SóProvas


ID
1386349
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de projetos, SCRUM e XP.

Na metodologia ágil XP (extreme programming), as metáforas são formas de transmitir ideias complexas de maneira simples, ou seja, utiliza-se uma linguagem simples entre a equipe e o cliente, com o objetivo de que, entre as inúmeras variáveis de controle em projetos, tais como tempo, custo, qualidade e escopo, obtenha-se maior foco no tempo, em detrimento do planejamento do release.

Alternativas
Comentários
  • Quando a CESPE começa a enrolar demais, tem coisa ERRADA ai. =D

  • Alguém sabe explicar o erro da questão?

  • "(...) as metáforas são formas de transmitir ideias complexas de maneira simples (...) com o objetivo de que (...) obtenha-se maior foco no tempo, em detrimento do planejamento do release."
    Errado! As metáforas não possuem esse objetivo de priorização no TEMPO! De fato, não fazem qualquer priorização, são usadas para explicar conceitos complexos de uma forma mais simples!

  • Na metodologia ágil XP (extreme programming), as metáforas são formas de transmitir ideias complexas de maneira simples, ou seja, utiliza-se uma linguagem simples entre a equipe e o cliente (CORRETO), com o objetivo de que, entre as inúmeras variáveis de controle em projetos, tais como tempo, custo, qualidade e escopo, obtenha-se maior foco no tempo, em detrimento (INCORRETO, os releases ou entregas são fundamentais para a XP) do planejamento do release.

  • Assertiva ERRADA. 


    @Giordano: o erro está em afirmar que o foco é no tempo, sendo que o foco é no release. 
  • lindo até detrimento do release

  • Metáforas são usadas frequentemente durante o desenvolvimento de sistemas, na medida em que os desenvolvedores criam elementos dentro do computador para simular outros que existem regularmente fora dele, no mundo físico. A lixeira, a mesa de trabalho, janelas, pastas e outros itens que estamos habituados a encontrar no computador, simulam elementos do mundo físico e seus respectivos comportamentos. XP procura explorar ao máximo a utilização de metáforas, para que clientes e desenvolvedores sejam capazes de estabelecer uma vocabulário apropriado para o projeto, repleto de nomes representando elementos físicos com os quais os clientes estejam habituados em seu dia-a-dia, de modo a elevar a compreensão mútua.

     

    http://www.desenvolvimentoagil.com.br/xp/praticas/metafora

  • Agilidade não é velocidade.

    Não se pode focar mais no tempo do que na qualidade

  • Usar metáfora significa comunicar sobre o projeto em termos que tanto os desenvolvedores quanto os clientes entenderão e sem exigir uma familiaridade anteior com o domínio do problema. Assim, primeira parte está correta:

    “As metáforas são formas de transmitir ideias complexas de maneira simples, ou seja, utiliza-se uma linguagem simples entre a equipe e o cliente”

    O controle do tempo é fundamental nos projetos tradicionais. Nas metodologias ágeis, por exemplo, no scrum, existe o timebox. O XP também é contra horas-extras. Valoriza uma semana de 40 horas. Ou seja, o tempo não é algo que se controla inserindo mais horas. O foco é na entrega do produto dentro do que for possível. Aliás, essa questão ao falar em tempo, custo, qualidade e escopo está levantando a tripla restrição do PMBOK, o qual trata do gerenciamento tradicional.

     

    Para saber mais visite www.apcti.com.br (material escrito) e tiflix.net.br (video aulas)

    Seja meu tutelado para concursos de TI e seja aprovado => https://www.patreon.com/join/almeidajunior?