SóProvas


ID
1372270
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO
Autor desconhecido

- Mãe, há um corpo estendido no chão.
- O que você está dizendo, Pedrinho?
- É isso, mãe, um homem foi morto lá na esquina.
- Nossa! O que vamos fazer agora?

Juntos, mãe e filho, apavorados, corriam de um lado para o outro, atônitos. Chega um carro e, vagarosamente, decide parar próximo ao local do incidente. Desce um homem, uma mulher, ambos aparentando 50 anos. Uma criança permanece no automóvel. Ainda bebê, de quase 06 meses, dorme tranquila. Havia rumores de que, bêbado, o homem caído, um adulto de seus quase 60 anos, tentara atravessar a avenida, e um carro desenvolvendo alta velocidade o deixara estendido no chão. Não um crime, mas uma irresponsabilidade humana, mais uma vítima de alcoolismo.

Observe os fragmentos do texto 4, relacionados abaixo:

I. "Juntos, mãe e filho, apavorados, corriam de um lado para o outro, atônitos. Chega um carro e, vagarosamente, decide parar próximo ao local do crime."
II. "Desce um homem, uma mulher, ambos aparentando 50 anos."
III. "Havia rumores de que, bêbado, o homem caído..."

Sobre eles, está CORRETO o que se afirma na alternativa

Alternativas
Comentários
  • No item I, caso o sujeito fosse composto de dois termos femininos, os adjetivos "juntos", "apavorados" e "atônitos" se manteriam inalterados em sua grafia ( não são adjetivos)

    No item II, estaria correto também se o verbo sublinhado estivesse no plural, concordando com ambos os sujeitos. ( sujeito composto posposto ao verbo, este poderá concordar com o núcleo mais próximo ou com os dois ou mais, correto.)


    No item III, se o verbo sublinhado fosse substituído por "existir", mantendo-se o mesmo tempo verbal, estaria correto o trecho: Existia rumores de que, bêbado, o homem caído...( existir não é verbo impessoal, logo deve,obrigatoriamente, concordar com o sujeito)

    "de que, bêbado, o homem caído, um adulto de seus quase 60 anos, tentara atravessar a avenida..." - se o termo "homem" fosse substituído por "mulher", estaria correto o trecho: de que, bêbada, a mulher caída, um adulto de seus quase 60 anos, tentaram atravessar a avenida...( uma adulta)

     "Uma criança permanece no automóvel. Ainda bebê, de quase 06 meses, dorme tranquila." - se o termo sublinhado fosse permutado por "duas", mantendo-se o tempo verbal dos verbos, estaria correto o seguinte trecho: Duas crianças permaneceram no automóvel. Ainda bebês de quase 6 meses, dormiam tranquilas. ( Duas crianças permanecem) 

  • O verbo haver no sentido de existir é invariável , todavia , se aparecer o verbo existir ele é variável , no caso do assertivo III NÃO É (EXISTIA )e sim  ( EXISTIAM ) 

  • Muito obrigado, professor Alexandre Soares.