-
Letra B
Amostragem => Técnica de seleção em que, de um dado conjunto de documentos, elege-se um subconjunto representativo do todo.
Anexação => Juntada, em caráter definitivo, de documento ou processo a outro processo, na qual prevalece, para referência, o número do processo mais antigo.
Apógrafo => Cópia manuscrita, de época, realizada por outro que não o autor.
-
AMOSTRAGEM. “Fragmento de uma série documental destinada à eliminação, selecionado por meio de critérios específicos para guarda permanente, a fim de exemplificar, revelar especificidades, alterações de rotinas administrativas ou de procedimentos técnicos, e registrar ocorrências em momentos marcantes.” (OLIVEIRA, Daise. 2003, p. 186.)
ANEXAÇÃO. “Juntada, em caráter definitivo, de documento ou processo a outro processo, na qual prevalece, para referência, o número do processo mais antigo.” (ARQUIVO NACIONAL, Dicionário..., 2005.)
Apógrafo = Cópia manuscrita, de época, realizada por outro que não o autor.
GABARITO "B"
BONS ESTUDOS
-
CONCEITOS
Amostragem:
A amostragem pode ser estatística, geográfica, cronológica ou por séries documentais. Alguns dos critérios mais comuns para se definir as amostragens são:
- amostragem anual ou decenal - aplicada aos documentos que foram organizados segundo um critério cronológico;
- método alternativo ou por turno - sistema de rodízio que pode ser acompanhado de métodos estatísticos;
- amostragens regionais;
- amostragem estatística aleatória - aplicado em acervos volumosos, completos, ordenados de forma lógica.
Anexação: Faz a união definitiva e irreversível de um ou mais processos a outro processo, desde que pertencentes a um mesmo interessado e que contenham o mesmo assunto.
Apógrafo: cópia manuscrita, de época, realizada por outro que não o autor.