SóProvas


ID
1384267
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre serviços públicos, no que se refere à permissão, concessão e autorização, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A permissão para prestação de serviço público ou de utilidade pública necessita de licitação.
( ) O contrato de concessão é ajuste de Direito Administrativo, bilateral, oneroso, comutativo e realizado intuitu personae.
( ) As atividades autorizadas beneficiam-se das prerrogativas das atividades públicas, não sendo sujeitas à modificação ou supressão sumária.

Alternativas
Comentários
  • CF/88:
    Art. 175. Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos.

    Lei 8.987/95:
    Art. 2.(...):
     IV - permissão de serviço público: a delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.
    Sinceramente não entendi o porquê a questão considerou a expressão "serviço de utilidade pública" como submetido a licitação obrigatória. 
    Seria por causa do conceito stricto sensu de serviços públicos enquanto "comodidades e utilidades públicas prestada diretamente à sociedade"? 
    Porque os serviços de utilidade pública são exercidos pelos entes paraestatais, que não exigem processo licitatório para a sua qualificação.
    Serviços sociais autônomos - Criados por lei.
    OS - contrato de gestão( conveniência e oportunidade da Admnistração)
    OSCIP - Termo de parceria ( ato vinculado, porém submetido a um concurso de projetos)