SóProvas


ID
1382407
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma organização decidiu realizar um planejamento de pessoal que considere a demanda de trabalho e o fornecimento de trabalho para decidir a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais num determinado período de tempo.

Qual variável NÃO deve ser considerada no processo de planejamento?

Alternativas
Comentários
  • Uma organização decidiu realizar um planejamento de pessoal que considere a demanda de trabalho e o fornecimento de trabalho para decidir a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais num determinado período de tempo. 

    Qual variável NÃO deve ser considerada no processo de planejamento?

    Fatores a serem considerados:

    1) Fornecimento (Oferta) de trabalho - alternativas c e d (mercado interno e externo)

    2) Demanda de trabalho (produção a ser feita, ou seja, trabalho a ser realizado) - alternativa a

    3) Nível de produtividade e capacidade - o quanto cada profissional consegue produzir influencia em quantos profissionais contratar.

     

    A única alternativa que não deve ser considerada dentro dos fatores citados pela questão (demanda e oferta) é a alternativa B.

    Gabarito: B

     

    Detalhe importante: esta questão não se encaixa no tema Processo Decisório, mas sim Gestão de Pessoas (RH).

  • Modelo baseado em SEGMENTOS DE CARGOS: Também está restrito ao nível operacional da organização. É o modelo de planejamento de pessoal operacional utilizado por empresas de grande porte.

    I. Escolher um fator estratégico: como nível de vendas ou produção, plano de expansão, cujas variações afetem as necessidades de pessoal.

    II. Estabelecer os níveis históricos (passado) e futuros: para cada fator estratégico.

    III. Determinar os níveis históricos da força de trabalho: para cada unidade.

    IV. Projetar os níveis futuros de força de trabalho: para cada unidade, pela correlação com a projeção dos níveis (históricos e futuros) do fator estratégico correspondente.

    Modelo baseado na PROCURA ESTIMADA DO PRODUTO OU SERVIÇO: Baseia-se no conceito de que as necessidades de pessoal são uma variável dependente da procura estimada do produto (quando indústria) ou do serviço (quando organização não industrial). A relação entre as duas variáveis – número de funcionários e procura do produto/serviço – é influenciada por variações na produtividade, tecnologia, disponibilidade interna e externa de recursos financeiros e disponibilidade de pessoas na organização