-
Semoventes: são os animais que a PJ adquire com a finalidade de prestar-lhe algum tipo de serviço (por exemplo: animais de tração, animais destinados à produção etc.).
Insubsistência = Desaparecimento
Superveniência = Aparecimento
Insubsistência Passiva = Insubsistência do Ativo = Desaparecimento do Ativo = algo que desapareceu do Ativo gerando despesa.
Exemplo: bens furtados
D – Insubsistência Passiva (despesa)
C – Ativo (o Ativo está sendo baixado por seu desaparecimento!)
Gabarito: A
Fonte: Prof. Justino Oliveira
OBS: nunca ouvi falar sobre isto em contabilidade....
-
"Insubsistência do Ativo → Redução do Ativo → Insubsistência Passiva → Despesa
Insubsistência do Passivo → Redução do Passivo → Insubisistência Ativa → Receita
Superveniência do Ativo → Aumento do Ativo → Supervenicência Ativa → Receita
Superveniência do Passivo → Aumento do Passivo → Superveniência Passiva → Despesa"
Salvo engano, quem começou a cobrar tais termos foi a ESAF.
-
-
Comentário do RENATO:
O termo insubsistênda significa dc~aparccimcnto aleatório, enquanto que superveniência significa surgimento aleatório. De acordo com a Nota Técnica 314/2004 do CFC, temos:
Superveniência Ativa é um surgimento positivo, ou seja, representa um surgimento que causa um efeito positivo no Patrimônio Líquido, portanto, uma receita.
Superveniência do Ativo é um surgimento de um Ativo que ocasiona um aumento no Patrimônio Líquido, portanto, uma receita.
Insubsistência Ativa é um desaparecimento positivo, ou seja, representa um desaparecimento que causa um efeito positivo no Patrimônio Líquido, portanto, uma receita.
Insubsistência do Passivo é um desaparecimento de um Passivo que ocasiona um aumento no Patrimônio Líquido, portanto, uma receita.
Superveniência Passiva é um surgimento negativo, ou seja, representa um surgimento que causa um efeito negativo no Patrimônio Líquido, portanto, uma despesa.
Superveniência do ativo é um surgimento de um Passivo que ocasiona uma redução no Patrimônio Líquido, portanto, uma despesa
lnsubsistência do ativo é o desaparecimento de um ativo que ocasiona uma redução do PL, portanto, uma despesa.
lnsubsistência passiva é um desaparecimento negativo, ou seja, representa um desaparecimento que causa um efeito negativo no Patrimônio Líquido, portanto, uma despesa.
-
A redução do valor de Semovente.
Tudo que leva a redução - tanto do ativo quanto do passivo - é INSUBSISTÊNCIA.
Logo, a questão fala da redução - algo deixa de existir - de um ativo, semovente, que surgiu uma "INSUBSISTÊNCIA PASSIVA" ou "INSUBSISTÊNCIA DO ATIVO" que gerou uma despesa.
-
Gabarito A
INSUBSISTÊNCIA X SUPERVENIÊNCIA!
– Insubsistência e superveniência: Insubsistência é quando alguma coisa some, desaparece, deixa de existir. E superveniência é quando algo surge, aparece, começa a existir.
– Insubsistência Ativa: Receita (Resultado)
– Superveniência Ativa: Receita (Resultado)
– Insubsistência Passiva: Despesa (Resultado).
– Superveniência Passiva: Despesa (Resultado)
Essas não tem o que discutir:
Qualquercoisa ativa = receita e Qualquercoisa Passiva = despesa.
– Insubsistência do Ativo: Despesa (resultado). A empresa tinha um ativo e ele deixou de existir. Numa fazenda, um animal morre, por exemplo. Vamos Creditar o Ativo (para dar baixa no ativo que deixou de existir) e debitar Despesa.
– Insubsistência do Passivo: Receita (resultado). A empresa tinha no passivo uma provisão para contingências, referente a uma reclamação trabalhista, e ganhou a causa. Vamos debitar o Passivo (para zerar o passivo Insubsistente) e creditar receita, no resultado.
– Superveniência do Ativo: Receita (resultado). Nasce um bezerro, numa fazenda. Debitamos o ativo (para registrar o bezerro) e creditamos receita, no resultado.
– Superveniência do Passivo: Despesa (resultado). Surge um passivo inesperado. Creditamos o passivo e debitamos despesa, no resultado.
-
A redução de semoventes (bovinos, ovinos, suínos, caprinos, equinos, et) configura uma insubsistência do ativo. Ou seja, é uma insubsistência passiva, pois gera o reconhecimento de uma despesa.
Assim, correta a alternativa A.
-
Insubsistência
A Insubsistência caracteriza-se pelo desaparecimento aleatório de ativo ou passivo. Assim, a Insubsistência do Ativo (ou Insubsistência Passiva) representa uma Despesa, já que houve desaparecimento de um Bem ou Direito, por exemplo. Já a Insubsistência do Passivo (ou Insubsistência Ativa) representa uma Receita, já que houve o desaparecimento de uma obrigação.
Insubsistência do Ativo (insubsistência passiva) - despesa - morte de rebanho, sinistro, cancelamento de créditos etc.
Insubsistência do Passivo (insubsistência ativa) - receita - anistia, remissão, prescrição etc.
-
Copiei do colega AG Almeida
Dois “BIZUS” P/ NUNCA MAIS ERRAS ESSAS QUESTÕES É TER ATENÇÃO NAS PALAVRAS:
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1- Bizu:
ATIVA – SEMPRE receita
PASSIVA – SEMPRE despesa
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2 – BIZU caso tenha a preposição “DO” (“DO” ativo, “DO” passivo) analisaremos a palavra anterior (Superveniência - SUrgir) (Insubsistência- deixar de existir).
Superveniência DO ativo – Surgiu um ativo – RECEITA
Superveniência DO passivo – Surgiu um passivo – Despesa
Insubsistência DO ATIVO - deixou de existir um ativo- DESPESA
Insubsistência DO passivo - deixou de existir um passivo - RECEITA
-
A única dúvida que poderia gerar nessa questão era entre a letra A e C, por que ambas são DESPESAS, mas a questão fala em semoventes ( Animais / Ativos da empresa ), por isso a letra A é o gabarito, simples assim.
-
No contexto de superveniência VS insubsistência, está tranquilo.
Não obstante, o termo SEMOVENTES não é muito utilizado, o que pode ter causado dúvida em alguns colegas.
-
redução do valor de Semoventes -> um boi morreu ->desaparecimento de ativo -> Insubsistência do ativo -> Insubsistência passiva.
-
eu acertei sem saber o que é semovente, mas eu interpretei como ser movente hahahaha (na minha cabeça um ser que se move, ou seja, um ativo)