-
reivindicações-
-
alternativa II está correta.
Recebem acento agudo as vogais " i " e "u" tônicas dos vocábulos, seguidos ou não de "s", quando formam hiato com a vogal anterior.
-
I - "cinquentenário" e "império" são PAROXÍTONAS. “rápida” e “tráfego” são PROPAROXÍTONAS.
II - “amiúde”; “cafeína”; “graúdo”; “sanduíche” TODAS SE ENCAIXAM NA REGRA ESPECIAL DOS HIATOS.
III - Algumas palavras estão incorretas. Corrigindo: REIVINDICAÇÕES e DECIDIRAM.
logo, a alternativa correta é a letra C.
-
Acentuam-se o "I" e o "U" quando tônicos, formando hiato com a vogal anterior e sozinhos na sílaba ou seguidos de "S" e tão somente de "S". Ex.: saÍda, moÍdo, prejuÍzo, egoÍSta. ATENÇÃO: quando são seguidos de "NH", embora sozinhos na sílaba, não são acentuados. Ex: ba-I-NHa, ra-I-NHa (forma hiato com a vogal anterior, está sozinho na sílaba, é tônico, mas por está seguido de NH não é acentuada.
-
-
"cinquentenário" e "império" NÂO são PAROXÍTONAS. essa questão está ERRADA vlw flw,,,,,,,,,,,,,,,
cin-quen-te-ná-ri-o im-pé-ri-o
-
Ricardo,
o "io" de império e cinquentenário é ditongo crescente, não hiato. Logo, não se separam.
-
decidiram
-
reivindicações dã :( errei por falta de atenção...
-
http://www.gramaticaonline.com.br/page.aspx?id=9&iddetalhe=618&idsubcat=89&idcateg=7
-
"cinquentenário"; "império" são palavras proparoxítonas. Acredito que esta questão esteja errada. Inclusive tinha uma questão logo depois exatamente com as mesmas palavras pedindo para classificá-las e a resposta certa era proparoxítona. Uma das duas questões está errada.
-
Ana Chamusca, essas duas palavras são paroxítonas terminadas em ditongo.
-
Maldita reivindicação. Fez me errar.
-
GENTE, ESSA PROVA É DE 2014.
O ACORDO ORTOGRÁFICO ESTÁ VALENDO EM 2015, OU SEJA, ESTAMOS EM 2015 E O ITEM 1 ESTÁ CORRETO, POIS SÃO PROPAROXÍTONAS SEGUNDO O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO QUE JÁ ESTÁ EM USO OBRIGATÓRIO !! BASTA ASSISTIR A AULA DA PROFESSORA ISABEL.
ABRAÇOS
-
revindicações ?
-
"As palavras terminadas em ea, eo, ia, ie, io, ua, ue, uo com a sílaba anterior acentuada, segundo o Formulário Ortográfico da Língua Portuguesa, tanto podem ter essas vogais separadas, formando, assim, hiato, quando juntas na mesma sílaba, formando, assim, ditongo.
Se formarem hiato, a palavra será proparoxítona; se ditongo, paroxítona. Por exemplo:
- re-sis-tên-ci-a (proparoxítona) ou re-sis-tên-cia (paroxítona)
- es-pon-tâ-ne-o (proparoxítona) ou es-pon-tâ-neo (paroxítona)
Ocorre, porém, que essa regra só existe na teoria. Há outra regra, desta feita de separação silábica em textos, que diz que não se deve deixar sozinha uma letra pertencente a uma palavra no início ou no fim da linha, ou seja, quando se estiver escrevendo um texto, se, no final da linha, escrever a palavra resistência, não é adequado separar o a do restante da palavra. Portanto a separação em hiato não deve ocorrer na prática.
Conclui-se, então, que o mais adequado é efetivar a separação silábica em ditongo, formando, assim, uma palavra paroxítona."
Fonte:http://www.gramaticaonline.com.br/page.aspx?id=9&idsubcat=89&iddetalhe=618
Terra de Marlboro....
-
não entendi por que a I está errada. não é o novo acordo? na I as paroxítonas terminadas em ditongo são proparoxítonas aparentes segundo o novo acordo...
-
fumou maconha, Marcelo ?
cinquentenário - paroxítona
império - paroxítona
rápida - proparoxítona
tráfego - proparoxítona
as regras são diferentes
-
Decidiram e não desidiram.
-
Segundo Bechara (2009, p. 69), os encontros ia, ie, io, ua, ue, uo finais, átonos, seguidos, ou não, de s, classificam-se quer como ditongos, quer como hiatos. Ex. História. Desse modo, vejo que o item I também está correto.
-
Daniel Nóbrega, proparoxítona e proparoxítona eventual, nunca caracterizam o mesmo caso de acentuação gráfica (Professora Flávia Rita), por isso o item I está incorreto.