Gabarito Letra E
Professor Eduardo Da Rocha (ESTRATÉGIA)
ALTERNATIVA A - A própria lei Kandir dispõe que a lei Estadual pode atribuir a contribuinte ou depositária a condição de substituto tributário. Desta forma, não é necessário que o Regulamento (Decreto) o faça (Art. 6o Lei estadual poderá atribuir a contribuinte do imposto ou a depositário a qualquer título a responsabilidade pelo seu pagamento, hipótese em que assumirá a condição de substituto tributário.)
ALTERNATIVA B - Já vimos que a substituição tributária em operações estaduais depende de acordo entre os Estados envolvidos.Já vimos que a substituição tributária em operações estaduais depende de acordo entre os Estados envolvidos.
ALTERNATIVA C - Se a lei é paulista, em regra aplica-se apenas a contribuintes localizados dentro do Estado de SP. Ademais, nesse caso o imposto nem é devido a SP. Apesar de a importação ter sido feita pelo Porto de Santos, o ICMS é devido para Minas Gerais (onde ocorreu a entrada física da mercadoria)
ALTERNATIVA D - Esse princípio do destino da CF/88 refere-se a imunidade nas saídas interestaduais com petróleo e derivados, não tendo relação direta com a substituição tributária
ALTERNATIVA E - Uma substituição tributária para fazer efeito frente a contribuintes de outros Estados deve ser objeto de acordo. Assim, uma lei paulista por si só, produz efeitos somente dentro do território paulista.