-
Gabarito: letra d)
(CTN) Art. 81. A contribuição de melhoria cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado.
Atenção para a letra b), que trocou apenas o significado de limite total...
-
Qual é o erro da c ?
-
lais, o erro e dizer que trata se de taxa, na realidade e contribuicao de melhoria.
-
Obrigada Sandra !!
-
A contribuição de melhoria é instituída para fazer face ao custo de obra pública de que decorra valorização imobiliária, tendo como LIMITE INDIVIDUAL a valorização de cada imóvel beneficiado e tendo como LIMITE MÁXIMO TOTAL a DESPESA total para a realização da obra. A letra "b" falha ao dizer que o limite total corresponde ao total da valorização (limite total = total da despesa) e não total da valorização. Portanto gabarito letra "d".
-
Lais, além do comando da questão pedir a "espécie tributária que decorre da realização de uma obra pública que beneficie imóveis determinados ou determináveis", ou seja, CM, e nao taxa, no meu entendimento, a afirmação da letra C conta com outro vício ao afirmar "na obra". Se fosse substituído por "na prestação do serviço", acredito que a afirmação ficaria correta, mas nao seria a resposta ainda.
-
a questão tenta confundir o candidato de varias formas. basta notar que a contribuição de melhoria, espécie de tributo possui alguns requesitos em relação a sua cobrança: limite individual da valorização do imovel e limite total do cursto despendido na obra.