grande guerreiro . 

  • Perfeito Lais Veloso, bem observado!

  • Daniel Maia, a crase está incorreta na III porque o verbo fugir é intransitivo, logo não pede preposição e logo não haverá crase!

  • I- "á cena do crime" - Locuções conjuntivas, adjetivas, adverbiais e prepositivas com núcleo feminino. (à tarde, à vista, à vontade, à mão armada, à venda, às claras, às escondidas).  É obrigatória (alternativa errada)
    II- O termo "como" não faz nenhuma comparação (alternativa errada)
    III- "Foge | a | sua chance de tornar-se..." - Quem foge, fode de algum lugar e não a algum lugar. Não exige a preposição "a" 
    É Proibida e não foi facultativa (alternativa errada) 

    e) I, II e III estão incorretas

  • CARAMBAAAA..... nunca vi uma questão, aqui no qconcursos, tão equilibrada nas respostas! é só ver as estatísticas! 

  • Gente, só lembrando (aprendi aqui com vcs):

    Os pronomes possessivos femininos são casos de crase FACULTATIVA, quando o VERBO PEDE A PREPOSIÇÃO "A", caso não, a crase não será facultativa, ou seja, não ocorrerá. (;

  • discordo totalmente desse gab

  • O que está errado também é o próprio enunciado, que contém erro de pontuação.

    Doutor Fé, Para vencer um gigante, devemos ir até ele, ir à "cena do crime", como dizem os policiais. Fugir é a pior das escolhas. Ao fugir, junto também foge a sua chance de tornar-se um grande guerreiro.

  • Qual é o gabarito dessa questão?


  • o ítem  III esta incorreto pois o verbo fugir e intransitivo , sendo assim o que vc pergunta para o verbo é : O QUE FOGE ??? entao vc acha o sujeito " a sua chance de tornar-se um grande guerreiro"

  • Putz, cai direitinho na pegadinha. Era pra dizer as incorretas.

  • Com relação ao III - O sujeito do verbo "fugir" está deslocado: "Ao fugir, a sua chance de tornar-se um grande guerreiro também foge junto". Não existe sujeito craseado. (questão errada)

    Gabarito: E

  • O comentário da Patrícia Almeida é o correto.  Temos que parar com a mania de procurar só o objeto em verbos e procurar também o sujeito.

  • I - O verbo "ir" que antecede a expressão, aceita 2 (duas) preposições:

    "ir a" (quem vai a, vai e volta); "ir para (quem vai para, vai e fica)"

    No contexto, trata-se da primeira situação, ou seja, o verbo exigindo a preposição "a".

    Temos então: "... devemos ir a+a ( preposição + artigo do substantivo "cena"), logo, trata-se de crase obrigatória.

    II - A palavra "como" não está sendo empregada no sentido usual de comparação. No contexto, está sendo utilizada para expressar ideia de "conformidade; concordância": "Conforme dizem os policiais..."

    Logo, trata-se de uma Oração Subordinada Adverbial Conformativa.

    III - A pergunta "o quê?" quando feita antes do verbo, nos indica o sujeito da oração. Então no trecho:

    "Ao fugir, junto também foge...", temos: O quê foge? A sua chance de tornar-se um grande guerreiro (SUJEITO).

    O sujeito de uma oração não pode ser preposicionado. Portanto, crase proibida.


    To be continued...

  • isso mesmo,acabamos errando de bobeira.

  • Resumindo, o item III, "foge a sua chance de tornar-se..." o sujeito está em ordem inversa. A ordem correta seria "A sua chance de tornar-se foge...", logo, não se inclui a crase.

  • Já errei, por duas vezes, por falta de atenção ! 
    kkk

  • Ta de brincadeira! Depois de gastar o cérebro em várias questões, confundi conformidade com comparação :v